Como saber se o vaso sanitário está entupido?

Se você já passou pela situação de entupimento de vaso sanitário, provavelmente deve ter se perguntado o motivo pelo qual o vaso entupiu, não é mesmo?

Os motivos pelos quais ocorre um entupimento no vaso sanitário são os mais variados, mas não se preocupe porque você vai descobrir quais são aqui.

Além disso, esse é um tipo de problema que sempre acontece nos momentos mais inesperados, e normalmente, ficamos sem saber o que fazer.

É normal tentar resolver por conta própria, às vezes, até resolver, mas na grande maioria dos casos, não!

Nesse artigo, vamos explicar os sinais que mostram que pode haver um entupimento no vaso, assim como as causas mais frequentes e qual melhor decisão tomar!

Por que o vaso sanitário entope?

Antes de aprender a identificar os sinais de um vaso sanitário entupido, vale a pena entender um pouco mais sobre as principais causas do entupimento.

Portanto, confira, a seguir, o que pode provocar uma obstrução no vaso sanitário:

Papel higiênico em excesso

Apesar do papel higiênico se dissolver na água, com o passar do tempo e uso contínuo do vaso, ele fica preso nas paredes da tubulação, provocando assim o entupimento.

Logo, não jogue papel higiênico no vaso sanitário!

Absorvente higiênico, lenços umedecidos, algodão

Assim como o papel higiênico, absorventes higiênicos, lenços umedecidos e algodão não devem ser jogados no vaso, e sim na lixeira do banheiro.

Isso porque, esses materiais bloqueiam o fluxo da água.

Fio dental

O fio dental pode parecer inofensivo, mas acontece que ele não se dissolve na água, e seu acúmulo no encanamento pode impedir a passagem da água.

Pequenos objetos

Isso acontece normalmente em casas com crianças pequenas, que por uma simples brincadeira, acabam jogando objetos dentro do vaso sanitário.

Dependendo do tamanho do objeto, ele pode até descer, mas tem grande chance de ficar preso no cano, causando então o entupimento e impedindo a passagem da água.

Excesso de dejetos

Mesmo o vaso sanitário ser projetado para receber dejetos, você sabia que o excesso de dejetos humanos também pode entupir o vaso?

Nesse caso, recomenda-se acionar várias vezes a descarga, mas se não funcionar, será necessário chamar uma desentupidora de vaso sanitário para resolver. 

Fossa entupida

Alguns locais do país, não contam com sistema de saneamento básico, e para isso, instalam fossas sépticas para tratar o esgoto.

Entretanto, quando há um entupimento na fossa, isso pode causar outros entupimentos, e um deles é no vaso sanitário. 

Se isso está acontecendo na sua casa, a solução mais acertada é contratar profissionais especializados para realizar a limpeza da fossa, especialmente porque o descarte dos dejetos deve ser feito em estações de tratamento.

Enfim, essas são as causas mais comuns de entupimento de vaso sanitário, e ao menor sinal de vaso entupido, entre em contato o quanto antes com uma empresa especializada em desentupimento.

Como saber se o vaso sanitário está entupido?

Se a sua dúvida é aprender a reconhecer o entupimento do vaso sanitário, veja, a seguir, quais são os principais sinais:

  • A água não escoa após dar a descarga;
  • Escoamento muito lento;
  • Transbordamento;
  • Retorno de água;
  • Cheiro desagradável.

Então, se você notar alguns desses sinais, solicite logo a visita a uma empresa desentupidora em São Paulo, se você mora na cidade é claro, antes que a situação piore.

Em um primeiro momento, os técnicos fazem uma inspeção a fim de verificar os encanamentos associados ao vaso, já que às vezes, o problema pode estar em outro local.

Assim, após identificar a origem do entupimento, os profissionais definem o plano de ação mais eficaz.

O que a desentupidora faz para desentupir o vaso sanitário?

Como já foi dito acima, a equipe técnica faz uma vistoria para detectar o que está causando o entupimento, para então definir o método mais adequado.

Quanto aos métodos utilizados para desentupir vaso sanitário, os mais utilizados são:

  • Bomba de alta pressão para desentupimento e higienização;
  • Máquinas rotativas, que contam com um sistema 360º, ou seja, gira em todas as direções;
  • Equipamentos caça vazamentos, para identificar a origem do entupimento, o que evita o quebra-quebra desnecessário;
  • Roto rooter.

Quando o problema é fossa séptica entupida, são usados caminhões equipados com bomba de sucção, e geralmente o método utilizado é o hidrojateamento em São Paulo.

Essa técnica, por meio de um jato de água de alta pressão, é capaz de remover qualquer coisa que esteja impedindo a passagem da água, além de higienizar todo o encanamento.

Vale lembrar aqui que, muitas vezes, o entupimento pode estar na rede de esgoto, o que torna o trabalho mais complicado, o que exige uma mão de obra especializada.

Seja qual for o método utilizado, os técnicos tentam preservar ao máximo a estrutura, ou seja, não quebrar o vaso sanitário.

Dicas para evitar entupimento de vaso sanitário

Você pode adotar alguns hábitos no seu dia a dia que podem ajudar a evitar o entupimento do vaso sanitário:

  • Não jogar papel higiênico no vaso, e sim na lixeira do banheiro;
  • Ter atenção para não deixar cair nenhum objeto;
  • Nunca descartar absorvente, absorvente, lenços umedecidos, cotonetes e fio dental no vaso sanitário;
  • Não tente desentupir o vaso usando um cabo de vassoura, pois pode danificar a estrutura;
  • Não use produtos abrasivos, porque corroem a tubulação.

Tomar esses cuidados diminui em muito o risco do vaso sanitário entupido, mas isso não significa que nunca mais vai ocorrer.

Obviamente que existem métodos caseiros para desentupir o vaso, como garrafa pet ou bicarbonato com vinagre, por exemplo, mas só funcionam em casos de entupimentos leves. 

A melhor dica é fazer uma manutenção periódica em vasos sanitários, pias e ralos, pois isso vai evitar muito transtorno, e sem falar, em todos os gastos envolvidos.

Mais uma vez, se possível, não tente resolver o problema por conta própria, caso contrário, pode agravar ainda mais o entupimento.

Agora que você já aprendeu a identificar os sinais de um vaso sanitário entupido, assim como dicas para evitar o entupimento, lembre-se sempre de chamar uma empresa especializada para resolver o problema.

Comentários estão fechados.