Como montar uma cafeteria em sua cidade?

Abrir uma cafeteria e oferecer diferentes opções de café gourmet, tem sido um dos modelos de negócio mais favoráveis no mercado atual.

Isso porque o investimento necessário para sua abertura é baixo e o consumo da bebida aumenta cada vez mais.

Para se ter uma ideia, 21,2 milhões de sacas de café foram consumidas no Brasil entre 2019 e 2020.

Isso coloca o país na terceira posição do ranking das nações que mais consomem a bebida em todo o mundo.

Com base nisso, a ideia de abrir esse tipo de negócio é uma decisão bastante assertiva, porém, muitas dúvidas surgem nesse momento.

Por esse motivo elaboramos este artigo, onde serão apresentados o passo a passo para colocar esse negócio em prática e mais algumas dicas valiosas para quem vai se aventurar nesse segmento.

Confira!

Passo a passo para abrir uma cafeteria de sucesso

Antes de mais nada, a pessoa que pretende abrir uma cafeteria, precisa conhecer os produtos que irá comercializar, dentre os quais destacam-se o café em grão, café torrado e moído, capuccino e o café gourmet.

Para isso, é imprescindível dar início a esse processo fazendo um curso de barista, pensando também na sua equipe de trabalho, no local e demais fatores, como será explicado a seguir.

1º Passo: Fazer um curso de barista

Ter um bom conhecimento sobre café é fundamental para o empreendedor que deseja abrir uma cafeteria.

De tal forma que terá capacidade de fazer a melhor escolha da sua equipe de colaboradores, como também adquirir os melhores equipamentos e produtos, que irão garantir a qualidade do seu serviço.

No curso de barista, o profissional vai aprender, entre outras coisas, quais os segredos para o preparo de um bom café.

Em outras palavras, não há como abrir um negócio desse ramo sem saber utilizar uma máquina para preparar a bebida.

Caso contrário, o proprietário não terá condições de auxiliar nos horários de maior movimento e nem cobrar dos seus funcionários um bom trabalho.

2° Passo: Elaborar um plano de negócios

Certamente, não existe uma fórmula exclusiva para a abertura de um negócio, porém, como qualquer outro, deve haver um bom planejamento.

Dentre as informações que devem constar no documento, estão: 

  • Investimento necessário para a abertura;
  • Ponto em que será instalada a cafeteria;
  • Possíveis reformas;
  • Decoração;
  • Funcionários;
  • Capital de giro;
  • Equipamentos, entre outros.

Com todos esses dados em mãos, fica mais fácil analisar a viabilidade do negócio, evitando assim falhas no momento de colocar o projeto em prática.

Segundo especialistas, para colocar uma cafeteria em perfeito funcionamento, o empreendedor deverá investir em média 250 mil reais.

3º Passo: Encontrar o local ideal

Tão importante quanto utilizar o melhor café em grão e fazer o café gourmet mais saboroso, é ter um bom ponto para se instalar.

Em outras palavras, o espaço escolhido deve estar localizado em uma área de grande circulação de pessoas, só assim será possível ter um volume alto de venda de cafés.

4º Passo: criar um ambiente agradável e investir em um bom cardápio

Com certeza, a primeira coisa que você observa antes de entrar em uma cafeteria, é a decoração do ambiente, não é mesmo?

Afinal, nada melhor que tomar um delicioso cafezinho em um lugar aconchegante e confortável.

Para que o cliente fique à vontade e tenha vontade de voltar ao seu empreendimento, é essencial investir em uma iluminação adequada e móveis confortáveis.

Como diferenciais, você pode ainda disponibilizar conexão wifi e um espaço com livros e revistas.

Além de diferentes tipos de cafés, é recomendável inserir no seu cardápio outros produtos, como salgados, brownies, água e se possível até uma opção de almoço.

Nesse caso, a melhor alternativa é focar em um tipo de refeição fácil e saborosa, como uma massa ou um quiche, por exemplo.

Dicas extras para a abertura da sua cafeteria

Escolha bem os fornecedores: para entregar um produto de qualidade, é necessário garantir bons equipamentos e matéria prima confiável.

Por isso, faça uma boa análise dos fornecedores, avaliando seu custo-benefício, como é feito o atendimento e a assistência técnica.

Contratar profissionais qualificados: para o sucesso da cafeteria é primordial ter em sua equipe um barista, garantindo assim domínio técnico e cordialidade para atender seus clientes.

Conclusão

Definitivamente, se você está pensando em abrir uma cafeteria e ainda está com dúvidas do retorno que terá, fique tranquilo! Pois o mercado já provou que este é um negócio bastante promissor.

Portanto, agora você já pode começar a adquirir um fogão, computador, caixa registradora, máquina de café, entre outros equipamentos e colocar a mão na massa.

Vale ressaltar, que o uso de cafés que tenham selo de certificação de qualidade e maquinário de ponta, vão garantir a credibilidade do seu trabalho.

Desse modo, será possível conquistar um público qualificado e fiel, mesmo diante de um mercado tão concorrido.

Comentários estão fechados.