Como saber se um site é WordPress? 5 métodos fáceis

Como saber se um site é WordPress? Quer dicas fáceis de como saber? Se sim, então você está no lugar certo para conhecer alguns desses métodos.

Quando você se depara com um site bonito e está aprendendo sobre criação de sites WordPress, você pode se perguntar como ele foi feito. E, mais especificamente, qual sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ele está usando.

A maioria dos sites populares na internet usam o CMS ideal, ou seja, WordPress . E olhando para um site, você pode querer descobrir se ele usa o WordPress ou não.

Felizmente, há muitas maneiras de fazer isso. Neste artigo, apresentamos a você as principais formas que o ajudarão a como saber se um site é WordPress. 

Vamos começar.

Por que você gostaria de como saber se um site é WordPress?

As razões para descobrir se um site usa ou não o WordPress podem variar dependendo de diferentes fatores.

Em primeiro lugar, este artigo é para pessoas que estejam interessadas na criação de sites usando o WordPress. Então, digamos que você encontrou um site e deseja criar algo semelhante. Então, você pode querer saber como verificar se o site é construído no WordPress.

Além disso, você pode estar aprendendo a se tornar um desenvolvedor web. Nesse caso, você pode querer saber se pode adicionar determinados recursos e funções a um site WordPress.

Caso contrário, é mais provável que você seja um entusiasta do WordPress. Então, você pode estar ansioso para saber qual dos seus sites favoritos usa o WordPress. E você já deve ter tentado descobrir se um site usa o WordPress olhando para o site. 

Mas é muito difícil ou impossível saber exatamente fazendo isso. Então, fizemos uma lista dos métodos a partir dos quais você pode saber facilmente se o site usa WordPress ou não.

5 métodos de como saber se um site é WordPress

Nos últimos anos, tornou-se um pouco difícil identificar sites WordPress. É porque existem maneiras de esconder esse fato do público.

É por isso que alguns dos métodos básicos podem não ser úteis para determinados sites. No entanto, esta lista também inclui os 5 melhores métodos para que você possa testar com outro se o primeiro não funcionar. 

Então, sem demora, vamos ao que interessa.

1 – Desenvolvido por WordPress Créditos no rodapé

A maneira mais fácil de como saber se um site é WordPress ou não, é verificando seu rodapé. 

Por padrão, todo site desenvolvido com o WordPress mantém os créditos do WordPress no rodapé. Portanto, se houver “Powered by WordPress” ou “Orgulhosamente desenvolvido com WordPress” escrito no rodapé, ele está sendo executado em WordPress.

Desenvolvido por WordPress Créditos no rodapé
Desenvolvido por WordPress Créditos no rodapé

Por exemplo, você pode ver este site tem os créditos do WordPress no rodapé. Isso prova que o site usa o WordPress.

No entanto, muitos os sites do WordPress podem não ter esse crédito do WordPress. Os proprietários do site podem removê-lo facilmente de seu site para que as pessoas não saibam diretamente que ele foi feito a partir do WordPress. Em vez disso, os proprietários de sites tendem a substituí-lo mantendo os créditos da marca no rodapé.

Se você não conseguir ver os créditos do WordPress no rodapé, tente o próximo método abaixo de como saber se um site é WordPress.

2 – Adicione /wp-admin ao domínio

Você deve saber que todo site WordPress tem uma página de login para acessar o painel . E você pode visitar a página de login padrão em “https://exemplo.com.br/wp-admin”. Usando isso, fornecemos o segundo método de como saber se um site é WordPress.

Então, o que você precisa fazer é adicionar “/wp-admin/” no final do domínio (URL da página inicial) do site. Se redirecionar para a página de login, você poderá determinar que o site usa o WordPress.

Adicione wp-admin ao domínio
Adicione wp-admin ao domínio

Por exemplo, se a URL do seu site for “https://exemplo.com.br”’, adicione “/wp-admin/ “ no final dele. Depois disso, abra “https://exemplo.com.br/wp-admin”.

Agora, se ele mostrar uma página de login como a captura de tela abaixo, significa que o site usa o WordPress.

Adicione wp-admin ao domínio2
Adicione wp-admin ao domínio2

No entanto, alguns sites WordPress ocultam sua página de login por motivos de segurança . Portanto, você pode ser redirecionado para a página inicial ou ver uma página de erro 404. 

Se você ver uma página inicial ou uma página de erro 404, isso significa que o site não está usando o WordPress. Ou também pode ser que esse método não funcione para determinar o fato exato. Nesse caso, você pode tentar o terceiro método abaixo de como saber se um site é WordPress.

3 – Como saber se um site é WordPress via código-fonte

Ambos os métodos acima podem não funcionar para determinados sites, mas não se preocupe. Temos mais a oferecer. Este próximo método tem a ver com o código-fonte do site. Para pessoas que não sabem o que é código-fonte, é HTML ou outro código usado para gerar uma página em um navegador.

Aqui, você precisa primeiro abrir o código-fonte do site. Para isso, você deve clicar com o botão direito do mouse em qualquer parte do site usando o mouse. Em seguida, clique na opção “Exibir código fonte da página”. Ou você pode usar a tecla de atalho “Ctrl+U“ do teclado para abrir o código-fonte facilmente.

Veja o código-fonte do site
Veja o código-fonte do site

Neste método, você precisa procurar por “wp-content” no código-fonte. Aqui, wp-content refere-se à pasta de mídia que armazena todas as mídias usadas no site.

Assim, cada item carregado no site tem conteúdo wp para especificar uma parte do caminho. Se você encontrar esse caminho usado no código-fonte, pode ter certeza de que é um site WordPress.

