4 dicas para começar uma rotina saudável

4 dicas para começar uma rotina saudável

Manter uma rotina saudável não é uma tarefa fácil, ainda mais na correria do cotidiano, com trabalho, faculdade, cuidado com os filhos e outros afazeres. No meio dessas atividades, é preciso sempre parar e lembrar que os cuidados com a saúde bucal e com a saúde do corpo e da mente são fundamentais para uma maior qualidade de vida.

Neste sentido é muito importante contar uma série de acompanhamentos e também de atendimentos profissionais que podem te ajudar a desenvolver tais hábitos.

Quanto à saúde bucal, um bom plano odontológico pessoa física é um aliado e tanto para atendimentos de prevenção e de estética.

Neste artigo abordaremos dicas de como manter uma rotina saudável para o organismo, além dos benefícios de cultivar esse tipo de atitude.

O que é uma rotina saudável?

Rotina saudável significa um cotidiano na qual a pessoa consegue praticar hábitos saudáveis e que geram benefícios para o corpo.

Além do corpo, a mente e as emoções também são cuidadas, bem como há maior atenção aos aspectos alimentares, desenvolvimento de hobbies e atividades físicas, de modo a alcançar mais qualidade de vida e equilíbrio entre as esferas sociais, profissionais e pessoais.

Todo esse processo de desenvolvimento de uma vida saudável traz qualidade de vida e bem-estar.

Entre os cuidados podemos ressaltar a prevenção do desgaste mental ou da síndrome de Burnout, que é o esgotamento emocional e a melhoria do condicionamento físico.

Por isso, uma das formas de começar a desenvolver hábitos saudáveis é planejar e organizar de forma adequada todos os afazeres do dia, para que haja o controle da rotina e as atividades sejam desenvolvidas de forma mais organizada e efetiva.

No tópico abaixo falaremos sobre algumas dicas para uma rotina saudável, como a consulta periódica ao dentista do convênio dentário, hidratação constante, entre muitos outros assuntos.

Dicas para ter uma rotina saudável

Ter uma rotina saudável significa alterar de forma significativa como está a vida atual, principalmente quando alguns comportamentos maléficos são constantes.

Esses ajustes são fundamentais para entender o que deve ser alterado, o que pode ser mantido e aqueles que só precisam ser reduzidos e melhor organizados.

Para isso, é importante procurar entender como está a sua vida e sua rotina atual.

Algumas perguntas que podem ser feitas para tal levantamento, contribuindo com a identificação e as mudanças são:

  • Tenho uma boa noite de sono?
  • Tomo água regularmente?
  • Faço exercícios periodicamente?
  • Minha alimentação é equilibrada?
  • Despendo tempo para cuidar de mim?
  • Realizo tarefas de lazer e socialização?

Talvez você responda essas perguntas com sim e, nesse caso, parabéns, você possui uma rotina mais saudável, que talvez só precise de poucos ajustes e organização. Mas, para aqueles que disseram não, há algumas formas de fazer a adaptação da rotina.

  • Crie rotinas com cronogramas

O primeiro passo é sempre buscar um profissional, nutricionista, condicionador físico ou clínico geral. Essas consultas te trarão o norte sobre o que fazer e quais as necessidades do seu organismo.

Em seguida, é preciso criar uma rotina com cronogramas.

Essas pequenas tabelas te ajudarão a definir quando você vai comer, se exercitar e até beber água, organizando a semana e facilitando a inclusão de novos hábitos.

  • Vá com calma e estabeleça metas

O processo de transição é complicado, por isso, vá com calma e mude um hábito por vez, pois, caso contrário você pode desanimar e acabar desistindo da jornada.

Lembre-se que o processo também é muito importante. Por isso, mude a alimentação, em seguida coloque exercícios físicos e depois inclua visitas regulares aos médicos – como nutricionistas e dentistas do convênio dental.

Um método de minimizar o desanimo, que pode surgir na adesão de novas práticas é estipular mini-metas para o objetivo final, esclarecendo quais mudanças deverão ser feitas.

Por exemplo, é mais fácil perder 2kg por semana do que já estimular o valor de medidas que precisa reduzir durante o ano, tornando a meta mais palpável. Outra dica nesse contexto é estabelecer premiações a cada objetivo alcançado.

  • Tenha uma boa noite de sono (e crie uma rotina para isso)

Um dos pilares para uma vida saudável é manter uma noite de sono regular. Afinal, quando a noite não é boa muitos problemas podem decorrer disso como: sonolência, desatenção e maior nível de estresse.

Para que o sono seja de qualidade é importante construir um ritual para tal. Por isso, relaxe, tome um banho quente, se distancie de aparelhos eletrônicos e tente dormir em um quarto escuro.

Também é importante evitar cafeína e bebidas que contenham álcool ao final do dia e próximo a hora de dormir.

  • Pratique atividades físicas

A prática da atividade física é muito importante para o corpo e deve ser constante para quem busca uma rotina saudável.

Além de contribuir para o corpo, essas atividades geram sensação de bem-estar e garantem que a saúde bucal esteja em dia, já que fortalecem os dentes.

Os exercícios são variados e a dica é escolher um que te agrade e respeite seus limites.

Algumas opções de práticas são:

  • Corrida;
  • Dança;
  • Caminhada;
  • Natação;
  • Musculação.

Manter uma rotina saudável pode não parecer uma tarefa fácil, pois é preciso prestar atenção em variados detalhes, entretanto, esses cuidados permitem uma maior qualidade de vida e podem ser alcançados com ações de estímulo e disciplina.

Criar cronogramas, se hidratar, comer bem e visitar regularmente os médicos como os dentistas do convênio dentista permitirão que no dia agitado, doenças e mal-estares não sejam constantes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.