O marketing tem ganhado cada vez mais importância dentro das empresas. Muitas delas procuram por agências de marketing digital com a necessidade de ocupar um espaço de destaque no mercado, se diferenciando assim da concorrência.
A empresa contrata uma agência para que seus profissionais construam estratégias de marketing digital eficientes, pois é muito importante ter conhecimento sobre o público alvo e o comportamento de cada um deles, para saber qual é o melhor momento e quais ações devem ser tomadas.
Uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de marketing digital para criar uma estratégia infalível é o uso de dados.
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Quais dados são importantes para uma estratégia de marketing digital?
Sem saber as informações sobre seus clientes atuais e potenciais, fica praticamente impossível chegar aos resultados esperados. Afinal, se você sabe qual público deve atingir, as campanhas se tornam mais direcionadas e, consequentemente, efetivas. Cada cliente tem sua individualidade e o uso de dados é um método de identificar o perfil de cada um para se comunicar estrategicamente.
Os dados mais importantes para uma estratégia de marketing digital podem ser divididos em três categorias: estruturados, semiestruturados e não estruturados. Os dados estruturados se referem a relatórios e informações internas da empresa, os semiestruturados são dados sociais e originados de redes sociais, e-mails marketing e inbound marketing, e os dados não estruturados equivalem aos dados que podem ser estruturados e analisados com a ajuda de sistemas.
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Como iniciar uma estratégia de marketing digital conduzida por dados?
O primeiro passo é saber quais dados são relevantes para a estratégia, sempre com total atenção nas métricas e KPI’s. Entre elas, podemos citar os leads por canais (redes sociais, chatbots etc), engajamento, taxa de abertura de e-mail, ticket médio, Custo de Aquisição Clientes (CAC), Retorno sobre o Investimento (ROI), entre outras.
Com estas informações, chega o momento de utilizar ferramentas tecnológicas que auxiliam a compreender o perfil do cliente e sua jornada de compra. O objetivo é reunir todas as informações para tomar uma decisão mais eficiente e assertiva, que minimize o desperdício de recursos e otimize a operação dos colaboradores, além de conquistar e fidelizar os clientes.
Vale dizer que, além de utilizar uma ferramenta de dados adequada, é muito importante contar com profissionais que saibam como analisá-la de maneira estratégica.
Com o uso de dados é possível antecipar a necessidade dos consumidores e personalizar campanhas de captação de clientes potenciais, aumentando o número de vendas. O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que auxilia diretamente o setor de marketing na coleta e análise de dados, trazendo tanto informações demográficas como comportamentais.
Se você não utiliza o uso de dados em sua empresa, está na hora de realizar uma parceria com uma agência especializada em CRM para te auxiliar na análise de dados de forma estratégica, ajudando o seu negócio a alavancar no meio digital.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre as melhores estratégias de marketing para a sua empresa e e-commerce.
E ai, acha que o uso de dados em estratégias de marketing digital, tem sentido? Conte nos comentários.