Todo dentista que já está no mercado de trabalho sabe como as redes sociais são importantes para atrair novos pacientes. O marketing digital em odontologia, recebe, nos dias atuais, o trabalho que antes era feito pelo boca a boca.
Não nos entenda mal: a indicação do seu trabalho ainda é muito importante, podendo trazer diversos novos pacientes para a sua clínica odontológica. Entretanto, não podemos negar que as estratégias de marketing podem ser um grande diferencial.
E não é por menos: de acordo com dados reunidos por Hootsuite e WeAreSocial, os brasileiros ficam, em média, 3h42m nas redes sociais. Além disso, a estatística é que 150 milhões façam uso de Facebook, Instagram, TikTok e outras plataformas todos os dias.
Mas a internet, embora possa ser uma grande impulsionadora de negócios, não é uma terra sem leis. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) fez o Código de Ética Odontológica para criar normas sobre o que não pode ser publicado nas redes sociais de clínicas e de dentistas.
Você sabe como trabalhar o marketing digital em odontologia? Então, continue com a gente para conhecer alguns pontos que são proibidos de acordo com o Código de Ética da profissão!
- Fazer sorteios e doar brindes
Você deve saber como os sorteios são ótimas fontes de seguidores e engajamento quando falamos de marketing digital. Entretanto, os dentistas não podem fazer isso, tendo que garantir um ganho orgânico e leal de novos seguidores.
Embora essa técnica possa parecer inofensiva e “prática”, essa prática é extremamente proibida pela CFO. E isso se estende para a divulgação de brindes e cartões de desconto para seguidores.
- Divulgar tabelas de preço
Quando falamos sobre marketing digital para dentistas, a divulgação dos serviços prestados é muito incentivada pelos órgãos reguladores. Entretanto, ela não pode ser acompanhada pela tabela de preço cobrada pela clínica.
Isso é totalmente contra as regras, assim como divulgar promoções e combos. Você também não deve divulgar quais são as formas de pagamento oferecidas pela sua clínica, deixando esse dado restrito para conversas com seus pacientes.
- Divulgar dados e fotos dos seus pacientes
Além de ser antiético, esse ponto também colide com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, tanto as fotos quanto os dados de seus pacientes devem ser armazenados com segurança, e não expostos nas redes sociais.
- Falar sobre áreas fora da sua especialidade
Muito cuidado na hora de criar conteúdos informativos para o seu perfil nas redes, já que você deve permanecer na sua área de atuação e especialidade. Então, evite a todo custo fazer postagens sobre assuntos que você não domina e que não sejam oferecidos na sua clínica odontológica.
- Publicar imagens de antes e depois
Sabemos o orgulho que sentimos quando vemos o nosso trabalho finalizado, que mostra a evolução que fomos capazes de executar. Entretanto, isso não quer dizer que você pode publicar este “antes e depois” no seu Instagram ou filmar para o seu TikTok.
O Código de Ética para o marketing odontológico é muito enfático quanto a isso, proibindo qualquer dentista a fazer estas publicações. Por isso, muito cuidado na hora de mostrar o seu trabalho.
Viu só como o marketing digital em odontologia não é bagunça? Sabemos que existem muitas dúvidas quando o assunto é “como trabalhar com marketing digital”, mas seguir a ética é sempre um ótimo primeiro passo. Compartilhe este texto com seu amigo dentista e fiquem ligados nas proibições na internet.
E ai, o que achou de nossas dicas de Marketing Digital em Odontologia?
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