Certamente você já deve ter se perguntado o que é e quais sãos os tipos de alvenaria na construção civil e como que essa coisa funciona.
Basicamente a alvenaria é um sistema construtivo onde a estrutura possui um conjunto de blocos unidos entre si, seja através de argamassa ou outra forma de fixação.
Tendo normalmente a junção dos blocos a partir da argamassa, uma “cola” feita a partir da mistura de areia, cal, cimento e água, a alvenaria se estabiliza se estiver devidamente aprumada.
Diferentes tipos de construção podem utilizar a alvenaria como modelo construtivo. Desde casas e edificações, até churrasqueiras, piscinas, fontes e poços artesianos.
As funções que a alvenaria pode ter dependerá de onde ela é construída e qual o propósito dela. São algumas funções gerais:
[su_quote]
- Estética (dependendo de como ela é adotada e qual o tipo de bloco utilizado);
- Separação de ambientes;
- Isolamento termoacústico dos ambientes;
- Servir de base para revestimentos;
- Resistência contra ventanias;
- Delimitação de espaço.[/su_quote]
[su_button url=”https://amzn.to/3h9lokn” target=”blank” background=”#16AF28″ center=”yes” icon=”icon: amazon”]Ver Outros Livros[/su_button]
Tipos de alvenaria: BLOCOS
Os blocos que fazem parte da alvenaria podem ser de um ou diversos tipos. São exemplos de materiais:
[su_quote]
- Cerâmica: São os tipos mais comuns de blocos. Conhecidos também como tijolos, são feitos a partir da argila;
- Concreto: Um tipo de bloco também muito utilizado em construções. São feitos com um rígido controle a partir do cimento Portland;
- Concreto celular: São blocos leves em comparação aos outros tipos. São feitos a partir de materiais ricos em sílica, cal e/ou cimento;
- Pedras: Podendo ser utilizados tanto de forma estrutural quanto de forma estética, são blocos comuns em construções modernas;
- Vidro: Utilizado para fins estéticos, os blocos de vidro também contribuem para uma boa iluminação do ambiente;
- Solo-cimento: Forma de bloco existente para reduzir os prejuízos socioambientais. Um tipo mais econômico e ecológico de construção;
- Silício-calcário: Fabricados com cal e agregados finos de quartzo, são blocos de cor clara com alta resistência à compressões;
- Ecológicos: Vão desde tijolos feitos a partir de garrafas pet até materiais biodegradáveis. Geralmente usam menos ou nenhuma quantidade de argamassa.[/su_quote]
Tipos de alvenaria
Agora que você sabe um pouco mais sobre os tipos de blocos que podem fazer parte desse sistema construtivo, é hora de entender um pouco mais sobre os tipos de alvenaria.
A alvenaria pode ser dividida em três tipos:
[su_quote]
- Vedação;
- Estrutural;
- Embasamento.[/su_quote]
Tipos de alvenaria 1: VEDAÇÃO
Fonte: Repositório UFSC
Sistema construtivo que se baseia na utilização de alvenaria como fator de vedação, como o próprio nome já se refere.
Chamada também de alvenaria convencional, utiliza-se vigas ou pilares de concreto armado/estrutura metálica para sustentação durante o processo de construção.
Possui um custo final maior se comparada aos outros tipos de alvenaria, justamente por utilizar mais argamassa e ter como consequência um tempo maior de execução (maior número de diárias de profissionais).
A alvenaria de vedação possui algumas vantagens como:
-
Possui grande durabilidade em relação aos outros modelos construtivos;
-
Mais comum entre os clientes;
-
Deixa permissão para reformas futuras.
Tipos de alvenaria 2: ESTRUTURAL
Fonte: Fórum da Construção
A alvenaria estrutural tem como modelo construtivo a utilização de blocos assentados e aprumados no tocante a infraestrutura da construção.
Diferente da alvenaria de vedação, a propriamente dita não permite fazer reformas no local com facilidade.
Por construções desse tipo não possuírem vigas nem pilares, o fato acima se justifica pela dificuldade em se fazer alterações nas plantas, devido às paredes possuírem função de sustentação.
Apesar disso, esse sistema possui algumas vantagens, como por exemplo:
-
Economia de custos por evitar desperdícios;
-
Execução simples;
-
Custo com argamassa reduzido se comparada à alvenaria de vedação.
Tipos de alvenaria 3: EMBASAMENTO
Fonte: Facebook
Um tipo específico de alvenaria que tem o propósito de atuar em terrenos desnivelados, auxiliando no processo de nivelamento.
Podendo ter blocos exclusivos de cerâmica ou concreto devido às suas resistências elevadas, a alvenaria de embasamento fica geralmente acima das vigas baldrame.
O orçamento de uma alvenaria de embasamento é feito de forma diferente dos outros tipos. É calculado a partir do volume (m³), levando em conta o perímetro da fundação multiplicado pela altura e espessura da alvenaria.