Como transportar veículos para fora do país

Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas transportem os seus veículos para outros países e se perguntem como transportar veículos para fora do país, seja quando está se mudando para o exterior ou até mesmo porque ele quer dirigir o seu próprio carro enquanto passa alguns dias de férias nesses outros países. 

O processo de uma transportadora de veículos para fora do país ainda gera bastante dúvidas na cabeça das pessoas, no entanto, é de se deixar claro que existe uma vasta gama de opções para quem quer realizar esse trajeto, bem como diversas condições que os interessados devem se ater na hora de realizar esse transporte.

Isso porque o processo de transportar veículos para fora do país demanda muita cautela e planejamento por parte de quem pretende realizar esse procedimento. Assim também pela empresa escolhida para realizar o transporte. 

Assim, se você pretende se mudar para outro país, no entanto, não quer deixar para trás o seu carro, bem como tem dúvidas no que diz respeito a como obter o serviço de transporte, saiba que esse texto é perfeito para você. 

Nele, falaremos um pouco mais sobre como transportar veículos para fora do país, bem como algumas dicas de como trazer o carro de outro país para o Brasil.

Como transportar veículos para fora do país: legislação para enviar o veículo

Se você quer saber como transportar veículos para fora do país , saiba que é necessário que você siga algumas regras, de acordo com a legislação do nosso país. 

Quando tratamos dos países que são parte do acordo Mercosul, no caso o Paraguai, Uruguai e Argentina, é necessário que a pessoa interessada tire um documento conhecido como Carta Verde.

Sendo uma espécie de seguro que cobre os possíveis danos que o seu veículo venha a sofrer enquanto está em outro país, bem como os danos causados a motoristas e outros pedestres que estejam transitando naquele local.

Além do mais, a pessoa que está dirigindo  o seu veículo nos países que fazem parte do Mercosul precisa estar em posse do seu documento de identificação. Assim ele também precisa do documento conhecido como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL). 

Em determinados países, é considerada apenas a carteira de habilitação daquele motorista, junto com uma foto sua para que ele possa realizar esse trânsito no local. Entretanto, alguns países solicitam também o seu passaporte.

Como transportar veículos para fora do país: como é feito o transporte 

O transporte para os países do Mercosul pode ser feito utilizando o próprio veículo, no entanto, se você pretende levá-lo para outro continente, será preciso a utilização de outros meios, como: o avião ou navio.

Como transportar veículos para fora do país por avião? 

No avião, temos um meio de transporte que cresce bastante a cada ano em nosso país, até mesmo já existem empresas especializadas nesse tipo de translado, que leva os carros por meio de aviões de carga específicos. 

Aviões equipados com elevador mecânico. Ele que eleva aquele veículo e o leva até a parte interna do avião, acomodando-o de forma segura com as demais cargas que ali existem.

Aqui, temos uma das opções mais rápidas existentes, exclusiva e com excelente tecnologia embarcada, entretanto, o transporte aéreo ainda é bastante caro. 

Portanto, na hora de transportar o seu veículo, você deve levar em consideração esse alto custo de transporte, que também o permite fazê-lo em muito menos tempo que o navio. 

No que tange a contratação do transporte de avião para o seu veículo, o processo é bastante simples. Ele funciona de maneira semelhante a um frete comum, onde o veículo pode ser coletado no aeroporto mais próximo.

Veja também: O futuro e os carros elétricos

Como transportar veículos para fora do país por navio? 

Uma maneira um pouco mais barata em relação ao avião é o transporte por navio. Embora seja mais barato, ele envolve a necessidade de um pouco mais de tempo para que o trajeto seja concluído. 

Por esse meio, os interessados contam ainda com algumas formas de transporte nesse navio, são elas: contêiner 20’, contêiner 40’, roll-in e roll-off e a balsa.

No contêiner de 20’, o veículo será transportado sozinho, onde aquele contêiner será lacrado na sua frente para que você veja. Do mesmo modo, o carro só poderá desembarcar na sua presença, com a sua autorização. Embora seja um pouco mais caro, ele é bastante seguro.

Seu veiculo vai junto com outros no contêiner 40. Ele será acomodado em um espaço um pouco maior, mas o contêiner também é lacrado. 

Entretanto, qualquer dos proprietários daqueles veículos poderá autorizar a sua abertura quando ele chegar ao destino.

O Roll-on e roll-off é uma forma de transportar veículos para fora do país de forma mais barata. Entretanto, o carro poderá enfrentar alguns riscos, visto que ele ficará guardado no pátio daquele navio. 

Dessa forma, ele será acomodado em um ambiente ao ar livre, ficando exposto ao sol e chuva, bem como aos demais fenômenos meteorológicos.

Por fim, temos a balsa. Essa modalidade de transporte é indicada para quem vai fazer um trajeto de curta distância, como, por exemplo, em determinadas fronteiras do nosso país. O valor desse transporte depende do tamanho do veículo a ser transportado nele.

Como transportar veículos para fora do país: custo para fazer o transporte 

Um dos passos para saber como transportar veículos para fora do país, é o custo, que pode variar de acordo com o veículo a ser transportado, a forma que ele será guardado, bem como o tamanho daquele carro. 

Portanto, é necessário ter em mente que esses valores são bastante relativos. No entanto, podemos dizer que um transporte normal deve custar em média 5 mil reais. 

Ademais, transportes como o feito em avião podem ser um pouco mais caro

Como transportar veículos para fora do país: documentos necessários para transporte

O próximo passo é saber quais são os documentos exigidos na hora do traslado.

Afinal, cada destino tem a legislação própria, o que pode causar alguns problemas caso você não leve todos os documentos corretos. Documentos solicitados:

  • Passaporte;
  • Passagens aéreas;
  • Autorização de entrada do veículo no país;
  • Documento de liberação da Receita Federal do Brasil para envio de mercadorias.

Portanto, procure uma transportadora que realiza esse tipo de serviço e leve toda a documentação necessária para não ter nenhum problema na hora do transporte.

Comentários estão fechados.