Sinais que indicam a hora de comprar pneus novos

Sinais que indicam a hora de comprar pneus novos

Você sabe quais os sinais que indicam a hora de comprar pneus novos? 

Neste artigo, abordaremos quais os detalhes, que não podem passar despercebidos quando se trata do cuidado e segurança dos pneus do seu veículo, a fim de evitar acidentes perigosos na estrada e danos ao mesmo.

A maioria dos motoristas raramente passa muito tempo pensando na saúde de seus pneus. O fato de os pneus serem tão frequentemente esquecidos é muito lamentável, pois eles desempenham um papel fundamental na segurança e no desempenho dos carros.

Manter a pressão adequada dos pneus e sua saúde pode melhorar drasticamente o desempenho de manuseio e frenagem. Por exemplo, a pressão dos pneus deve ser verificada a cada 30 dias, é preciso utilizar pneu adequado para o inverno e climas mais quentes, pneus adequados para as vias em que trafega (rural e urbana), entre outros.

Ou seja, antes de visitar uma loja de pneus novos em Goiânia é preciso ter em mente o tipo de pneu que precisa e se, realmente, está na hora de comprar pneus novos para o seu veículo.

7 Sinais que indicam a hora certa de comprar pneus novos para seu carro

A seguir, confira os sinais que indicam a hora certa de comprar pneus novos para seu veículo:

Pressão de ar em queda

Se o seu pneu está perdendo pressão de ar com frequência, antes dos 30 dias indicados. Isso pode ser um sinal de um pequeno vazamento.

Banda de rodagem baixa

Naturalmente, quando o piso de seus pneus fica muito baixo, é hora de comprar pneu novo. Uma maneira fácil de ver se o seu piso está muito baixo é o teste da moeda. 

Coloque uma moeda de R$ 1 nas ranhuras entre as bandas de rodagem de seus pneus. 

Se você ainda pode ver o topo da cabeça da figura que aparece na moeda, então o piso é muito raso e está na hora de colocar os pneus novos.

Desgaste irregular da banda de rodagem

Haverá casos em que a banda de rodagem de um pneu se desgasta em taxas diferentes. 

Às vezes, partes de um pneu podem parecer perfeitamente bem, enquanto outras partes estão desgastadas nos cabos. O desgaste irregular dos pneus pode ser resultado de pneus inflados incorretamente, rodas desalinhadas ou até mesmo peças da suspensão danificadas.

Vibrações ou ruídos estranhos

Ruídos e vibrações estranhos ou excessivos provenientes de seus pneus, mesmo em estradas lisas, podem ser um indicador de uma infinidade de problemas, desde peças de suspensão desgastadas até mau alinhamento das rodas e pneus inflados incorretamente.

Independentemente disso, é um sinal de que algo está errado com seu carro e você provavelmente deve ter seu carro examinado por um mecânico. O problema que causa a vibração pode ter danificado o pneu ou causado desgaste irregular do piso, o que significa que eles podem ter que ser substituídos.

Bolha ou protuberância na lateral

Às vezes, bolhas podem se desenvolver nas laterais ou mesmo nas roscas dos pneus. As bolhas podem ser causadas por defeitos de produção, mas também podem ser o resultado da entrada de ar entre as várias camadas internas do pneu. De qualquer forma, é hora de comprar pneu novo.

Rachaduras

Se a borracha em seus pneus rachar, é hora de comprar pneus novos. As rachaduras são um sinal de que a borracha está degradada, o que pode ser devido à idade ou uso inadequado.

Data de fabricação e validade

Se você possui um carro há muito tempo e os pneus não foram trocados, provavelmente é hora de um novo jogo, mesmo que pareça que ainda há muito piso. De acordo com a loja de pneus Michelin, a maioria dos fabricantes de veículos recomenda a substituição dos pneus a cada seis anos, enquanto os fabricantes de pneus recomendam um novo conjunto após 10 anos (levando em consideração os hábitos de condução, estradas que trafegam e cuidados com o material).

No entanto, mesmo que a data de validade e fabricação do pneu ainda esteja dentro do prazo, o condutor precisa ter em mente que não são apenas esses fatores que indicam o momento de troca, ou seja, mesmo que o pneu seja novo, caso haja danos será imprescindível realizar a troca para pneus novos no veículo.

 

Veja também A baixa calibragem dos pneus: Guia sobre cuidados com pneus

Compartilhar