Entenda a Importância do PIE Para as Empresas

Entenda a Importância do PIE Para as Empresas

A segurança no trabalho é um assunto de extrema importância e que precisa ser levado a sério por todas as empresas, principalmente porque o maior patrimônio de qualquer organização são os colaboradores que nela atuam.

Sem eles, como é que uma empresa existiria? Por isso, ter todos os cuidados necessários e adotar medidas e ações de segurança é fundamental para que todos os profissionais possam exercer suas funções sem correr riscos.

Sendo assim, no artigo de hoje nós separamos algumas informações essenciais a respeito do PIE – prontuário de instalações elétricas para que você fique por dentro e ciente da importância que ele tem dentro de empresas.

Portanto, continue acompanhando a leitura para saber tudo de mais importante a respeito deste assunto!

PIE – Prontuário de Instalações Elétricas

O Prontuário de Instalações Elétricas consiste, basicamente, em uma organização de toda a documentação da área elétrica de uma empresa ou estabelecimento.

Ou seja, nele devem constar todas as questões referentes às instalações elétricas da organização, de modo a disponibilizar aos colaboradores (de maneira fácil) todas as informações necessárias para a sua segurança.

Além disso, ao ter o PIE você prova que todos os serviços que envolvem eletricidade estão sendo executados de maneira segura e de acordo com procedimentos definidos.

NR-10

No Brasil, existem diversas NRs, isto é, normas regulamentadoras, que são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para garantir a segurança de todos os colaboradores. E neste caso, o Prontuário das Instalações Elétricas é um item obrigatório da NR-10.

Portanto, se você possui uma empresa ou um estabelecimento que tem carga instalada superior a 75 kW, você precisa ter o PIE implementado e atualizado de acordo com a NR-10.

E como saber se uma empresa ou estabelecimento possui carga instalada superior a 75 kW? Verificando se a organização possui um transformador de propriedade do cliente.

O que deve conter no PIE – principais informações

  • Relatórios técnicos das inspeções elétricas;
  • Especificações de dispositivos e equipamentos de proteção;
  • Esquemas unifilares atualizados;
  • Documentação das medições e inspeções do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas);
  • Testes de isolação elétrica;
  • Laudos técnicos;
  • Entre outras informações.

Como o prontuário é bastante extenso e completo, nós separamos acima apenas algumas informações importantes que precisam estar nele. 

No entanto, existem muitos outros aspectos que não podem ficar de fora do PIE. Por isso, é de suma importância que esse trabalho seja feito em sua empresa por profissionais e empresas qualificadas.

Isso porque, em muitas empresas há apenas a formatação do Prontuário de Instalações Elétricas, isto é, ele possui os tópicos relacionados, porém o conteúdo em si é fraco, incompleto.

E isso acaba sendo um grande problema, pois gera uma falsa sensação e condição de segurança para os colaboradores.

Portanto, busque profissionais capacitados para elaborarem o PIE da sua empresa ou estabelecimento. Não comprometa a sua vida e a dos seus colaboradores!

E quais são os passos essenciais para elaborar o Prontuário das Instalações Elétricas?

  • Definir o responsável pelo PIE;
  • Estabelecer o local onde o Prontuário das Instalações Elétricas será guardado;
  • Determinar o modelo do PIE;
  • Arquivar todos os documentos do Prontuário de Instalações Elétricas;
  • E formalizar a implantação do PIE.

Nesta última etapa é de suma importância:

  • Reunir todos os profissionais que interagem de forma direta ou indireta com eletricidade;
  • Informar a eles que o Prontuário de Instalações Elétricas está implantado;
  • E coletar as assinaturas de cada um, de modo a criar uma evidência de que todos os colaboradores foram informados e orientados em relação ao PIE.

Dessa forma, seguindo esses passos e levando em consideração as informações deste artigo, você garantirá mais segurança a todos os colaboradores da sua empresa ou do seu estabelecimento e diminuirá as chances de acidentes e problemas maiores que, querendo ou não, acontecem bastante em organizações que não tomam os cuidados necessários.