5 vantagens na compra e reforma de casas antigas

Se você está pensando em comprar um imóvel antigo e está em dúvidas sobre reforma de casas antigas e as vantagens dessa iniciativa, saiba que essa é uma ação que pode dar certo.

Além da valorização dos aspectos estéticos, uma reforma nas instalações elétricas e hidráulicas, optando por acessórios modernos, como as luminárias, lâmpadas de led e até mesmo a adaptação de ralo linear ou ralo oculto resultam em um ambiente funcional e prático, sem perder as características de uma casa antiga. 

Os imóveis antigos eram construídos em lotes maiores, pois as cidades ainda não eram tão urbanizadas, facilitando assim a venda de espaços maiores. As casas eram construídas com pé direito alto, cômodos maiores e com forros internos, além da construção do jardim externo, com plantas frutíferas e muitas flores. 

Portanto, a aquisição de uma casa antiga e a promoção de sua reforma, vai resultar em um espaço muito mais cômodo e funcional para abrigar você e sua família. Ou mesmo para se transformar numa excelente fonte de renda, ao optar pelo aluguel do imóvel. 

Sendo assim, veja abaixo quais as outras vantagens de reformar casas antigas. 

5 vantagens da reforma de casas antigas

1. Muito mais espaço a ser utilizado

Um dos grandes desafios das construções é a questão do espaço. Com a urbanização das cidades e o aumento da população, o crescimento vertical dos grandes centros tornou-se uma necessidade. Como resultado, os cômodos são cada vez menores e mais apertados. 

Uma das grandes vantagens de comprar uma casa antiga para reformar é ter muito mais espaço interno para morar, além de ter um quintal. Algo tão raro nos dias atuais, pois a prioridade das construções atuais é sempre em locais com pouco espaço. 

A reforma desses ambientes pode ser feita trocando o revestimento do piso de toda a casa, inclusive o acabamento do banheiro com suas instalações elétricas e hidráulicas. No entanto, não há como negar que os revestimentos antigos eram de altíssima qualidade e merecem ser preservados. 

Para que isso aconteça é importante contratar profissionais especializados em restauração, para que as peças sejam devidamente restauradas. É possível dar um toque especial nos ambientes, promovendo uma mistura das belezas antigas com o tom da modernidade.

O uso de acessórios mais modernos na iluminação e também para o sistema de drenagem da água, trazem maior funcionalidade para os espaços. Sem deixar de lado o auto valor dos acabamentos antigos. 

2. Cômodos mais confortáveis

Para enfrentar a oscilação da temperatura, é comum que as residências atuais sejam equipadas com ar condicionado.  As casas antigas possuem cômodos maiores, o que exige portas e janelas grandes. 

Como consequência, o conforto interno é muito maior. Além disso, os raios solares penetram com maior facilidade, deixando o ambiente iluminado, aquecido e muito mais resistente à presença de fungos e bactérias. 

Para os dias quentes, as grandes portas e janelas permitem maior circulação do ar, aliviando o calor. 

3. Ter um imóvel histórico

As casas antigas trazem consigo as marcas da história, seja pela arquitetura bem trabalhada ou mesmo pelo tempo da construção. Sendo assim, a aquisição de casas antigas para reformar além de promover uma moradia bastante agradável, lhe dará a oportunidade de ter um patrimônio histórico. 

É importante verificar se o imóvel tem algum registro na prefeitura da sua cidade como patrimônio histórico. Nesse caso, as reformas precisam respeitar as regras e somente poderão ser feitas mediante prévia autorização. 

É importante entender que essa medida não se trata de um controle, mas da preservação da história de uma determinada região. 

4. Custo de aquisição mais baixo

As casas antigas normalmente são mais em conta que as modernas. Os custos relacionados ao imóvel são bem mais baixos, uma vez que a construção é antiga e menos valiosa. O foco é no valor do terreno, se a localização é privilegiada o custo será mais alto. Uma característica bastante comum nas casas antigas. 

No entanto, é importante fazer uma avaliação cautelosa dessa ação para que a compra seja realmente vantajosa. Pois, mesmo que você não queira radicalizar na reforma, é certo que ela terá custos. 

Pode ser necessário comprar matérias próprio ou tipos de serviços como o jateamento e aplicação de óxido de alumínio, por exemplo.

5.  Ter uma construção bem estruturada

As casas antigas eram construídas com muito mais cuidado que as casas atuais, o que resultou em uma estrutura muito mais resistente. Portanto, ao optar pela compra de uma casa antiga e sua reforma, esse aspecto dificilmente deixa a desejar. 

Outra característica que também faz toda a diferença é a grossura das paredes nas construções antigas. Elas promovem melhor isolamento acústico entre os cômodos e consequentemente maior conforto. Sem falar no reforço da própria estrutura do imóvel. 

Conclusão

Se você está pensando em adquirir um imóvel, a compra de uma casa antiga pode ser uma boa opção diante de todas as vantagens apresentadas neste artigo. No entanto, é importante estar atento à necessidade de contratar profissionais especializados e capacitados para realização da reforma. 

Isso ajudará a ter um resultado muito mais bonito, deixando sua casa moderna e funcional sem interferir em sua beleza, estrutura e aspectos históricos tão importantes. 

Comentários estão fechados.