Como funciona a portabilidade de consignado com troco online?

Você sabia que quando você tem um empréstimo consignado pode optar pela portabilidade para outra instituição e ainda conseguir um troco? Exato! Se você se interessou sobre a portabilidade de consignado com troco online, confira esse artigo. 

O empréstimo consignado tornou-se bastante popular nos últimos anos. Afinal, esse tipo de empréstimo permite contratar valores a serem pagos com juros bem menores do que outros tipos de empréstimos. 

E isso é possível graças ao risco menor da instituição financeira, visto que os valores das parcelas do empréstimo consignado são debitados diretamente na folha de pagamento. Assim, diminui-se consideravelmente o risco do contratante não pagar as parcelas. 

Mas, devido ao crescimento do número de instituições financeiras no país, a competição entre elas tornou-se natural. Dessa forma, você pode conseguir um empréstimo consignado com taxas de juros melhores do que as que paga atualmente. Para isso, tem que fazer a portabilidade. 

O que é portabilidade de consignado? 

A portabilidade de consignado é a troca da instituição financeira responsável por um empréstimo consignado já contratado. 

Quando você opta pela portabilidade, a nova instituição financeira quita seu empréstimo com a instituição antiga e a partir daquele momento, você começa a ter um empréstimo consignado com a nova instituição, conforme as condições que aceitou. 

E algo interessante é quando ocorre a portabilidade de consignado com troco online. Ou seja, devido ao refinanciamento do empréstimo consignado, a diferença de valores pode ser depositada diretamente na sua conta. 

Essa é uma forma na qual você pode ter acesso a um dinheiro, além de ter um empréstimo consignado com taxas melhores e parcelas que cabem melhor no seu orçamento. 

Como funciona a portabilidade de consignado com troco online? 

Optando pela portabilidade, o valor do seu empréstimo consignado é refinanciado. Dessa forma, os valores que você já pagou e as taxas de juros antigas, bem como o saldo devedor, serão refinanciados, com as novas condições propostas pela nova instituição financeira. 

Assim, a nova instituição quita o seu empréstimo consignado com a instituição antiga. Você não deverá mais nada para a instituição anterior e, a partir daquele momento, terá um novo empréstimo consignado com a nova instituição. 

Além disso, a diferença dessa transação, com a redução de juros e novo valor da parcela é chamado de “troco” e é depositado diretamente na sua conta, entre 5 a 9 dias úteis, dependendo da instituição financeira. 

Portabilidade de consignado com troco online vale a pena? 

A portabilidade de um empréstimo consignado com troco online pode ser uma boa opção. Porém, é importante considerar alguns aspectos antes de decidir por essa modalidade. 

Para começar, fazer simulações e buscar as propostas de diferentes instituições financeiras é sempre o melhor caminho. Afinal, você está a procura de taxas melhores de juros e diminuir o valor da parcela. 

Dessa forma, quanto melhor a proposta, maior também será seu troco, depositado na sua conta. Inclusive, a instituição antiga poderá te contatar, no período de 5 dias, para uma nova proposta. 

Você pode até desistir da portabilidade, caso a proposta da antiga instituição seja atraente. Porém, só desista caso a nova instituição não tenha quitado seu empréstimo ainda. Portanto, pesquise bastante antes de escolher a melhor proposta para você! 

Vamos falar, então, dos benefícios, de optar pela portabilidade de consignado com troco online. 

Economizar com as novas taxas de juros e valor da parcela 

Quem opta pela portabilidade tem a chance de ter um valor de parcela menor do empréstimo consignado. Isso ajuda quem está no sufoco e precisando de um alívio no valor da parcela. 

Por isso, faça uma boa busca de instituições financeiras e quais são as propostas, para optar pela melhor taxa de juros possível. 

Receber o troco online 

Esse troco cai direto na sua conta, cerca de 5 a 9 dias úteis depois do fechamento do contrato de portabilidade com a nova instituição. 

Com isso, você terá disponível uma verba, diretamente depositada na sua conta. Esse é um dinheiro extra que pode vir em boa hora para você poder comprar algo em um momento de necessidade, por exemplo. 

Equilibrar sua vida financeira 

Muitas vezes, o desequilíbrio financeiro atinge o brasileiro. Embora existam leis que estabelecem o teto para o comprometimento do salário com empréstimo consignado (atualmente em 40%), muitas pessoas ainda devem no cartão de crédito e têm outras formas de empréstimo. 

Com isso, o endividamento da população brasileira é bastante alto. Assim, encontrar formas de conseguir reduzir o valor das parcelas de um empréstimo pode ajudar bastante a dar um alívio ao contratante. 

Deixando as contas mais equilibradas, o brasileiro consegue, dessa forma, aos poucos, quitar outros empréstimos e finalmente, sair do endividamento. 

Inclusive, o troco da portabilidade do consignado pode ajudar bastante a quitar uma outra dívida, menor, ou então, pagar alguma conta atrasada. 

Veja também Como funciona a portabilidade de consignado com troco online

Comentários estão fechados.