Para ser mais detalhado, primeiro, use a tecla de atalho “Ctrl+F“ para abrir a barra de pesquisa. Em seguida, digite “wp-content” lá. Assim que você digitar, os resultados da pesquisa serão destacados, se houver algum.

Veja o código-fonte do site 2
Veja o código-fonte do site 2

Por exemplo, ao fazer isso em um site, você pode ver que existem caminhos encontrados para diferentes mídias. Isso mostra que este site usa WordPress.

Portanto, você pode encontrar wp-content para especificar o caminho da mídia como imagem, vídeo ou tema no site que está procurando. Se você encontrar algum deles no código-fonte, significa que você está olhando para um site WordPress.

4 – Usar ferramentas on-line

Você sabia que existem muitas ferramentas online disponíveis para verificar se um site é construído em WordPress? Quer você saiba ou não, aqui nós fornecemos a melhor e gratuita ferramentas online para isso.

Passo 1: Acesse o site IsItWP

O IsItWP (https://www.isitwp.com/) é um recurso online gratuito que fornece ferramentas online simples, incluindo uma opção de como saber se um site é WordPress.

Usando esta ferramenta, você pode descobrir se um site é construído com WordPress ou não. Além disso, você pode conhecer a plataforma de hospedagem, o tema do WordPress , os plugins do WordPress e muito mais sobre o que o site WordPress usa.

Então, siga os passos abaixo para saber se o site usa WordPress ou não.

Passo 2: Abra o IsItWP

Primeiro de tudo, abra o site oficial do IsItWP, ou seja , isitwp.com no seu navegador. Em seguida, na própria página inicial, você encontrará uma caixa de texto para inserir o site cujas informações deseja obter.

Acesse o site IsItWP
Acesse o site IsItWP

Agora, insira a URL do site na caixa de texto digitando ou colando o URL. E, em seguida, clique no botão “Analyze Website” ao lado dele.

Etapa 3: veja o resultado

Dentro de alguns segundos, você pode ver o resultado da análise na mesma página inicial. 

Se o site usa o WordPress, você verá “good News”  na caixa verde dizendo que o site está usando o WordPress. Além disso, mostra o provedor de hospedagem e os detalhes do tema WordPress.

Acesse o site IsItWP 2
Acesse o site IsItWP 2

5 – Usar extensões do navegador

Os métodos acima mencionados são bastante repetitivos e demorados de como saber se um site é WordPress.

Portanto, usar uma extensão do navegador pode ser a melhor solução para economizar seu tempo e reduzir o trabalho. Tudo o que você precisa fazer é abrir o site e clicar na extensão no canto direito. Em seguida, ele mostrará imediatamente se um site foi construído no WordPress ou não. Além disso, você também pode ver outras coisas que o site usa.

Existem muitas extensões de navegador disponíveis para diferentes navegadores. Entre elas, a melhor é a extensão Library Sniffer para Google Chrome.

O Library Sniffer é uma ferramenta de detecção de tecnologia da Web que detecta bibliotecas ou estruturas JavaScript que um site que você está visualizando usa. Basicamente, é uma extensão que você pode adicionar ao seu navegador e conhecer os sites em detalhes.

Esta extensão está disponível no Google Chrome e agora você também pode encontrá-la no Microsoft Edge. Além de saber se um site usa o WordPress ou não, você pode encontrar muitas coisas sobre o site. Como insights sobre o Google Analytics , jQuery, Font Awesome e muito mais.

Usar o Library Sniffer é como usar qualquer outra extensão que você possa ter usado. No entanto, fornecemos uma revisão rápida das etapas para usá-la abaixo.

Etapa 1: pesquisar a extensão

Antes de tudo, abra a loja de complementos do Microsoft Edge (Microsoft Edge) ou a Chrome Web Store (Google Chrome). Em seguida, você verá uma barra de pesquisa no lado esquerdo. Lá, digite “Library Sniffer”  e pressione enter no teclado.

Etapa 2: adicionar ao Chrome

Em pouco tempo, você obterá os resultados da pesquisa. Na parte superior, você pode ver a extensão “Library Sniffer“. No seu lado direito, há um botão “Get”, então clique nele.

adicionar ao Chrome
adicionar ao Chrome

Depois disso, aparece uma caixa de confirmação onde você precisa clicar no botão “Add Extension”. Em seguida, levará algum tempo para adicionar essa extensão ao seu navegador.

Depois que a extensão for adicionada, você poderá fixá-la no navegador. Ao fazer isso, você pode usá-lo facilmente do lado direito do navegador.

Etapa 3: usar a extensão

Agora, você pode visitar o site cujas informações você está procurando. Se o site usa WordPress, o ícone da extensão muda para o do WordPress. Você também pode saber mais sobre a versão do WordPress e outras informações apenas clicando na extensão.

usar a extensão
usar a extensão

Conclusão sobre como saber se um site é WordPress

O WordPress permite que você crie qualquer tipo de site, incluindo blogs pessoais, sites de portfólio, sites de comércio eletrônico e muito mais. Devido a isso, a maioria dos sites altamente classificados são executados no WordPress.

Além disso, o WordPress oferece a melhor maneira de entregar seu conteúdo ao seu público. É por causa do ótimo design e das opções fáceis de personalização que até mesmo pessoas sem experiência em tecnologia podem criar um site de sucesso .

Tendo isso em mente, listamos os melhores métodos de como verificar se um site é construído no WordPress aqui. Estas são as maneiras que nós mesmos usamos. Você sabe onde?

Assim, a partir de agora, você tem conhecimento de como saber se um site é WordPress ou não com apenas um clique. Não é muito fácil?

Comentários estão fechados.