Existem alguns cuidados essenciais que todos os proprietários dos carros devem ter, e um deles é a baixa calibragem dos pneus.
Infelizmente, as pessoas só pensam em calibrar os pneus no momento de uma viagem, no entanto, pneus com baixa calibragem podem causar uma série de problemas.
Se você já sentiu a direção pesada ou percebeu que o carro não está respondendo aos seus comandos, provavelmente é em razão da baixa pressão nos pneus.
Portanto, se você é um daqueles motoristas que não tem o costume de calibrar os pneus do seu carro, preparamos um guia completo sobre cuidados com pneus.
Por isso, reunimos aqui as dúvidas mais frequentes sobre calibragem baixa de pneus e, com certeza, você nunca mais vai se esquecer de calibrar os pneus regularmente do seu carro!
Dúvidas mais frequentes sobre calibragem baixa de pneus
Qual a importância da calibragem correta?
Antes de falarmos sobre a baixa calibragem dos pneus, vale a pena entender a importância da calibragem correta.
Então, um dos maiores benefícios é aumentar a vida útil do pneu, bem como mais conforto ao dirigir, e claro, menos gastos para resolver possíveis problemas.
Outra vantagem de manter os pneus calibrados corretamente é o menor gasto de combustível e mais segurança.
É importante consultar o manual do veículo a fim de verificar a calibragem indicada pelo fabricante, mas vale lembrar que há uma variação no valor da calibragem, por exemplo, o carro estar cheio de bagagem ou rodar em áreas urbanas ou rurais.
Um outro ponto muitas vezes esquecido é calibrar o estepe, o qual deve ser calibrado sempre com um valor a mais, já que pela falta de uso, a tendência é perder ar.
Quando calibrar os pneus?
Se você dirige com frequência em rodovias, recomenda-se calibrar os pneus a cada três ou quatro dias, pois isso permite verificar a presença de furos ou se os pneus estão desgastados.
Agora, se você usa apenas na cidade, uma vez por semana é o suficiente.
Mas, se usar seu carro apenas nos fins de semana, o ideal é calibrar a cada 15 dias, e sempre antes de pegar a estrada para viajar.
Não deixe de verificar as orientações do fabricante para saber se a pressão é a mesma para os pneus da frente e de trás, já que pode haver uma diferenciação, particularmente para quem viaja com muita bagagem.
Para fazer a calibragem, os pneus devem estar frios, visto que o calor do ar aumenta a pressão interna.
Como a pressão influencia na performance dos pneus?
A pressão aumenta o contato do pneu com o solo, e também faz com que o veículo se arraste mais durante a direção.
Isso significa que, para andar em uma velocidade baixa, com a calibragem baixa dos pneus, o motor do carro vai fazer mais força do que se estivesse com os pneus cheios.
Dessa forma, a baixa calibragem dos pneus interfere no consumo de combustível, assim como o desgaste dos pneus.
O que causa a baixa calibragem dos pneus?
A baixa calibragem dos pneus significa falta de ar dentro do pneu, e geralmente é em torno de 1 psi [0,076 bar] por mês.
A perda de calibragem pode ser acelerada por outros vazamentos de ar em razão de:
- Furo acidental;
- Problemas na válvula, a qual precisa ser trocada a cada troca de pneu;
- Falta da tampa da válvula;
- A roda, que deve ser limpa a cada instalação de pneu.
O que a baixa calibragem dos pneus pode causar?
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a pressão correta dos pneus é a garantia de seu melhor desempenho e maior durabilidade.
Além do desgaste dos próprios pneus, a baixa calibragem dos pneus pode causar:
- Maior consumo de combustível, em até 20%;
- Provocar trincas e amassados nas rodas;
- Dificulta as manobras e frenagem, o que pode causar acidentes;
- Mais vulnerável a aquaplanagem, que é quando o veículo desliza ou flutua sobre a água e “perde” o contato com o solo;
- Explosão do pneu;
- Danos por impacto, que pode levar a quebra ou deslocamento de peças.
Além disso, por causa da baixa calibragem, o encaixe entre as duas peças (detalonamento) pode ficar comprometido, principalmente ao passar em um buraco.
Por fim, no caso de SUVs, como têm um centro de gravidade mais alto, a falta de calibragem dos pneus e o peso na parte superior do veículo podem aumentar o risco de capotamentos.
A baixa calibragem dos pneus aumenta ou diminui a vida útil do pneu?
A baixa calibragem dos pneus diminui a vida útil do pneu em 30%, e como fica mais sobrecarregado, causa um maior desgaste.
