Seguro de carro barato compensa?

É melhor ter um seguro barato do que deixar seu carro na rua sofrendo todos os possíveis perigos e intempéries, não é mesmo? Porém, existem algumas formas de baixar os riscos e deixar o seu seguro atual com uma boa seguradora mais baixo.

1 – Não deixe o seu carro na rua

Se você puder deixar o seu carro em alguma garagem, tenha a certeza que o seu seguro irá baixar, pois, pela lógica, deixar um carro na rua, poderá ser exposto a avarias, batidas, quebra de retrovisores, riscos e até desastres naturais como queda de árvores e inundações.

O acontecimento aqui é justamente estes, eventos externos não estão no controle do ser humano, e com isso, deixar o carro na rua poderá aumentar o seu seguro. Deixar o carro na rua ou embaixo de uma árvore poderá fazer com que ele esteja vulnerável, e as seguradoras odeiam isso, aumentando os custos do seu seguro.

Sempre que você mudar o local de sua residência, ou que você mudar o local onde guarda o seu carro em casa (ou garagem alugada), ou local no trabalho, informe a sua seguradora, para que você esteja assim, sempre cumprindo as regras impostas na sua apólice de seguro automóvel.

2 – Prudência ao volante

Uma coisa que poucas pessoas sabem, mas existe uma base de dados entre as seguradoras, elas compartilham dados sobre um determinado CPF. Sendo assim, se você é uma pessoa que já se meteu em problemas anteriormente, certamente você terá um seguro com um custo maior.

Se você dirigir com imprudência e é um motorista que toma muitas multas de velocidade por exemplo, isso poderá te causar sérios aumentos. Procure dirigir de forma controlada, e não coloque a vida de terceiros em risco.

Lembre-se, você tem que pensar na sua segurança, na dos passageiros, pedestres e até em outros condutores de veículos. Se você não possui histórico de sinistro certamente terá um valor de seguro mais barato.

A Direção defensiva só te trará resultados, tanto na sua segurança, quanto no seu bolso.

3 – Verifique se o carro é visado para roubo e furto 

Quando for comprar o carro, é importante ficar atento ao seu IVR (Índice de Veículos Roubados) para saber se o modelo é muito visado por criminosos. Existem aqueles que são alvos mais comuns, seja por conta do mercado de peças ou por sua facilidade de revenda, por exemplo.

Veículos que são visados e, por isso, apresentam um índice de roubo e furto elevado possuem, consequentemente, mais riscos de serem levados por criminosos. Por isso, as seguradoras levam essa informação em consideração na hora de calcular o prêmio. Ou seja: carro menos visado por ladrões possui mais chances de ter o seguro barato

4 – Instale rastreador no veículo

A maioria das seguradoras de carros não pedem rastreadores, porém, as que cobram valores mais em conta, procuram solicitar a instalação deste tipo de equipamento, principalmente para aumentar a chances de localização do mesmo em caso de roubo ou furto.

Vale lembrar que este tipo de aparelho possui uma tecnologia avançada com alguns mecanismos que ajudam a melhorar a localização, sendo de alta precisão. Isso irá ajudar as autoridades a localizar o veículo e assim poder verificar os danos.

Normalmente ter um rastreador reduz os custos do seguro, porém, dependendo da sua localidade de índices de roubos isso dificilmente se tornará viável na prática, tornando nulos os valores.

5 – Escolha as coberturas necessárias

Quando você contratar o seguro de um carro, lembre-se de ficar atento para o seguinte. De acordo com seu perfil, idade, localidade o seu seguro poderá sair caro. E você poderá reduzir alguns itens dele para baratear o seu seguro.

Procure deixar somente o necessário, mas lembre-se que dependendo do que você tirar, você irá sentir falta lá na frente. Como por exemplo: Se você tirar a assistência 24 horas por exemplo, terá que pagar altos valores caso precise de guincho.

Uma economia anterior se torna inviável, sendo assim procure manter o que você sabe que é necessário, e caso os valores não barateiam, lembre-se sempre da seguinte frase: O barato hoje, pode sair caro amanhã! 

Procure sempre fazer a cotação do seguro do seu carro em diversas seguradoras, e a que oferecer os menores custos com os melhores benefícios, por essa que você deverá optar por ter um seguro barato para o seu carro.

Comentários estão fechados.