Dicas

Sobrenomes italianos elegíveis que podem pedir cidadania: lista completa

Se você tem ascendência italiana, pode ser que tenha direito à cidadania italiana. Uma das maneiras de obter a cidadania italiana é através do sobrenome. 

Existem sobrenomes italianos que podem pedir cidadania, e se o seu sobrenome estiver na lista, você pode ter direito à cidadania italiana.

Para verificar se o seu sobrenome está na lista de sobrenomes italianos que podem pedir cidadania, você deve primeiro ter certeza de que o seu sobrenome é de origem italiana. 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de adquirir cidadania italiana através de sobrenomes que não parecem tipicamente italianos, mas a verdade é que existem muitos sobrenomes italianos que não seguem os padrões típicos de grafia ou pronúncia.

Uma vez que você tenha confirmado que o seu sobrenome é de origem italiana, você pode verificar se ele está na lista de sobrenomes italianos que podem pedir cidadania. 

Se o seu sobrenome estiver na lista, você pode ter direito à cidadania italiana e pode começar a dar sequência nas próximas etapas para obter a sua cidadania.

Sobrenomes italianos que podem pedir cidadania

A Itália é um país que oferece aos seus descendentes a oportunidade de obter a cidadania italiana, mesmo que eles vivam em outro lugar do mundo. Se você possui um sobrenome italiano em sua árvore genealógica, pode ter direito à cidadania italiana. Por isso, é importante conhecer os sobrenomes italianos que podem pedir cidadania.

Requisitos para pedir cidadania

Antes de começar a solicitar a cidadania italiana, você precisa atender a alguns requisitos. Você precisa ter um ancestral italiano, seja ele seu pai, mãe, avô ou avó. Além disso, é necessário que essa pessoa não tenha renunciado à cidadania italiana antes do nascimento do seu descendente. Se essa pessoa renunciou à cidadania italiana antes do nascimento do seu descendente, você não terá direito à cidadania italiana.

Lista de sobrenomes italianos

Existem muitos sobrenomes italianos que podem pedir cidadania. Alguns desses sobrenomes são: Colombo, Ferrari, Rossi, Bianchi, Pichler, Kogler, Tomasi, Moro, Moretti, Sartori, Pavan, Favre, Vitali, Marini, Testa, Grieco, Barbieri, Venturi, Gallo, Bianco, Mancini, Ricci, Sana, Piras, Melis, Serra, Romeo, Perri, Ferraro, Pugliesi, Di Carlo, Di Pietro, Rosati, Gori, Baldi, Parodi, Longo, Leone, Coppola e Rizzo.

Como comprovar a descendência

Para comprovar a sua descendência italiana, você precisará coletar documentos que comprovem a sua árvore genealógica. Você precisará de certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os seus antepassados italianos. Além disso, você precisará de documentos que comprovem a sua relação com esses antepassados, como certidões de nascimento e casamento.

Uma vez que você tenha todos os documentos necessários, você precisará traduzi-los para o italiano e autenticá-los. Depois disso, você poderá solicitar a cidadania italiana ao consulado italiano mais próximo de você.

Lembre-se de que o processo de solicitação de cidadania italiana pode ser demorado e complicado. No entanto, se você tiver paciência e perseverança, poderá conseguir a sua cidadania italiana e desfrutar de todos os benefícios que ela oferece.

Documentos necessários

Para solicitar a cidadania italiana, é necessário reunir uma série de documentos. Os documentos necessários podem variar dependendo do país de origem do requerente e do país de destino. Nesta seção, vamos falar sobre os documentos necessários para solicitar a cidadania italiana.

Documentos do país de origem

Os documentos do país de origem são aqueles que comprovam a descendência italiana do requerente. Os documentos necessários podem variar dependendo da situação do requerente. Em geral, são necessários os seguintes documentos:

  • Certidões de nascimento, casamento e óbito dos antepassados italianos;
  • Certidão de casamento dos antepassados italianos, se o requerente for filho de mãe italiana;
  • Certidão de naturalização dos antepassados italianos, se eles se naturalizaram em outro país;
  • Documentos que comprovem a relação de parentesco entre o requerente e os antepassados italianos.

É importante ressaltar que todos os documentos devem ser apostilados e traduzidos para o italiano.

Documentos do país de destino

Os documentos do país de destino são aqueles que comprovam a identidade e a residência do requerente no país onde está sendo feita a solicitação da cidadania italiana. Os documentos necessários podem variar dependendo da situação do requerente. Em geral, são necessários os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento em inteiro teor;
  • Certidão de casamento em inteiro teor, se for casado;
  • Certidão de divórcio em inteiro teor, se for divorciado;
  • Certidão de óbito do cônjuge, se for viúvo;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência.

É importante ressaltar que todos os documentos devem estar atualizados e em bom estado de conservação. Além disso, é necessário que os documentos estejam apostilados e traduzidos para o italiano.

Processo de solicitação

Se você é descendente de italianos e deseja solicitar a cidadania italiana, existem alguns passos que você precisa seguir. Nesta seção, vamos falar sobre onde solicitar a cidadania, tempo de espera e custo do processo.

Onde solicitar a cidadania

Para solicitar a cidadania italiana, você pode fazer isso diretamente no Consulado Italiano ou na Embaixada Italiana no Brasil. É importante lembrar que você precisa agendar um horário antes de ir ao Consulado ou Embaixada.

Tempo de espera

O tempo de espera para o processo de solicitação de cidadania italiana pode variar de acordo com o Consulado ou Embaixada Italiana no Brasil. Em média, o processo pode levar de 6 meses a 2 anos. É importante lembrar que o tempo de espera pode ser maior se houver problemas com a documentação.

Custo do processo

O custo do processo de solicitação de cidadania italiana também pode variar de acordo com o Consulado ou Embaixada Italiana no Brasil. Em média, o custo pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00. É importante lembrar que o custo pode ser maior se houver problemas com a documentação.

Para saber mais sobre os documentos necessários para solicitar a cidadania italiana, consulte o Consulado ou Embaixada Italiana no Brasil. Lembre-se de que o processo pode ser demorado e caro, mas se você tem direito à cidadania italiana, pode valer a pena o esforço. Boa sorte!

Mauricio Nakamura

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site STE (Setor Energético), onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo