Seis coisas que você precisa saber sobre o Instagram

Se você entrou neste texto, é porque sabe como o Instagram pode melhorar o seu negócio e fortalecer a sua marca. Contudo, para que isso funcione, é necessário que seus clientes o encontrem na plataforma. Do contrário, de nada vai adiantar ter um perfil nas redes sociais.

Por mais que pareça simples, criar conteúdo no Instagram vai muito além de postar fotos e vídeos curtos. É preciso aplicar boas estratégias para que seus posts tenham uma boa visibilidade e fortaleçam a sua marca. Aliás, existem pessoas que apostam na estratégia de comprar curtidas no Instagram para aumentar a credibilidade e suas vendas.

Além disso, é preciso criar uma boa relação com seu público, pois postar conteúdo sem interagir com os seguidores não é nada eficiente. Inclusive, fazer posts dessa forma é basicamente “enfiar o seu produto goela abaixo”. Ou seja, você só se preocupa em falar de si próprio e do seu produto, sem se importar com seu público. Se seu jeito de agir é esse, mude, pois seu modo de trabalhar está errado.

Nos próximos parágrafos, serão explicadas seis coisas que você precisa saber sobre o Instagram. Dessa forma, você terá boas informações para a expansão de sua marca na plataforma.

1) O sucesso no Instagram leva tempo

Para fazer sucesso em qualquer rede social, é preciso ser paciente e muito insistente. Ou seja, você não fará sucesso da noite para o dia e nem ganhará seguidores por mágica. É necessário postar conteúdos com frequência, falar muito bem de seus produtos e, aos poucos, conquistar o seu público.

Portanto, é preciso ter calma, fazer o seu trabalho da melhor forma possível e valorizar cada pequena conquista. Assim, você terá resiliência o suficiente para lidar com todas as questões que envolvem o trabalho nas redes sociais.

2) É preciso entender o algoritmo do Instagram

Para obter sucesso no Instagram, é necessário entender o funcionamento dele. Por isso, é muito importante compreender o algoritmo da plataforma e ver como ele trata cada post. Basicamente, o algoritmo do Instagram se resume a um conceito simples: ele não é seu inimigo e nem seu amigo, ele simplesmente visa o lucro.

Ou seja, o Instagram está pouco se lixando para quem você é ou deixa de ser, ele só quer saber se seu conteúdo gera engajamento ou não. Basicamente, para que seu conteúdo dê lucro, é necessário que seus posts façam as pessoas ficarem mais tempo na plataforma. Assim, mais anúncios serão vistos e mais dinheiro será ganho pelo Instagram.

Visando ganhar dinheiro, o algoritmo analisa o comportamento de cada usuário e faz uma entrega personalizada. Ou seja, ele envia anúncios e posts atrelados aos conteúdos que o usuário procura. Dessa forma, ele consegue manter as pessoas na plataforma por mais tempo.

Ao entender isso, você perceberá que, ao criar os conteúdos certos, o algoritmo fará questão de mostrá-los ao seu público. Entretanto, fazer um bom conteúdo não é o bastante para obter sucesso.

Além do conteúdo de qualidade, é preciso escolher o melhor horário possível para fazer os posts. Nesse caso, seria interessante utilizar o Instagram Insights e verificar em quais horários seu público entra na plataforma. Assim, você fará seus posts em um horário interessante para sua página.

3)   Conheça o perfil de seu público

Para vender algo no Instagram, é importante saber quem será beneficiado com o seu produto. Ou seja, é necessário conhecer o perfil de seus clientes e direcionar seus posts para eles. Nunca tente vender um produto para todo tipo de pessoa, pois, no fim das contas, você não venderá nada para ninguém.

É necessário mapear o gênero, a idade e, principalmente, o comportamento de seus seguidores. Ademais, é preciso saber o que elas fazem nas horas vagas, o que gostam de comprar e de fazer, entre outras coisas.

Ao entender essas informações, será possível padronizar a comunicação de sua página e direcionar os seus posts. Assim, haverá uma boa chance de aumento em suas vendas, pois o produto mostrado em seu Instagram estará ligado a um público específico.

4)   Mostre que você é a solução de um problema

Postar apenas a foto e o preço de seus produtos não trará resultados consistentes. Você até pode fazer algumas vendas, porém, essa estratégia não será rentável a longo prazo. É preciso mostrar para as pessoas que você é a solução que elas buscam. Dessa forma, elas terão um motivo para comprar seus produtos.

Seus posts devem ser atraentes, incentivar as pessoas a engajarem e mostrar que elas precisam de você. Assim, será possível captar mais clientes para sua empresa. Nos itens abaixo, você verá algumas dicas sobre como criar conteúdo de forma prática. Dessa forma, será possível captar clientes em todas as etapas de suas vendas.

Sequência de postagens

A seguir, veja um plano de ação para fazer 10 posts no Instagram:

  • Posts para inspirar: faça, ao menos, duas postagens com frases inspiradoras. De preferência, mostre depoimentos de clientes que compraram seus produtos e ficaram muito satisfeitos. Assim, seus seguidores criaram uma certa conexão com você;
  • Posts para entreter: faça, ao menos, dois posts de memes. Obviamente, os memes devem ter um contexto dentro de seu negócio. Esse tipo de postagem é leve e faz as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem. Ou seja, os memes são verdadeiros imãs de engajamento;
  • Posts para educar: esse tipo de post é o mais importante. É preciso fazer, ao menos, quatro posts desse tipo. Nesse tipo de postagem, é preciso solucionar os problemas de seu público. Aliás, são esses posts que mostram que seu produto é aquilo que as pessoas buscam. Além disso, essa é a hora ideal para ensinar as pessoas a usarem o que você vende. Em suma, são esses posts que geram captação de clientes;
  • Posts para vender: vender um produto a todo momento é muito cansativo para quem assiste. Portanto, é necessário fazer a venda no momento certo. Aqui, serão feitos dois posts, porém, com alta importância. Se a pessoa já se interessou pelo seu conteúdo, são os posts de venda que a levaram a confirmar a compra.

5)   É importante organizar os seus posts

Um bom modo de organizar seus posts é criar uma espécie de “linha editorial”. Ou seja, é interessante separar seus conteúdos por temas específicos, semelhante a um jornal. Nesse caso, da mesma forma que um periódico de notícias tem várias categorias, como Cidade, Polícia, Cultura, Política e Mundo, sua página pode ter categorias de acordo com aquilo que você vende.

Por exemplo, se você trabalha com moda, você pode criar categorias como “Dicas de Moda”, “Como Usar seus Produtos”, “Coisas que toda mulher deveria saber”, entre outros. Ao organizar sua página assim, seus seguidores saberão exatamente o que será encontrado. Isso tornará a sua página muito mais atrativa.

6)   Entenda o comportamento de quem compra

Em muitos casos, as pessoas rejeitaram o seu produto em um primeiro momento. Por isso, é muito importante ter paciência na hora de “vender o seu peixe”, seja no Instagram ou em qualquer outro local. Afinal de contas, muitas pessoas sequer percebem que realmente precisam do seu produto.

Portanto, ao iniciar uma venda, é preciso ter uma boa argumentação. Aliás, você deve deixar bem claro o quanto seu produto pode ser útil para aquela pessoa. Dessa forma, ela entenderá o quanto aquela compra pode ser valiosa. A partir daí, haverá uma boa chance de você vender o seu produto, pois o cliente percebeu a importância dele.

Comentários estão fechados.