Saiba quando você deve consultar um ortopedista

Saiba quando você deve consultar um ortopedista

Se você recentemente se machucou ou está sentindo dores crônicas, é hora de consultar um médico. Você pode estar se perguntando se vale a pena uma visita ao seu clínico geral ou se ir direto a um especialista é a resposta. Dependendo de sua lesão específica ou problema de saúde, entretanto, ir diretamente a um especialista – como os médicos ortopedistas – pode economizar tempo e dinheiro.

Um médico de atenção primária é importante para a prevenção e manutenção da saúde em longo prazo, além do diagnóstico e tratamento imediatos. No caso de um problema de saúde ou lesão que requeira cuidados especializados, um clínico geral coordena os cuidados para o tratamento especializado de seus pacientes. Estabelecer um médico de cuidados primários para si mesmo é útil no sentido de que você terá alguém bem versado em seu histórico médico, caso precise de mais orientações para tratamento especializado. (Academia Americana de Médicos de Família)

Ortopedia

Embora seu médico deva estar familiarizado com o panorama geral de sua saúde, ele pode não ter experiência para tratar com eficácia certas condições. Nesses casos, convém passar um tempo com um especialista, alguém como um médico ortopédico. Como o nome sugere, um especialista concentra-se em uma área da medicina e possui um conhecimento e compreensão mais profundos das condições que não são tratadas na atenção primária.

Um médico ortopédico é especialista no tratamento do sistema musculoesquelético. O sistema musculoesquelético é composto de ossos, articulações, tendões, músculos, nervos, ligamentos e cartilagem. Os médicos ortopedistas tratam as lesões do sistema músculo esquelético por meios cirúrgicos e não cirúrgicos e o ajudarão a decidir o curso correto de tratamento.

Sinais de que você precisa consultar um especialista em ortopedia

Quando é a hora de consultar um especialista ortopédico? Se você já estabeleceu o atendimento primário e está experimentando sintomas que apontam para uma lesão musculoesquelética, você economiza tempo e dinheiro indo diretamente a um especialista em ortopedia em vez de consultar primeiro o seu médico de atendimento primário. Você pode pedir uma referência ao seu médico ou encontrar um especialista através da sua rede se estiver apresentando sintomas como:

  • Uma lesão de tecido mole que não melhorou em 48 horas
  • Dor crônica nas articulações e nos ossos, especialmente em lugares como pescoço, joelho, cotovelos e / ou costas
  • Rigidez e redução da amplitude de movimento nas articulações
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias como resultado desses sintomas

O que esperar da sua consulta ortopédica

Depois de decidir consultar um especialista ortopédico, aqui está o que você pode esperar de sua visita:

  • Papelada – como em qualquer consulta médica pela primeira vez, espere preencher papéis relacionados aos seus sintomas, histórico médico e plano de saúde (se for na rede particular). Seu médico pode ajudar fornecendo documentação de condições e tratamentos anteriores.
  • Exame – seu ortopedista começará por conhecê-lo como paciente e conhecer seu histórico médico. Em seguida, eles examinarão as áreas que estão causando dor ou desconforto. O exame pode incluir testes para coisas como força dos membros e amplitude de movimento.
  • Testes adicionais – se o seu especialista em ortopedia não conseguir diagnosticar o problema por meio do exame inicial, ele pode solicitar testes adicionais, como raios-x e ressonâncias magnéticas para identificar melhor o problema.
  • Plano de tratamento – assim que seu ortopedista diagnosticar o problema, o tratamento pode começar. Muitas lesões que os ortopedistas tratam podem ser tratadas com tratamentos não invasivos, como medicamentos orais ou injetáveis, exercícios em casa e fisioterapia. Seu especialista criará um plano de tratamento sob medida para você, incluindo planos para tratamento cirúrgico, se necessário.