Lavadora de roupa X máquina de lavar: entenda quais são as principais diferenças

Lavadora de roupa X máquina de lavar: entenda quais são as principais diferenças

Quem está montando a primeira casa tem um monte de móveis e eletrodomésticos para comprar. Na lista de desejos, os itens mais essenciais e básicos são o fogão, a geladeira e, claro, a máquina de lavar.

A quantidade de variedade de modelos e preços pode espantar os mais desavisados, e aí surgem as dúvidas. Uma das questões mais comuns diz respeito à diferença entre a máquina de lavar e a lavadora de roupa.

Falando assim, parece que os produtos são iguais, mas a verdade é que as funcionalidades da máquina de lavar são muito mais variadas que a da lavadora, também conhecida como tanquinho. No entanto, não existe certo ou errado: tudo depende da necessidade de uso, do estilo de vida e do orçamento de cada um.

Tanquinho

Com dimensões menores que a máquina de lavar, o tanquinho é bastante eficiente quando se trata de eliminar a sujeira e as manchas mais difíceis. Engana-se quem pensa que ele é inferior só porque é mais barato!

As empresas perceberam as necessidades das famílias, por isso, com o passar dos anos, também modernizaram as lavadoras de roupa. Se, antes, elas dependiam do usuário para abrir a torneira, por exemplo, hoje, já contam com ciclos automáticos.

No entanto, a grande maioria ainda precisa do dono para poder colocar o sabão, o amaciante, o alvejante e outros produtos de limpeza que serão usados na higienização das roupas.

A capacidade do tanquinho em quilos também cresceu com o tempo e, hoje em dia, há opções que aguentam até 15 kg. A centrífuga é um item que não costuma fazer parte deste eletrodoméstico, mas pode ser comprada separadamente.

Máquina de lavar

Moderna, potente e com diferentes opções de lavagem, a máquina de lavar conta com três funções básicas: lavar, enxaguar e centrifugar. Algumas podem ser encontradas com a opção de água quente, para lavagem e enxágue, e até secadora embutida.

Uma das grandes vantagens da máquina de lavar é que ela oferece diferentes tipos de lavagem, como processos específicos para roupa pesada, peças do dia a dia ou itens delicados. Outra variante é a duração do molho, que pode ser curto, moderado ou longo, chegando até a três horas, para eliminar as sujeiras mais resistentes e difíceis.

Um dos pontos positivos da máquina em comparação com a lavadora é a automatização dos processos. Como quase tudo é automático, o usuário pode colocar a roupa para lavar e ir fazer outra atividade.

Centrífuga

Este recurso da máquina de lavar é extremamente importante para agilizar a secagem das peças, uma vez que o motor potente ajuda a eliminar grande parte da umidade, fazendo com que a roupa saia quase seca do equipamento.

Para quem vive em apartamento e precisa secar a roupa na sombra, essa função é bastante útil, já que nem sempre a secadora é uma opção que cabe no bolso ou até na lavanderia.

Economia

Por ter menos funções, a lavadora de roupa tende a ser mais econômica que a máquina de lavar, certo? A resposta é: não necessariamente. Acontece que os eletrodomésticos mais modernos contam com inteligência que dimensiona o uso de água para a quantidade de peças que será lavada.

O consumo de energia elétrica também pode ser otimizado: basta o consumidor procurar por eletrodomésticos que tenham a letra A do selo Procel, indicando o consumo energético.

O jeito de usar o eletrodoméstico também é determinante no consumo de água e luz. Se o consumidor acumular as roupas para lavá-las uma única vez, por exemplo, vai poupar mais recursos do que se fizesse isso várias vezes durante a semana.