O futuro e os carros elétricos

O futuro e os carros elétricos

Os veículos elétricos são o futuro do automobilismo. Os governos em toda a Europa estão se comprometendo a apoiar a fabricação de veículos com emissões ultrabaixas, e as marcas de automóveis, da Mazda à Maserati, estão construindo carros elétricos ou têm planos de fazê-lo.

Com a tecnologia se desenvolvendo rapidamente, os designs se tornando mais atraentes e o mundo se tornando mais ecologicamente correto, nasceu uma nova era de veículos elétricos.

Como funcionam os veículos elétricos?

Em vez de um tanque de combustível, um veículo elétrico tem uma bateria a bordo que é carregada por um suprimento de eletricidade e, em seguida, armazena e usa essa energia para alimentar um motor elétrico e colocar as rodas em movimento. Isso significa que os carros não precisam de embreagem, caixa de câmbio ou tubo de escapamento o que os torna muito mais silenciosos e, como muitos dizem, mais suaves de dirigir.

Quais são as vantagens de comprar um carro elétrico?

Existem muitas razões pelas quais alguém iria querer comprar um carro elétrico. Um dos mais proeminentes é o meio ambiente. Eles geram menos emissões e são mais eficientes – 95% da energia gerada por um carro elétrico é colocada em movimento, enquanto o motor de combustão interna tem apenas 30% de eficiência – o restante da energia é perdido com o calor ou ruído.

Além disso os custos operacionais são mais baixos, pois uma carga completa custa significativamente menos do que um tanque de gasolina, e por possuir menos peças móveis significa que os custos de manutenção também são mais baixos.

Quais são os diferentes tipos de carros elétricos?

Geralmente, existem três tipos de carros considerados ‘elétricos’.

Híbridos convencionais como o Toyota Prius, que requer tanque de gasolina, mas também possuem motor elétrico movido a bateria que carrega quando o veículo freia.

Híbridos plug-in que também têm motores a gasolina e motores elétricos, mas podem ser plugados para carregar e geralmente podem funcionar por um curto período com energia elétrica antes que a bateria se esgote.

Veículos elétricos a bateria, estes funcionam apenas com eletricidade. Fabricantes de automóveis de nomes tradicionais como a Renault produzem esse modelo.

Dirigir um carro elétrico se tornará normal para muitos nos próximos anos, e governos e empresas de energia estão estabelecendo grandes metas para ajudar nisso!