Saiba os Benefícios de economizar energia elétrica

Saiba os Benefícios de economizar energia elétrica

Cada vez mais pessoas estão se esforçando para economizar energia em suas casas, e isso se resume a duas principais razões: economizar dinheiro e reduzir os danos causados ​​ao meio ambiente.

Se mais pessoas usarem energia de forma moderada ou se usarem uma fonte de energia mais limpa, veremos uma significativa redução nos danos causados à camada de ozônio, além de reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis não renováveis ​​e prejudiciais ao meio ambiente.

No entanto, para que isso realmente aconteça, todos nós temos que fazer nossa parte.

Ter um estilo de vida mais sustentável e ecologicamente correto não significa necessariamente que nós tenhamos que mudar drasticamente nossa maneira de viver – não precisaremos lavar nossas roupas à mão ou sentar no escuro!

O simples ato de dar pequenos passos para viver com mais consciência é fundamental para desfazer alguns dos danos já causados ​​ao meio ambiente. Esses simples atos podem ser:

apagar as luzes ao sair de uma sala
usar lâmpadas com baixo consumo de energia
desligar os eletrodomésticos que não estivermos usando
não usar o ar condicionado em salas vazias

O que consome mais eletricidade em sua casa?

A resposta a esta pergunta depende de onde você mora, mas no geral, aquecimento e ar condicionado são alguns dos maiores consumidores de eletricidade. Claro, aquecer e resfriar sua casa costuma ser essencial, especialmente nos meses mais quentes do ano. Porém, você pode reduzir esse consumo usando o ar condicionado apenas quando necessário.

De acordo com um estudo feito pela Space Ar Condicionado, o lar Brasileiro médio consome cerca de 70 reais de eletricidade por mês com um ar condicionado. Essa média leva em consideração uma grande variedade de residências de São Paulo e estamos levando como base a taxa da CPFL.


A conta é simples: um aparelho de ar condicionado com a tecnologia inverter de 9.000 BTUs consome aproximadamente 0,39 centavos por hora. Se você usar o aparelho 6 horas por dia, gastará 2,34 reais. E se você usar 30 dias no mês, irá gastar 70 reais de energia elétrica.


Além do ar condicionado, existem várias outras coisas que podem influenciar significativamente em sua conta de energia. Desde chuveiros a cafeteiras. A dica é usar cada aparelho com moderação.

Desconectar coisas economiza dinheiro?

Mesmo quando desligados, muitos aparelhos continuam a consumir energia quando estão conectados a tomada, e o mesmo vale para carregadores – esteja um celular carregando ou não!


Isso significa que o laptop e o carregador do telefone podem continuar a usar energia mesmo quando não estão em uso. Este problema aparentemente pequeno pode equivaler a 8% da eletricidade anual da sua casa! Claro, isso pode ser facilmente corrigido apenas desconectando qualquer coisa que não esteja em uso.

Como posso manter minha conta de eletricidade baixa?

Aqui estão cinco maneiras simples para manter sua conta de energia baixa, mas que muitas vezes são passadas despercebidas:

  1. Apague as luzes: 5% da sua conta é devido à iluminação, mas pode aumentar se você não tomar cuidado. Um hábito muito simples para adquirir é o de desligar as luzes ao sair de uma sala ou quarto.
  2. Substitua as lâmpadas antigas por lâmpadas econômicas: isso inclui LEDs. Se você usar lâmpadas fluorescentes compactas e LEDs, não os desligue se for ficar fora da sala por 10 minutos ou menos, porque eles usam mais energia para ligar e desligar do que para funcionar nesse período.
  3. Não deixe os eletrodomésticos e outros aparelhos em modo de espera: isso vai dobrar se você tiver eletrônicos “antigos”.
  4. Atualizar aparelhos antigos: procurando uma desculpa para substituir sua geladeira ou chuveiro antigo? Provavelmente está usando uma tonelada de energia a mais do que um moderno – mesmo um barato, então vá em frente e atualize.
  5. Substitua os filtros de ar do seu ar-condicionado uma vez a cada três meses. Filtros sujos fará com que seu aparelho se esforce mais para filtrar o ar ambiente. Dessa maneira, você irá gastar mais energia.