Detran: Entenda melhor o processo de obtenção da primeira habilitação

Detran: Entenda melhor o processo de obtenção da primeira habilitação

A primeira habilitação é um momento bastante esperado por grande parte dos brasileiros, mas ainda é encarado com certo medo. Apesar de longo, o processo de sua obtenção não é tão complicado quanto se parece quando há preparo.

O processo é composto por seis etapas que ainda deixam dúvidas nos aspirantes a condutor. As suas principais fases são a prova teórica do Detran e o exame de direção, que é o teste final para a carteira de habilitação.

Para lhe ajudar em todas as etapas, prossiga com este guia da primeira habilitação!

Guia da primeira habilitação: como funciona o processo para obter a carteira de motorista?

“Para dirigir legalmente no Brasil, todo motorista deve passar pelas seis fases de aprovação do exame do Detran.”

Neste guia da primeira habilitação, é necessário começar pelos pré-requisitos exigidos do candidato. Para ser um, ele precisa:

  •         Ter 18 anos completos;
  •         Saber ler e escrever;
  •         Apresentar documento de identidade com foto;
  •         Possuir CPF;
  •         Ter comprovante de residência.

Com os documentos em mãos, o candidato pode realizar a inscrição para a carteira de habilitação. A partir dela, o candidato tem 18 meses para concluir o processo por completo (antes da pandemia, o prazo era 12 meses).

1. Inscrição para tirar a carteira de habilitação do Detran

O interessado na carteira de motorista deve preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa. Isso pode ser feito online no site do Detran ou presencialmente na sede do Detran, na Ciretran ou num Centro de Formação de Condutores (CFC).

2. Exames médico e psicotécnico

No comprovante de pagamento da taxa de inscrição inicial, consta o telefone da Clínica para o agendamento dos exames médico e psicotécnico. Eles também podem ser agendados pessoalmente na sede do Detran.

Em geral, o paciente pode definir a data e o horário dos exames, mas não o local onde os fará. A taxa dos dois exames é paga na clínica, em dinheiro, no dia do exame e o resultado já é exibido no mesmo dia.

Nesse dia, também é tirada a foto do candidato para a Permissão para Dirigir (PPD) e, posteriormente, a CNH. 

Caso seja reprovado aqui, o candidato pode marcar uma nova data sem pagamento adicional.

Caso seja aprovado, ele já pode escolher um CFC para realizar o curso teórico.

3. Curso teórico

O curso teórico é obrigatório para que o candidato realize a prova teórica – sem ele, não há como efetuar o pagamento da taxa da prova. Nele, são apresentados os principais temas abordados na prova em 45h/aula:

  •         Legislação de Trânsito, com 18h/aula;
  •         Direção Defensiva, com 16h/aula;
  •         Noções de Primeiros Socorros, com 4h/aula;
  •         Cidadania e Meio Ambiente, com 4h/aula;
  •         Mecânica Básica, com 3h/aula.

Após o fim do curso, o candidato pode pagar a taxa da prova do Detran e realizar o agendamento desse teste.

4. Prova teórica do Detran

A emissão do documento da taxa de inscrição, assim como o agendamento, é realizada no site do Detran, na sede dele ou numa autoescola. No comprovante do agendamento, constam o dia, horário e o local da prova teórica do Detran.

A prova é composta de 30 questões de múltipla escolha, das quais o candidato deve acertar, ao menos, 21 (70% da prova). Ele tem 40 minutos para fazer a prova teórica individualmente e sem consulta.

Caso seja reprovado, o candidato pode realizar uma nova prova do Detran após 15 dias do resultado (esse prazo foi excluído durante a pandemia). Para não ser reprovado, a principal dica é praticar o conhecimento de maneira regular no simulado detran es!

5. Curso prático de direção

Antes do exame de direção, existe o curso prático de direção, que consiste em 20h/aula de prática veicular em via pública, no mínimo. Para realizá-lo, é necessário efetuar o pagamento da taxa da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

O curso varia conforme a categoria da CNH em questão, então é importante aproveitar todas as horas possíveis!

6. Exame de direção

A última etapa para a habilitação no Detran é o exame de direção, que também requer o pagamento de uma taxa. O exame é marcado num CFC, mas o dia, horário e local são agendados pela Delegacia de Trânsito da cidade.

Se reprovado, o candidato pode realizar um novo exame após 15 dias (pagando novamente a taxa).

É fácil tirar a primeira habilitação?

A habilitação no Detran é fácil apenas para quem se preparou bastante, seja nos cursos ou por fora, através de simulados. Contudo, o exame do Detran completo é caro, podendo passar dos R$ 2.400 no Espírito Santo.

Por isso que deve se preparar o suficiente para a primeira habilitação, de forma que passe de primeira em todos os testes!

 

Leia também: Como otimizar sua visão empreendedora e aumentar a lucratividade

Compartilhar