Quais são os tipos de alvenaria existentes

Quais são os tipos de alvenaria existentes

Certamente você já deve ter se perguntado o que é alvenaria na construção civil e como que essa coisa funciona.

Basicamente a alvenaria é um sistema construtivo onde a estrutura possui um conjunto de blocos unidos entre si, seja através de argamassa ou outra forma de fixação.

Tendo normalmente a junção dos blocos a partir da argamassa, uma “cola” feita a partir da mistura de areia, cal, cimento e água, a alvenaria se estabiliza se estiver devidamente aprumada.

Diferentes tipos de construção podem utilizar a alvenaria como modelo construtivo. Desde casas e edificações, até churrasqueiras, piscinas, fontes e poços artesianos.

As funções que a alvenaria pode ter dependerá de onde ela é construída e qual o propósito dela. São algumas funções gerais:

  1. Estética (dependendo de como ela é adotada e qual o tipo de bloco utilizado);
  2. Separação de ambientes;
  3. Isolamento termoacústico dos ambientes;
  4. Servir de base para revestimentos;
  5. Resistência contra ventanias;
  6. Delimitação de espaço.

Tipos de blocos de alvenaria

Os blocos que fazem parte da alvenaria podem ser de um ou diversos tipos. São exemplos de materiais:

  • Cerâmica: São os tipos mais comuns de blocos. Conhecidos também como tijolos, são feitos a partir da argila;
  • Concreto: Um tipo de bloco também muito utilizado em construções. São feitos com um rígido controle a partir do cimento Portland;
  • Concreto celular: São blocos leves em comparação aos outros tipos. São feitos a partir de materiais ricos em sílica, cal e/ou cimento;
  • Pedras: Podendo ser utilizados tanto de forma estrutural quanto de forma estética, são blocos comuns em construções modernas;
  • Vidro: Utilizado para fins estéticos, os blocos de vidro também contribuem para uma boa iluminação do ambiente;
  • Solo-cimento: Forma de bloco existente para reduzir os prejuízos socioambientais. Um tipo mais econômico e ecológico de construção;
  • Silício-calcário: Fabricados com cal e agregados finos de quartzo, são blocos de cor clara com alta resistência à compressões;
  • Ecológicos: Vão desde tijolos feitos a partir de garrafas pet até materiais biodegradáveis. Geralmente usam menos ou nenhuma quantidade de argamassa.

Tipos de alvenaria

Agora que você sabe um pouco mais sobre os tipos de blocos que podem fazer parte desse sistema construtivo, é hora de entender um pouco mais sobre os tipos de alvenaria.

A alvenaria pode ser dividida em três tipos:

  • Vedação;
  • Estrutural;
  • Embasamento.

Alvenaria de vedação

Fonte: Repositório UFSC

Sistema construtivo que se baseia na utilização de alvenaria como fator de vedação, como o próprio nome já se refere.

Chamada também de alvenaria convencional, utiliza-se vigas ou pilares de concreto armado/estrutura metálica para sustentação durante o processo de construção.

Possui um custo final maior se comparada aos outros tipos de alvenaria, justamente por utilizar mais argamassa e ter como consequência um tempo maior de execução (maior número de diárias de profissionais).

A alvenaria de vedação possui algumas vantagens como:

  1. Possui grande durabilidade em relação aos outros modelos construtivos;
  2. Mais comum entre os clientes;
  3. Deixa permissão para reformas futuras.

Alvenaria estrutural

Fonte: Fórum da Construção

A alvenaria estrutural tem como modelo construtivo a utilização de blocos assentados e aprumados no tocante a infraestrutura da construção.

Diferente da alvenaria de vedação, a propriamente dita não permite fazer reformas no local com facilidade.

Por construções desse tipo não possuírem vigas nem pilares, o fato acima se justifica pela dificuldade em se fazer alterações nas plantas, devido às paredes possuírem função de sustentação.

Apesar disso, esse sistema possui algumas vantagens, como por exemplo:

  1. Economia de custos por evitar desperdícios;
  2. Execução simples;
  3. Custo com argamassa reduzido se comparada à alvenaria de vedação.

Alvenaria de embasamento

Fonte: Facebook

Um tipo específico de alvenaria que tem o propósito de atuar em terrenos desnivelados, auxiliando no processo de nivelamento.

Podendo ter blocos exclusivos de cerâmica ou concreto devido às suas resistências elevadas, a alvenaria de embasamento fica geralmente acima das vigas baldrame.

O orçamento de uma alvenaria de embasamento é feito de forma diferente dos outros tipos. É calculado a partir do volume (m³), levando em conta o perímetro da fundação multiplicado pela altura e espessura da alvenaria.