A segurança no trabalho é um assunto de extrema importância e que precisa ser levado a sério por todas as empresas, principalmente porque o maior patrimônio de qualquer organização são os colaboradores que nela atuam.
Sem eles, como é que uma empresa existiria? Por isso, ter todos os cuidados necessários e adotar medidas e ações de segurança é fundamental para que todos os profissionais possam exercer suas funções sem correr riscos.
Sendo assim, no artigo de hoje nós separamos algumas informações essenciais a respeito do PIE – prontuário de instalações elétricas para que você fique por dentro e ciente da importância que ele tem dentro de empresas.
Portanto, continue acompanhando a leitura para saber tudo de mais importante a respeito deste assunto!
PIE – Prontuário de Instalações Elétricas
O Prontuário de Instalações Elétricas consiste, basicamente, em uma organização de toda a documentação da área elétrica de uma empresa ou estabelecimento.
Ou seja, nele devem constar todas as questões referentes às instalações elétricas da organização, de modo a disponibilizar aos colaboradores (de maneira fácil) todas as informações necessárias para a sua segurança.
Além disso, ao ter o PIE você prova que todos os serviços que envolvem eletricidade estão sendo executados de maneira segura e de acordo com procedimentos definidos.
NR-10
No Brasil, existem diversas NRs, isto é, normas regulamentadoras, que são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para garantir a segurança de todos os colaboradores. E neste caso, o Prontuário das Instalações Elétricas é um item obrigatório da NR-10.
Portanto, se você possui uma empresa ou um estabelecimento que tem carga instalada superior a 75 kW, você precisa ter o PIE implementado e atualizado de acordo com a NR-10.
E como saber se uma empresa ou estabelecimento possui carga instalada superior a 75 kW? Verificando se a organização possui um transformador de propriedade do cliente.
O que deve conter no PIE – principais informações
- Relatórios técnicos das inspeções elétricas;
- Especificações de dispositivos e equipamentos de proteção;
- Esquemas unifilares atualizados;
- Documentação das medições e inspeções do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas);
- Testes de isolação elétrica;
- Laudos técnicos;
- Entre outras informações.
Como o prontuário é bastante extenso e completo, nós separamos acima apenas algumas informações importantes que precisam estar nele.
No entanto, existem muitos outros aspectos que não podem ficar de fora do PIE. Por isso, é de suma importância que esse trabalho seja feito em sua empresa por profissionais e empresas qualificadas.
Isso porque, em muitas empresas há apenas a formatação do Prontuário de Instalações Elétricas, isto é, ele possui os tópicos relacionados, porém o conteúdo em si é fraco, incompleto.
E isso acaba sendo um grande problema, pois gera uma falsa sensação e condição de segurança para os colaboradores.
Portanto, busque profissionais capacitados para elaborarem o PIE da sua empresa ou estabelecimento. Não comprometa a sua vida e a dos seus colaboradores!
E quais são os passos essenciais para elaborar o Prontuário das Instalações Elétricas?
- Definir o responsável pelo PIE;
- Estabelecer o local onde o Prontuário das Instalações Elétricas será guardado;
- Determinar o modelo do PIE;
- Arquivar todos os documentos do Prontuário de Instalações Elétricas;
- E formalizar a implantação do PIE.
Nesta última etapa é de suma importância:
- Reunir todos os profissionais que interagem de forma direta ou indireta com eletricidade;
- Informar a eles que o Prontuário de Instalações Elétricas está implantado;
- E coletar as assinaturas de cada um, de modo a criar uma evidência de que todos os colaboradores foram informados e orientados em relação ao PIE.
Dessa forma, seguindo esses passos e levando em consideração as informações deste artigo, você garantirá mais segurança a todos os colaboradores da sua empresa ou do seu estabelecimento e diminuirá as chances de acidentes e problemas maiores que, querendo ou não, acontecem bastante em organizações que não tomam os cuidados necessários.
Comentários estão fechados.