Você conhece a fisioterapia ambulatorial? indicada para o tratamento das dores

Você conhece a fisioterapia ambulatorial? indicada para o tratamento das dores

A fisioterapia ambulatorial é a fisioterapia realizada fora de casa, o que exige que você se desloque de e para uma instalação para as suas sessões. 

A fisioterapia ambulatorial é o que a maioria das pessoas refere ou pensa quando fala sobre fisioterapia .

Usos

A fisioterapia ambulatorial pode ser realizada em hospitais, clínicas privadas de fisioterapia, consultórios médicos e instalações de reabilitação para ajudar a tratar uma variedade de distúrbios musculares, articulares e de movimento. 

A fisioterapia ambulatorial é mais frequentemente realizada duas a três vezes por semana durante pelo menos quatro semanas. 

Casos avançados que requerem mais tempo para reabilitação, principalmente após uma cirurgia, podem exigir fisioterapia por até três a seis meses. 

A duração do seu tratamento dependerá parcialmente de quantas visitas forem aprovadas pela sua seguradora de saúde.

A fisioterapia ambulatorial diminui a dor e quase sempre envolve a realização de exercícios terapêuticos que ajudam a fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos que estão muito tensos para restaurar o equilíbrio, melhorar a postura, aumentar a força funcional e a amplitude de movimento e diminuir a dor. 

Processo

Você chegará a uma unidade de saúde no dia da avaliação da fisioterapia para preencher a papelada. 

Depois de concluído, um fisioterapeuta irá encaminhá-lo para uma mesa de tratamento, que pode ser em uma sala de tratamento privada ou em um espaço de academia compartilhado com outras mesas, equipamentos, fisioterapeutas e pacientes. 

Seu fisioterapeuta conversará primeiro com você sobre os problemas que você está enfrentando, há quanto tempo você os tem, seu histórico médico anterior e as condições que você pode ter, medicamentos que está tomando, se você já teve algum diagnóstico por imagem realizado, como raios-X ou ressonâncias magnéticas , e se você está sob os cuidados de um médico ou procurou tratamento de outro profissional de saúde. 

Seu fisioterapeuta realizará um exame físico para avaliar sua mobilidade articular, flexibilidade, amplitude de movimento e força. 

Dependendo de por que você está procurando os serviços de fisioterapia, seu fisioterapeuta também pode solicitar que você execute testes de equilíbrio ou testes especiais em partes do seu corpo para ajudar a determinar qual área, como tendões, ligamentos e cartilagem , é especificamente afetada.

Em seguida, eles irão resumir as descobertas e desenvolver um plano de cuidados para as próximas sessões, que incluirá diferentes intervenções para lidar com seus problemas específicos.

Durante suas sessões de fisioterapia ambulatorial, você pode receber as seguintes intervenções:

  • Exercícios terapêuticos para alongamento e fortalecimento muscular
  • Terapia manual, como alongamento, mobilização de tecidos moles e massagem de tecidos profundos e mobilização e manipulação de articulações, onde fisioterapeutas podem usar ferramentas de metal para ajudar a afrouxar músculos tensos ou quebrar o tecido cicatricial, cavando para diminuir a tensão muscular e cinesio tapagem para ajudar com ativação muscular como parte de suas técnicas manuais
  • Treinamento de equilíbrio para melhorar seu equilíbrio estático e dinâmico
  • Treinamento de marcha para melhorar sua capacidade de andar, incluindo instruções adequadas para o uso de dispositivos auxiliares, como muletas, bengalas e andadores
  • Treinamento de resistência com equipamentos cardiovasculares, como esteiras, bicicletas ergométricas e elípticas
  • Terapia térmica com o uso de calor úmido ou compressas frias para reduzir a dor, rigidez e inflamação
  • Modalidades como estimulação elétrica para ajudar a aliviar a dor do antebraço, mãos e etc.

Condições Tratadas

A fisioterapia ambulatorial pode ser usada para tratar uma variedade de diferentes condições ortopédicas que afetam os músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo. Esses incluem:

  • Tensões musculares
  • Rupturas de músculos e tendões
  • Torção de ligamento e rasgos
  • Tendinopatias ou tendinite
  • Fraturas
  • Artrite
  • Problemas nas articulações
  • Hérnia de disco
  • Estenose espinal
  • Compressão nervosa, incluindo ciática, síndrome do túnel do carpo e síndrome do desfiladeiro torácico

Essas condições e lesões podem ocorrer e ser tratadas em qualquer parte do corpo, incluindo pescoço (coluna cervical), meio das costas (coluna torácica), parte inferior das costas (coluna lombar), ombros, cotovelos, braços, punhos e mãos, quadris e pelve, joelhos, tornozelos e pés. 

É muito indicada para o tratamento de diversas doenças do ombro, por exemplo, porque ajudam a aliviar as dores e distensionar a região. 

Conclusão

A fisioterapia ambulatorial pode ser extremamente benéfica para qualquer pessoa que sinta qualquer tipo de dor ou deficiência nos músculos, tendões, ligamentos ou articulações. 

Muitos pacientes apresentam ótimos resultados, e a fisioterapia ambulatorial ajuda a melhorar seus sintomas e a qualidade de vida em geral. Com alguns ferimentos, também pode ajudar a prevenir a necessidade de cirurgia. 

Mesmo se a cirurgia for necessária, a fisioterapia ambulatorial antes e depois de uma operação pode ajudar na recuperação e reabilitá-lo de volta às atividades diárias sem dor.