5 dicas de como mobiliar uma casa pequena

5 dicas de como mobiliar uma casa pequena

Mobiliar uma casa é sempre um grande desafio. Se a residência for pequena, essa tarefa pode se tornar ainda mais complicada, afinal, muitos pensam que, para ter uma decoração dos sonhos, é necessário ter cômodos bem espaçosos.

No entanto, mesmo a realidade da maioria das pessoas não sendo essa, isso não inviabiliza o sonho de ter uma linda decoração. Independentemente do espaço disponível, para deixar sua casa com um visual digno de revista, basta escolher os móveis adequados. Um guarda-roupa pequeno é um bom exemplo.

Pensando nisso, criamos uma lista com cinco dicas de como mobiliar uma casa pequena que podem te ajudar bastante nessa tarefa. Confira a seguir!

1.  Utilize prateleiras e nichos

Aproveitar o espaço das paredes é fundamental para quem tem casa pequena. É possível fazer isso com o uso de prateleiras e nichos que, além de serem itens que otimizam o espaço do cômodo, decoram o ambiente.

Uma das principais vantagens de usar esses itens em espaços pequenos é que eles não são tão profundos. Com isso, podem ser utilizados para organizar diversos objetos sem sobrecarregar o cômodo, como acontece com os móveis maiores.

Por esse motivo, as prateleiras e os nichos são indispensáveis para casas pequenas, visto que economizam um espaço valioso. Ademais, uma boa sugestão é utilizá-los em cozinhas e banheiros, já que boa parte dos utensílios destes dois ambientes deve ser de fácil acesso.

2.  Opte por móveis que possuem ângulos retos

Além de serem versáteis e agradarem aos mais variados gostos e estilos, os móveis com ângulos retos transmitem uma sensação de leveza ao ambiente, essencial para uma casa pequena.

O ideal é optar por tons mais claros, visto que eles passam a ideia de um ambiente maior. No entanto, se você é uma pessoa que prefere uma decoração mais rústica, os móveis amadeirados também são uma ótima opção.

A ideia principal é seguir o formato proposto pelos ângulos retos, pois, assim, haverá uma boa harmonização visual, possibilitando maior liberdade e mais espaço na hora de escolher outros itens para compor o cômodo.

3.  Invista em móveis planejados

Os móveis planejados costumam ser uma das melhores opções para mobiliar casas pequenas, pois, ao contrário da mobília padronizada, vendida nas lojas, eles são feitos sob medida e permitem o total aproveitamento do espaço.

Além disso, uma das vantagens é que eles são feitos pensando na necessidade de cada um. Dessa forma, se você possui uma coleção de sapatos, por exemplo, o projeto do seu quarto planejado pode incluir uma sapateira adequada.

Há diversas alternativas de móveis planejados que são ótimas para casas pequenas. Um bom exemplo são os itens embutidos, que otimizam o espaço do ambiente, proporcionando uma área perfeita para armazenar roupas e outros objetos.

Portanto, se o objetivo é otimizar o espaço sem abrir mão da beleza, investir nesse recurso em cômodos como quarto, cozinha e banheiro, certamente, irá garantir um ótimo custo-benefício.

4.  Coloque um espelho na parede

O espelho costuma ser um item milagroso quando o assunto é decoração, pois, ele tem o poder de valorizar objetos, melhorar a iluminação e, principalmente, ampliar o ambiente.

Esse recurso pode ser utilizado de diversas maneiras, mas uma boa dica é ter uma parede coberta com espelhos, pois, além de dar estilo e glamour ao cômodo, o truque é excelente para aumentar o espaço.

A parede de espelho pode ser utilizada em lugares como a sala de jantar e o corredor ou até substituir a cabeceira da cama.

5.  Escolha móveis e acessórios transparentes

Seguindo a linha dos espelhos, os móveis e os acessórios transparentes possuem a mesma funcionalidade e podem ser utilizados em outros ambientes da casa.

Nesse caso, objetos como cadeiras de acrílico transparente, mesas com tampo de vidro e portas são excelentes ideias para deixar o local mais leve e espaçoso.