Como se tornar um escritor melhor: 16 dicas de especialistas

Como se tornar um escritor melhor: 16 dicas de especialistas

Afinal, como se tornar um escritor melhor? Essa é uma pergunta que praticamente todos os grandes escritores já ouviram de alguém que pretende ingressar na área ou que já é escritor, mas não atingiu o patamar desejado.

Primeiramente, saiba que não há uma fórmula mágica de como se tornar um escritor melhor, mas existem algumas dicas que podem auxiliar a alcançar esse desejo.

Ser um escritor não é algo simples e fácil. Muitas vezes, a pessoa só tem esse desejo despertado depois de trabalhar muitos anos em outra área totalmente diferente.

Em contrapartida, há aquelas pessoas que desde o tempo de escola perceberam que o que realmente gostariam de fazer era ser escritor e se dedica a isso desde então.

Mas o que é preciso fazer para ser um bom escritor? Como melhorar as técnicas de redação para conquistar os leitores? Algumas dicas vamos ver a seguir.

16 dicas de como se tornar um escritor melhor

Antes de qualquer coisa vale deixar bem claro uma coisa: para ser um bom escritor é preciso muito esforço, dedicação e trabalho árduo.

Aquela história de fazer sucesso repentinamente e ganhar rios de dinheiro não é verdade. Tenha atenção com relação a isso.

O que você pode fazer é buscar informações de como se tornar um escritor melhor. Não há uma receita simples e fácil para seguir, mas com as dicas que selecionamos certamente você conseguirá obter melhores resultados:

1- Encare a escrita como uma profissão

Algumas pessoas encaram a escrita como um hobby ou algo que ajuda a relaxar e passar o tempo.

Quem pensar que escrever é apenas isso não vai conseguir se tornar um bom escritor, pois fará um trabalho de qualquer jeito.

É preciso encarar a escrita como um trabalho para a partir daí buscar formas de melhorar suas histórias e seu modo de escrever.

Leitura complementar: Como Criar um Ebook campeão de Vendas!

2- O que começar, termine

Alguns escritores tem uma ótima ideia para escrever, mas em seguida já iniciam um segundo projeto ao mesmo tempo.

Desse jeito não será possível terminar nem o primeiro nem o segundo, quanto mais os próximos que vier. É preciso manter o foco naquela história que está escrevendo.

Quando se mantém o foco é possível perceber as nuances, os detalhes que precisam ser melhorados ou que devem ser inseridos.

Sem ter esse foco o escritor pode até finalizar um ou outro projeto, mas não terá toda a qualidade que poderia ter se tivesse realmente focado em um trabalho específico.

3- Leia, releia e reescreva

A escrita requer um trabalho contínuo e que necessita de toda a atenção do escritor. Em sua mente está todo o enredo e as direções que os personagens irão tomar.

Por melhor que o escritor seja, em alguns trechos a escrita pode não ficar tão interessante quanto ele havia imaginado e quem melhor que ele próprio para entender isso?

Por esse motivo, o escritor precisa sempre ler o que já escreveu, reler e, se preciso, reescrever aquele trecho ou páginas do que já foi escrito.

Esse é um trabalho que sempre deve ser feito quando se acredita que a história não está boa. Dessa forma o enredo ficará mais de acordo com aquilo que havia imaginado.

4- Encontre a pergunta dramática

Em toda história há um personagem principal. É ao redor dele que tudo o mais acontece. Mas qual é o objetivo do personagem principal? O que é tão interessante naquele personagem para que ele seja a figura central da história?

Encontre a pergunta de maior importância, a que realmente é o combustível para sua história acontecer, pois é ela sua pergunta dramática.

Ao descobrir qual é, você poderá trabalhar sua resposta no decorrer da história e ao mesmo tempo prender a atenção do leitor.

5- Tire o excesso

Tudo aquilo que não pertencer a história, não tiver um objetivo real, retire.

6- Atenção ao vocabulário

Palavras grandes ou que não são usadas corriqueiramente podem dificultar o entendimento do leitor. Por isso, nada de enfeitar o texto com palavras desse tipo.

Opte por palavras que tenham uma boa sonoridade, que tenham sentido e que deem ritmo ao texto.

7- Evite os advérbios

Eles vão inchar o texto e travar o ritmo. Algumas vezes, podem até atrapalhar o sentido. Por isso, eles somente devem ser usados quando forem necessários.

8- Parágrafos curtos

A leitura é mais agradável quando os parágrafos são curtos e o visual fica mais atraente.

9- Histórias reais

Histórias reais costumam chamar mais a atenção por se tratar de um fato que realmente aconteceu com alguém. Isso instiga o público a querer conhecer a realidade daquela pessoa.

10- Leia e escreva muito

Esta é uma grande dica de como se tornar um escritor melhor. Afinal, como você pode melhorar se não ler e escrever constantemente? Para ser realmente bom a leitura e a escrita devem fazer parte do seu cotidiano.

11- Toque de humor

Mesmo em histórias pesadas é importante ter certa leveza. Por esse motivo, ter um toque de humor vai ajudar a deixar as cenas mais leves e fazer com que o leitor queira continuar a leitura.

12- Tenha uma rotina

O importante para ter uma história bem contada não é a quantidade de páginas ou de palavras, mas a forma com que ela é escrita. Para isso, é preciso ter uma rotina que seja consistente com o trabalho de escritor.

13- Faça um rascunho

Inicie a escrita fazendo um rascunho. Ao revisá-lo, incremente com outros pontos que deixe a história ainda mais interessante e envolvente.

14- Retire 10%

Ao finalizar a história e fazer a revisão retire 10% ou faça o possível para tirar alguns excessos que sempre têm. Palavras desnecessárias devem ser omitidas e frases muito longas devem ser trocadas por similares mais curtas.

15- Escreva diariamente

Para que o processo de desenvolvimento fique fortalecido o ideal é escrever ao menos algumas linhas todos os dias.

16- Leitura crítica

Uma das dicas essenciais que os grandes escritores dão com relação a como se tornar um escritor melhor é ler de forma crítica.

A leitura é uma constante na vida do escritor e é preciso fazer isso com o intuito de aprender e de apreciar uma boa história. Ao iniciar com a escrita, tenha um olhar crítico.

Vale muito a pena estudar autores famosos e entender quais pontos da escrita deles mais chamam sua atenção para adotar a mesma tática na sua história ou até aprimorá-la.

Concluindo

Você viu que entre as dicas de como se tornar um escritor melhor certamente a dedicação, adotar uma rotina e a leitura constante estão presentes.

O que mais você acha que um bom escritor deve adotar? Se tem alguma dica extra compartilhe com todos através dos comentários!

Post Anterior: SSSTikTok: Como baixar vídeos do TikTik sem marca d’água

Compartilhar