O que é guest post?

O que é guest post?

Guest post é uma postagem de um convidado, quando um site convida uma pessoa, externa, para publicar uma matéria com conteúdo interessante em seu portal.

Porque as pessoas estão procurando publicar mais e mais guest post? O que está por trás dessa busca?

Por que publicar guest post?

Especialistas do marketing descobriram que um dos fatores mais importantes para ranqueamento orgânico nas pesquisas do Google são os backlinks.

A maneira mais fácil de conseguir esses backlinks é oferecendo conteúdo de qualidade para sites, para que eles tenham novas matérias e atraiam mais pessoas para o seu Portal.

Então a troca é justa por todos os lados, para o site que recebe o conteúdo, para quem escreveu que recebe o backlink, para toda a internet que ganha um conteúdo relevante.

Por isso que o Google incentiva e apoia a troca de guestposts.

Como publicar guest post

escreva um conteúdo interessante, pois o carro-chefe para efeitos de SEO é o conteúdo. quanto mais as pessoas engajarem com o seu conteúdo e compartilharem, comentarem, melhor serão os resultados.

pense em nichos especializados, a internet já está cheia de artigos genéricos, então quanto mais específico você for mais chances tem de agradar o seu público alvo.

Depois disso você precisa encontrar um site que aceita guest post, para publicar o seu artigo.Mas não adianta encontrar qualquer site para publicar seu artigo. O site precisa ter boas métricas para efeito de Google, para transferir para você a autoridade que ele tem.

Boas métricas para Google

Ser rápido, com conteúdo relevante, baixa taxa de rejeição e com centenas de backlinks, internos e externos, apontando para o domínio do site, são as principais métricas avaliadas pelo Google.

Então procure um portal com essas características pois assim você receberá no seu site mais autoridade, e quanto mais autoridade recebe, mais ele ranquear melhor nos mecanismos de busca, Google, Bing e outros.

São mais de 200 fatores que o Google leva em consideração, mas os especialista testam os mecanismos para saber quais são mais relevantes.

Backlinks talvez seja o mais importante, seguido de baixa taxa de rejeição e logo depois vem a velocidade do site.

O que é taxa de rejeição?

Taxa de rejeição é quando um internauta entra no seu site, visita uma única página e sai. Se ele sai rapidamente, logo depois que entrou, os mecanismos de busca entendem que o seu conteúdo não é o que a pessoa estava buscando e pode deixar de exibir o seu site para aquela consulta.

Então é sempre interessante mostrar links internos nos artigos, e posts semelhantes, para que a pessoa navegue pelo site, em várias páginas, no mínimo duas.

Assim com links internos, mostrando posts anteriores, categorias de posts o site consegue reduzir a taxa de rejeição.

Sobre o que escrever num Guest post?

Escreva sobre o assunto que você domina. Dê informações relevantes, por mais que não seja o seu site.

Se o site parceiro rankear em primeiro lugar no Google para aquele tema sobre o que escreveu, paralelo ao seu tema principal, isso vai ser bom pra você, pois milhares de pessoas vão acessar o artigo, e centenas vão clicar no seu link, indo para o seu site de vendas.

Pesquise quais são as palavras chaves mais importantes para o seu negócio.

Por exemplo, uma imobiliária especializada em locação de casas de temporada em Ubatuba deve ranquear sem dúvida para “casa temporada Ubatuba”.

Então no site da imobiliária deve ser escrito um artigo bem longo, de no mínimo 2 mil palavras, com várias fotos e informações relevantes.

Nos sites parceiros você pode escrever sobre;

  • Onde passar as férias
  • Melhores praias para réveillon 2021
  • Passeio de barco Ubatuba

E por aí vai, seguindo nessa linha se algum desses artigos ranquear em primeiro lugar no Google em site parceiro, as pessoas verão o seu link e muitas te encontrarão por ali.

Ao longo de cada artigo publicado coloque o link para o seu artigo sobre Casa temporada Ubatuba, nesta palavra chave mesmo, o que chamamos de texto âncora.

Desse modo o Google vai entender ainda melhor sobre o que se trata o seu artigo e o seu site.

Cuidados ao publicar guestposts

Não publique em sites que tem muito conteúdo que parece ser spam, artigos de baixa qualidade, pop ups duvidosos, isso porque esse site pode ser punido no futuro pelo Google e o seu link perde relevância.