O que faz um Engenheiro Mecânico? Confira!

O que faz um Engenheiro Mecânico? Confira!

A engenharia mecânica é uma das áreas mais promissoras nesse meio. Diferente do que muitos pensam, contudo, o que faz um engenheiro mecânico vai muito além daquela relacionada aos veículos automotores.

Assim como nas demais engenharias, é preciso obter um diploma que demonstre que o profissional é apto para as atividades. A concessão ocorre após 05 anos de curso. Além disso, é imprescindível que ocorra a inscrição perante o CREA.

Abaixo, conheça mais sobre essa profissão tão importante, suas principais atribuições, a aplicação de suas atividades e, ainda, como é o curso. Dessa maneira, caso você tenha interesse em se tornar um engenheiro, se depara com todos os dados relevantes.

Como é a profissão e o que faz um engenheiro mecânico?

O profissional que possui formação em engenharia mecânica exerce inúmeras funções importantes e essenciais para a sociedade. Afinal, são eles quem desenvolvem e projetam máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Assim, considere, por exemplo, equipamentos industriais e de chão de fábrica. Ao mesmo tempo, todos os eletrodomésticos que você possui em casa e que facilitam a sua vida. Ainda, não deixe de considerar os meios de transporte diversos.

O desenvolvimento, construção e supervisão de todos esses equipamentos estão dentro do que faz um engenheiro mecânico. Contudo, esse rol ainda possui inúmeras outras atividades.

Afinal, os engenheiros expandiram seus conhecimentos para além do desenvolvimento de máquinas, em si. Atualmente, eles trabalham em linhas de produção ou, ainda, em pesquisas tecnológicas.

Igualmente, são responsáveis pelo gerenciamento de equipes e pela gestão de projetos. Portanto, envolve também questões administrativas e típicas da parte mais humana das atividades e da relação de trabalho.

Principais atividades do engenheiro mecânico

Como vimos acima, o que faz um engenheiro mecânico é, na verdade, uma questão bastante ampla. Dentre as principais atividades estão:

  • Desenvolvimento de máquinas e equipamentos para indústria aeronáutica, informática, automotiva e outros;
  • Supervisão do desenvolvimento dos projetos;
  • Projetar novos equipamentos;
  • Construção de maquinários;
  • Cuidados de manutenção com máquinas diversas;
  • Pesquisas tecnológicas para desenvolvimento;
  • Testes de materiais e de equipamentos;
  • Atuação junto ao marketing e à equipe de vendas;
  • Gerenciamento de equipes.

Além disso, o que faz um engenheiro mecânico encontrar lugar em diversos locais. Confira, assim, algumas das aplicações das atividades desse profissional:

  • Indústria automobilística;
  • Bancos;
  • Indústria Metalúrgica;
  • Setor privado (consultorias, prestação de serviços de manutenção, de análise e de projetos pontuais);
  • Indústria Petroquímica.

É por isso mesmo que esse profissional e o que faz um engenheiro mecânico são tão importantes. Afinal, fica claro que ele é bastante abrangente em suas atividades e aplicações.

Outro ponto de destaque, assim, é que o mercado de trabalho brasileiro possui uma grande demanda desses profissionais. E não é só isso, pois os salários que os engenheiros mecânicos recebem estão dentre os melhores do Brasil.

Como se tornar um engenheiro mecânico?

Primeiramente, é preciso que o candidato obtenha diploma junto a uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, a certificação não é suficiente, apenas.

Assim como as demais atividades de engenharia, o que faz um engenheiro mecânico tem regulamentação de classe. Portanto, somente pode atuar como engenheiro quem possui registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Contudo, esse órgão não requer qualquer tipo de prova ou teste para que o engenheiro atue como tal. Basta que ele apresente o diploma de graduação em engenharia perante o órgão e requeira a inscrição. Anualmente, então, precisará pagar taxas de anuidade para o órgão de classe, sem maiores problemas ou obstáculos.

Curso de engenharia mecânica: Conheça mais

Pois bem, caso você tenha se interessado pelo o que faz um engenheiro mecânico, conheça um pouco mais sobre o curso de graduação e, assim, prepare-se para o seu futuro! O curso tem duração de 05 anos. Isso, aliás, é uma constante dentro da engenharia. Além disso, existem várias matérias que embasam a graduação e que são comuns em outros cursos que formam engenheiros de outras vertentes.

Afinal, da mesma maneira que os demais cursos da área, o que faz um engenheiro mecânico depende de conhecimentos teóricos e práticos em matemática e física. Ao mesmo tempo, via além dos cálculos, passando pelos materiais e outras coisas.

Dentre as principais matérias preparatórias do profissional de engenharia mecânica estão Cálculo, Dinâmica e Estatística, Eletricidade e Eletrotécnica. Também, Mecânica dos Sólidos, Robótica, Soldagem e Termodinâmica.

Essas são apenas algumas das disciplinas que prepara o profissional para o que faz um engenheiro mecânico. Igualmente, existem várias opções para especialização, que dependem de quais são os rumos que se queira seguir.

Por exemplo, é possível se especializar em engenharia mecânica para a atuação junto à indústria automobilística e aeronáutica. Os demais ramos de atuação também apresentam possibilidade de especialização.

Por fim, outro fator importante para quem quer exercer o que faz um engenheiro mecânico é apostar no estudo de línguas estrangeiras. Afinal, a engenharia é uma profissão universal e apresenta muitas oportunidades de trabalho fora do Brasil.