5 dicas para você melhorar a sua postura ao dirigir

5 dicas para você melhorar a sua postura ao dirigir

Já parou para pensar que você deve melhorar a postura para dirigir afim de evitar problemas?

Dessa forma, a má postura ao dirigir no dia a dia, pode lhe trazer danos, e assim vim a tirar o seu bem-estar, tornando a experiência nada agradável.

Nesse sentido, você precisa se posicionar bem entre o volante e banco, trazendo um conforto muito maior ao dirigir e evitando maiores problemas, como dores nas costas, cansaço frequente e dentre outros.

Além disso, sem contar que em uma boa postura, você consegue botar mais em prática a direção defensiva, evitado até acidentes.

Portanto, para você conseguir ter acesso a todas essas vantagens, citaremos nesse artigo, 5 dicas para você melhorar a postura para dirigir.

Deixe sua cabeça sempre apoiada no banco

Uma das primeiras dicas para você melhorar a postura para dirigir, e que vai fazer uma grande diferença, é apoiar a cabeça no banco.

Dessa forma, comece regulando o encosto e altura do banco, na posição que você consiga distribuir o peso sobre o corpo, e tenha conforto.

Assim, é preciso que você ajuste o corpo de forma que a sua cabeça consiga ficar apoiada no encosto.

Logo, isso vai lhe deixar na postura correta, evitando possíveis dores, e até evitando danos graves em casos de acidente.

Uma coisa que pode ajudar bastante a manter a postura, é o cinto de segurança, uma vez que ele pressiona o seu corpo ao banco.

Deixar de seguir essa dica pode sobrecarregar a coluna e musculatura, e de acordo com especialistas do Instituto de Patologia da Coluna (IPC), essa sobrecarga pode trazer facilmente doenças como dor nas costas, ombro e dentre outros.

Ache a posição ideal e correta para dirigir

A posição ideal é algo necessário e que você deve ter atenção na hora de ter uma boa postura ao dirigir.

Nesse sentido, não basta apenas o banco em uma posição confortável para a cabeça, outras coisas precisão estar na posição ideal.

Por exemplo: o cotovelo precisa ficar levemente flexionado de forma que você não fique muito perto do volante, fazendo um ângulo de mais ou menos 120º.

Até porque, em um possível acidente, você pode vim a sofrer maiores danos, devido apenas a essa falha na postura.

Além disso, e um dos mais importantes, não podemos esquecer do encosto, que o assento de preferência deve manter um ângulo de 90º, junto a cabeça encostada no banco.

Caso contrário, isso pode trazer muitas dores nas costas, o que pode fazer com que você tenha que vir a procurar um médico especialista em coluna.

Apoie os seus pés no chão

Se você deseja melhorar sua postura ao dirigir, e evitar maiores problemas, é essencial que os seus pés fiquem no chão.

Dessa forma, se você é uma pessoa baixa, os seus pés podem ficar longe do chão, o que pode trazer problemas de joelhos, e também facilmente causar acidentes.

No entanto, para sua felicidade, grande parte dos carros possui o ajusto de altura do banco, onde você pode abaixar o banco.

Assim, evita que você deixe os pés fora do chão e tenha maiores problemas.

Além disso, outro caso que pode trazer problemas, é deixar os pés descansando nos pedais, ou embaixo do banco.

Deixe os retrovisores na posição correta

Saiba que os retrovisores não devem necessitar de muito movimento da cabeça ou tronco para serem visualizados.

Ou seja, eles devem ficar na posição que com o movimento dos olhos e apenas leve movimento da cabeça.

Nesse sentido, uma dica de postura que você deve ter, e até para segurança, é deixar os retrovisores internos e externos o mais visível possível.

Não esqueça que sempre as duas mãos sempre no volante

Por fim, mesmo que seja uma lei de trânsito, muitos motoristas acabam deixando de usar as duas mãos na condução do veículo.

No entanto, as duas mãos é que vai trazer uma maior segurança e conforto, uma vez que você vai ter uma liberdade maior na movimentação do carro.

Então, é algo essencial para o próprio conforto, e que também, caso contrário, é passível multa e perda de pontos na CNH.

Considerações finais

Se você deseja melhorar a postura para dirigir e obter muito mais conforto e segurança nas condições acabou de encontrar.

Então, coloque em prática tudo que citamos, e veja a real diferença, acompanhado de muito mais prazer ao dirigir.