Diferença entre lavadora e maquina de lavar? principais diferenças

Quem está montando a primeira casa tem um monte de móveis e eletrodomésticos para comprar. Na lista de desejos, os itens mais essenciais e básicos são o fogão, a geladeira e, claro, a máquina de lavar. Vem a pergunta que muitos fazem “diferença entre lavadora e maquina de lavar“?

A quantidade de variedade de modelos e preços pode espantar os mais desavisados, e aí surgem as dúvidas. Uma das questões mais comuns diz respeito à diferença entre a máquina de lavar e a lavadora de roupa.

Falando assim, parece que os produtos são iguais, mas a verdade é que as funcionalidades da máquina de lavar são muito mais variadas que a da lavadora, também conhecida como tanquinho. No entanto, não existe certo ou errado: tudo depende da necessidade de uso, do estilo de vida e do orçamento de cada um.

Diferença entre lavadora e maquina de lavar: TANQUINHO

Imagem by: Amazon

diferenca-tanquinho-e-maquina-de-lavar
Tanquinho

Tanquinho Semiautomático, COLORMAQ, LCT4.5 4.5Kg Branco

  • Moderno e compacto, o tanquinho 4,5kg da Colormaq é a semiautomática com o maior batedor lateral da categoria.
  • Ele lava muito mais roupas de uma só vez, gerando economia de água, energia e tempo.
  • Fácil de usar, possui cinco programas de lavagem e intervalo para molho.
  • Funções ideais para todos os tipos de roupas.
  • A entrada e saída de água é feita manualmente, sendo assim é preciso desencaixar a mangueira e esperar a água escoar.




Com dimensões menores que a máquina de lavar, o tanquinho é bastante eficiente quando se trata de eliminar a sujeira e as manchas mais difíceis. Engana-se quem pensa que ele é inferior só porque é mais barato!

As empresas perceberam as necessidades das famílias, por isso, com o passar dos anos, também modernizaram as lavadoras de roupa. Se, antes, elas dependiam do usuário para abrir a torneira, por exemplo, hoje, já contam com ciclos automáticos.

No entanto, a grande maioria ainda precisa do dono para poder colocar o sabão, o amaciante, o alvejante e outros produtos de limpeza que serão usados na higienização das roupas.

A capacidade do tanquinho em quilos também cresceu com o tempo e, hoje em dia, há opções que aguentam até 15 kg. A centrífuga é um item que não costuma fazer parte deste eletrodoméstico, mas pode ser comprada separadamente.

Diferença entre lavadora e maquina de lavar: MÁQUINA DE LAVAR

Imagem by: Amazon

Diferença entre lavadora e maquina de lavar
Maquinas de Lavar

Máquina De Lavar Panasonic 12kg Titânio

    • Número 1: A melhor lavagem da categoria* Possuem um maior espaço interno e removem as manchas mais difíceis, pois contam com o Sistema Ciclone e não necessitam de um agitador. Por isso, são as únicas que alcançam nota 1,0 no teste de eficiência.
    • Desempenho 20% maior com a função Vanish** Tenha roupas ainda mais limpas! Garantimos até 20% mais desempenho potencializando o uso do tira-manchas com a exclusiva função Vanish. **Lavagem utilizando sabão e Vanish, em comparação ao programa dia a dia da mesma máquina de lavar, sem vanish. Testes realizados em laboratório creditado independente.
    • A mais econômica da categoria** Economize água em cada lavagem! A máquina de lavar F120B1 tem o menor consumo de água quando comparada com seus concorrentes de mesma capacidade, segundo teste de consumo/eficiência energética. É melhor para você e para o planeta!
    • Mais compacta: apenas 60cm de largura**** A máquina de lavar roupas F120B1 é a mais compacta feita pela Panasonic. Com apenas 60cm de largura, esta máquina lava até 12kg de uma só vez.



Moderna, potente e com diferentes opções de lavagem, a máquina de lavar conta com três funções básicas: lavar, enxaguar e centrifugar. Algumas podem ser encontradas com a opção de água quente, para lavagem e enxágue, e até secadora embutida.

Uma das grandes vantagens da máquina de lavar é que ela oferece diferentes tipos de lavagem, como processos específicos para roupa pesada, peças do dia a dia ou itens delicados. Outra variante é a duração do molho, que pode ser curto, moderado ou longo, chegando até a três horas, para eliminar as sujeiras mais resistentes e difíceis.

Um dos pontos positivos da máquina em comparação com a lavadora é a automatização dos processos. Como quase tudo é automático, o usuário pode colocar a roupa para lavar e ir fazer outra atividade.

Diferença entre lavadora e maquina de lavar: CENTRÍFUGA

Imagem by: Amazon
diferenca-centrifuga-de-lavar-e-tanquinho
Centrifuga

 

CENTRIFUGA DE ROUPA S/TIMER CESTO INOX CCT04IPT2NAC/1 PRATA

  • A Centrífuga Colormaq, proporciona roupas praticamente secas em apenas cinco minutos e é ideal para quem quer muita praticidade no dia a dia.
  • Possui puxador para transporte, cesto de aço inoxidável, abertura automática, sistema de drenagem e capacidade de centrifugação para 4 quilos de roupas secas
  • Fabricado com muito cuidado e atenção aos detalhes
  • Produto de ótima qualidade
  • Marca reconhecida





Este recurso da máquina de lavar é extremamente importante para agilizar a secagem das peças, uma vez que o motor potente ajuda a eliminar grande parte da umidade, fazendo com que a roupa saia quase seca do equipamento.

Para quem vive em apartamento e precisa secar a roupa na sombra, essa função é bastante útil, já que nem sempre a secadora é uma opção que cabe no bolso ou até na lavanderia.

Economia

Por ter menos funções, a lavadora de roupa tende a ser mais econômica que a máquina de lavar, certo? A resposta é: não necessariamente. Acontece que os eletrodomésticos mais modernos contam com inteligência que dimensiona o uso de água para a quantidade de peças que será lavada.

O consumo de energia elétrica também pode ser otimizado: basta o consumidor procurar por eletrodomésticos que tenham a letra A do selo Procel, indicando o consumo energético.

O jeito de usar o eletrodoméstico também é determinante no consumo de água e luz. Se o consumidor acumular as roupas para lavá-las uma única vez, por exemplo, vai poupar mais recursos do que se fizesse isso várias vezes durante a semana.

 

Você vai gostar também: Qual a Diferença Entre Purificador e Filtro de Água?

Comentários estão fechados.