Dicas

Como se tornar um escritor melhor: 16 dicas de especialistas

Afinal, como se tornar um escritor melhor? Essa é uma pergunta que praticamente todos os grandes escritores já ouviram de alguém que pretende ingressar na área ou que já é escritor, mas não atingiu o patamar desejado.

Primeiramente, saiba que não há uma fórmula mágica de como se tornar um escritor melhor, mas existem algumas dicas que podem auxiliar a alcançar esse desejo.

Ser um escritor não é algo simples e fácil. Muitas vezes, a pessoa só tem esse desejo despertado depois de trabalhar muitos anos em outra área totalmente diferente.

Em contrapartida, há aquelas pessoas que desde o tempo de escola perceberam que o que realmente gostariam de fazer era ser escritor e se dedica a isso desde então.

Mas o que é preciso fazer para ser um bom escritor? Como melhorar as técnicas de redação para conquistar os leitores? Algumas dicas vamos ver a seguir.

16 dicas de como se tornar um escritor melhor

Antes de qualquer coisa vale deixar bem claro uma coisa: para ser um bom escritor é preciso muito esforço, dedicação e trabalho árduo.

Aquela história de fazer sucesso repentinamente e ganhar rios de dinheiro não é verdade. Tenha atenção com relação a isso.

O que você pode fazer é buscar informações de como se tornar um escritor melhor. Não há uma receita simples e fácil para seguir, mas com as dicas que selecionamos certamente você conseguirá obter melhores resultados:

1- Encare a escrita como uma profissão

Algumas pessoas encaram a escrita como um hobby ou algo que ajuda a relaxar e passar o tempo.

Quem pensar que escrever é apenas isso não vai conseguir se tornar um bom escritor, pois fará um trabalho de qualquer jeito.

É preciso encarar a escrita como um trabalho para a partir daí buscar formas de melhorar suas histórias e seu modo de escrever.

Leitura complementar: Como Criar um Ebook campeão de Vendas!

2- O que começar, termine

Alguns escritores tem uma ótima ideia para escrever, mas em seguida já iniciam um segundo projeto ao mesmo tempo.

Desse jeito não será possível terminar nem o primeiro nem o segundo, quanto mais os próximos que vier. É preciso manter o foco naquela história que está escrevendo.

Quando se mantém o foco é possível perceber as nuances, os detalhes que precisam ser melhorados ou que devem ser inseridos.

Sem ter esse foco o escritor pode até finalizar um ou outro projeto, mas não terá toda a qualidade que poderia ter se tivesse realmente focado em um trabalho específico.

3- Leia, releia e reescreva

A escrita requer um trabalho contínuo e que necessita de toda a atenção do escritor. Em sua mente está todo o enredo e as direções que os personagens irão tomar.

Por melhor que o escritor seja, em alguns trechos a escrita pode não ficar tão interessante quanto ele havia imaginado e quem melhor que ele próprio para entender isso?

Por esse motivo, o escritor precisa sempre ler o que já escreveu, reler e, se preciso, reescrever aquele trecho ou páginas do que já foi escrito.

Esse é um trabalho que sempre deve ser feito quando se acredita que a história não está boa. Dessa forma o enredo ficará mais de acordo com aquilo que havia imaginado.

4- Encontre a pergunta dramática

Em toda história há um personagem principal. É ao redor dele que tudo o mais acontece. Mas qual é o objetivo do personagem principal? O que é tão interessante naquele personagem para que ele seja a figura central da história?

Encontre a pergunta de maior importância, a que realmente é o combustível para sua história acontecer, pois é ela sua pergunta dramática.

Ao descobrir qual é, você poderá trabalhar sua resposta no decorrer da história e ao mesmo tempo prender a atenção do leitor.

5- Tire o excesso

Tudo aquilo que não pertencer a história, não tiver um objetivo real, retire.

6- Atenção ao vocabulário

Palavras grandes ou que não são usadas corriqueiramente podem dificultar o entendimento do leitor. Por isso, nada de enfeitar o texto com palavras desse tipo.

Opte por palavras que tenham uma boa sonoridade, que tenham sentido e que deem ritmo ao texto.

7- Evite os advérbios

Eles vão inchar o texto e travar o ritmo. Algumas vezes, podem até atrapalhar o sentido. Por isso, eles somente devem ser usados quando forem necessários.

8- Parágrafos curtos

A leitura é mais agradável quando os parágrafos são curtos e o visual fica mais atraente.

9- Histórias reais

Histórias reais costumam chamar mais a atenção por se tratar de um fato que realmente aconteceu com alguém. Isso instiga o público a querer conhecer a realidade daquela pessoa.

10- Leia e escreva muito

Esta é uma grande dica de como se tornar um escritor melhor. Afinal, como você pode melhorar se não ler e escrever constantemente? Para ser realmente bom a leitura e a escrita devem fazer parte do seu cotidiano.

11- Toque de humor

Mesmo em histórias pesadas é importante ter certa leveza. Por esse motivo, ter um toque de humor vai ajudar a deixar as cenas mais leves e fazer com que o leitor queira continuar a leitura.

12- Tenha uma rotina

O importante para ter uma história bem contada não é a quantidade de páginas ou de palavras, mas a forma com que ela é escrita. Para isso, é preciso ter uma rotina que seja consistente com o trabalho de escritor.

13- Faça um rascunho

Inicie a escrita fazendo um rascunho. Ao revisá-lo, incremente com outros pontos que deixe a história ainda mais interessante e envolvente.

14- Retire 10%

Ao finalizar a história e fazer a revisão retire 10% ou faça o possível para tirar alguns excessos que sempre têm. Palavras desnecessárias devem ser omitidas e frases muito longas devem ser trocadas por similares mais curtas.

15- Escreva diariamente

Para que o processo de desenvolvimento fique fortalecido o ideal é escrever ao menos algumas linhas todos os dias.

16- Leitura crítica

Uma das dicas essenciais que os grandes escritores dão com relação a como se tornar um escritor melhor é ler de forma crítica.

A leitura é uma constante na vida do escritor e é preciso fazer isso com o intuito de aprender e de apreciar uma boa história. Ao iniciar com a escrita, tenha um olhar crítico.

Vale muito a pena estudar autores famosos e entender quais pontos da escrita deles mais chamam sua atenção para adotar a mesma tática na sua história ou até aprimorá-la.

Concluindo

Você viu que entre as dicas de como se tornar um escritor melhor certamente a dedicação, adotar uma rotina e a leitura constante estão presentes.

O que mais você acha que um bom escritor deve adotar? Se tem alguma dica extra compartilhe com todos através dos comentários!

Post Anterior: SSSTikTok: Como baixar vídeos do TikTik sem marca d’água

Mauricio Nakamura

Administrador de empresas, formado em administração pela Universidade Federal do Paraná, Maurício Nakamura começou sua carreira sendo estagiário em uma empresa de contabilidade. Apaixonado por escrever, ele se dedica em ser um dos editores chefe do site STE (Setor Energético), onde pode ensinar outros aspirantes à arte de se especializar no mundo da administração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo