É permitido o uso de molas esportivas?

É permitido o uso de molas esportivas?

As molas esportivas é um assunto que ainda gera uma série de dúvidas entre os motoristas de carros. As molas são peças que fazem parte da suspensão do veículo e têm uma função crucial.

Mas, qual a diferença entre os modelos esportivos? É permitido usar? Quais são as vantagens? Continue lendo este conteúdo para entender melhor sobre o assunto!

É permitido o uso de molas esportivas?

permitido-uso-de-molas-esportivas (1)

Uma das maiores dúvidas entre os motoristas é se o uso de novas esportivas é permitido por lei. Bem, de acordo com o artigo 6º da resolução 292, é permitido o uso de molas esportivas, desde que estejam legalizadas e instaladas conforme as determinações do Contran.

Após ser feito a autorização com o Detran, é preciso levar o carro ao Inmetro, para realizar testes. Após o carro ser aprovado no teste do Inmetro, o veículo voltará ao Detran para realizar mais uma vistoria no chassi do motor.

Em média, pode levar 5 dias para a legalização ser feita, e vale ressaltar que você deverá fazer outro documento do carro, constando a modificação.

Qual a função das molas esportivas?

As molas esportivas são um dos componentes mais importantes da suspensão dos carros. São elas que mantém o veículo “em pé”, além de desempenhar o papel de absorver os impactos do solo, ao se contrair e distender conforme a superfície.

Se retirar as molas de um carro, ele ficaria no chão, visto que não teria nada que o sustente. Os amortecedores não têm essa função, eles são responsáveis apenas por controlar o movimento de extensão e compressão.

Sendo assim, as molas esportivas são muito usadas para rebaixar o carro, mas preservando a constante elástica da mola original, para não perder a segurança e conforto do veículo.

Os carros com molas esportivas possuem uma maior estabilidade, que supera as molas originais. Além disso, promovem melhorias ao frear e redução da inclinação lateral do carro.

O perigo em cortar as molas

Cortar as molas originais é um dos meios mais conhecidos entre quem deseja rebaixar o carro. Porém, essa prática foi até proibida por um tempo e não é nada aconselhável pelas montadoras.

Isso porque, ao cortar as molas, você estará cortando também a estabilidade do veículo, além de causar danos a outras peças da suspensão. Resinado, ao cortar as molas você estará sujeito a:

  • Perder a garantia do veículo (em caso de automóveis novos);
  • Notar uma grande diferença durante uma manobra ou frenagem de emergência;
  • A suspensão passa a fazer a função de absorver as irregularidades do piso;
  • Exige perícia na condução do motorista;
  • Aumenta o desgaste de outros componentes como coxins, bandejas, amortecedores e até pneus;
  • Perde muito do conforto.

Além disso, o carro irá perder sua estabilidade, tornando o tráfego um perigo para todos.

Como as molas esportivas influenciam no desempenho do carro?

As molas esportivas rebaixam o carro em até 5cm, que é a média ideal para o rebaixamento com segurança, preservando o conforto para que os motoristas e passageiros viagem com segurança.

No entanto, de acordo com alguns especialistas, qualquer tipo de projeto de alta performance irá exigir que as molas originais sejam substituídas por molas esportivas. Dessa forma, a suspensão estará pronta para uma condução mais esportiva sem causar danos e prejuízos aos outros componentes.

Pois, quando o carro está em altas velocidades, é necessário ter molas esportivas que possa fornecer maior segurança plena. Principalmente ao realizar as curvas, que é um dos momento que precisa de total estabilidade.

Confira logo abaixo algumas outras funções da mola esportiva.

Ganho na aceleração

A resistência dessas molas exigem menos da motorização e, como resultado, o carro ficará  mais veloz.

Diminuição na distância de frenagem

Devido a sua maior resistência, essas molas ajudam a reduzir a distância de frenagem. Isso garante uma maior segurança para frear no tempo certo e não prejudicar o bom andamento do trânsito.

Ganho de estabilidade em curvas

Uma vez que instalar as molas esportivas, o carro irá ganhar maior estabilidade e as chances de derrapagem reduzem, até mesmo quando a pista está molhada.

Qual mola esportiva é mais confortável?

Há uma série de marcas e modelos de molas esportivas no mercado, escolher a melhor é essencial para garantir o seu conforto e segurança. Entre as marcas mais confortáveis, as molas Eibach se destacam.

Elas estão presentes na maioria dos carros de competições de automobilismo como NASCAR e Fórmula 1. Molas como essas são garantias contra problemas normais em carros rebaixados.

Outra marca que garante o conforto do veículo, são as  molas esportivas CangooRun fabricadas pela empresa de molas RNA Rassini-NHK. A empresa conta com uma experiência desde 1932, ao desenvolver molas com a marca Fabrini para grande parte das montadoras.

Essas molas têm qualidade homologada, aprovada e certificada pelos mais rígidos sistemas de qualidade assegurada, como a ISO/TS 16949:2009. Além disso, é sinônimo de conforto e estabilidade, sem abrir mais da segurança e estrutura do carro.

Quais os benefícios das molas esportivas?

Além da opção de rebaixar o seu carro com o conforto, as molas esportivas também garantem maior segurança ao carro. Afinal, ninguém gosta de andar pela cidade e estragar o carro com os quebra-molas no caminho.

Caso esteja com dúvidas em relação a altura que o carro vai ficar, tenha em mente que essas molas podem abaixar o carro em até 5cm. Tudo irá depender da marca das más que escolheu e as características do produto.

Portanto, as vantagens em usar molas esportivas são as seguintes:

  • Carro até 5cm mais baixo;
  • Não raspa o carro ao passar sobre os quebra-molas que encontrar pelo caminho;
  • Mais conforto para quem dirige e também para quem está de carona;
  • Maior resistência e durabilidade.

No entanto, lembre-se de comprar modelos de qualidade e certificados. Apesar de serem mais caras, elas passaram no teste e estão de acordo com os padrões rígidos da lei.

E para garantir que a instalação seja feita com segurança, leve as peças e o seu carro para um profissional adequado.  

Conclusão

permitido-uso-de-molas-esportivas (3)

Como você pôde ver, as molas esportivas têm a função de garantir mais estabilidade aos veículos rebaixados. Para usá-las, no entanto, é preciso ficar atento quanto às leis do Detran de seu estado.

E caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos que também têm essas dúvidas sobre as molas esportivas!

 

Artigo Anterior Instalooker visualizador Instagram funciona ou não funciona?

 

Compartilhar