Por consequência, com o pneu com pressão baixa, isso provoca um superaquecimento do pneu, o que leva a uma deformação exagerada.
Isso faz com que ocorra o desgaste prematuro da banda de rodagem, aumentando os riscos de explosão do pneu.
O que acontece com a baixa calibragem dos pneus em curvas?
Em casos de baixa pressão nos pneus, ao fazer uma curva, a estabilidade é afetada, e a direção pode ficar mais pesada.
A pouca aderência prejudica a capacidade de frenagem e altera o desempenho do veículo nas trajetórias em curvas, principalmente em altas velocidades.
Portanto, pneus dianteiros com calibragem muito abaixo do normal podem fazer o carro perde estabilidade e ficar mais sujeito a derrapar em curvas.
Calibragem dos pneus interfere na quilometragem?
Um pneu com calibragem 20% abaixo do recomendado pode render 20% a menos de quilometragem.
Isso equivale a uma perda de 8.000 km em uma possível quilometragem de 40.000 km.
Vale lembrar novamente que a baixa calibragem dos pneus aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2.
A baixa calibragem dos pneus é ruim?
Sim, a baixa calibragem dos pneus é ruim, assim como a calibragem excessiva.
Os pneus podem se desgastar mais rapidamente do que o previsto, reduzir a aderência e consumir mais combustível.
Também pode provocar superaquecimento e causar problemas de controle do volante.
A baixa calibragem dos pneus deixa o carro mais confortável?
Embora a baixa calibragem dos pneus deixe o carro um pouco mais macio, não é recomendável.
Ao reduzir a calibragem indicada pelo fabricante, vai haver um aumento do desgaste do pneu, o que por sua vez afeta sua durabilidade e gera mais gasto com combustível, porque o carro vai consumir mais.
baixa calibragem dos pneus na areia é bom?
Então, em terreno com areia fofa exige a baixa calibragem dos pneus, aumentando assim a área de contato do pneu com o chão.
A pressão mais baixa gera maior sustentação do carro nesse tipo de solo. Isso contribui na geração de mais apoio e sustentação.
Em praias ou dunas, recomenda-se calibrar os pneus entre 10 e 18 libras, mas observe antes o quão fofa é a areia.
Já em estradas de areia, a calibragem mais indicada é de 16 a 25 libras, porque o terreno é menos fofo.
Ao dirigir com pressão muito baixa dos pneus, evite pilotar em alta velocidade, porque o pneu pode sair da roda caso sofra muita força lateral, como em uma curva ou terrenos que exigem inclinação do carro.
Dicas para calibragem de pneus
Veja, a seguir, dicas para melhorar o desempenho do seu carro:
- Se você notar que o pneu perde mais de 1,5 libra por mês, é necessário prestar atenção, pois pode estar havendo uma fuga de pressão. O ideal é levar seu carro até um profissional de sua confiança;
- Verifique se todas as válvulas dos pneus estão tampadas, porque pode ser a causa do vazamento de pressão;
- Ao rodar com a calibragem errada por muito tempo, fique de olho na integridade do pneu.
Portanto, para garantir a sua segurança e não causar a baixa calibragem dos pneus, basta seguir as recomendações do fabricante.
Sugestões de produtos para baixa calibragem dos pneus
Agora que você já entendeu tudo sobre a baixa calibragem dos pneus, separamos neste tópico os melhores compressores de ar com custo benefício para o seu automóvel, levando em conta a resistência dos produtos e o tempo de duração. Todavia, vale lembrar que é importante se atentar ao manual de instruções para saber usar corretamente cada um deles.
1. Makita – Compressor Ar Automotivo Bateria 18V DMP180Z (com calibrador)
O Makita é campeão de mercado e ideal para calibrar pneus de carros, motos e bicicletas. Prático de uso fácil, resistente e completo, logo se torna dispensável em alguns casos, precisar ir até as borracharias.
Informações do compressor de ar Makita DMP180Z:
- Pressão de ar: 0.83MPa (120 PSI)
- Vazão
- Alta: 7L|min
- Baixa: 12L|min
- Nível de ruído: 70 dB
- Nível de vibração: 3.6 m|s²
- Dimensões(C x L x A): 266 x 80 x 174 mm
- Peso: 1.4kg
- Bateria: 18V
2. Xiaomi mini compressor portátil elétrico
Mais um campeão de vendas, o Xiaomi mini compressor é ideal para viagens, trilhas de bike e para pessoas que usam automóveis para fins de trabalho. Além disso, possui um design refinado, ele é compacto, preciso, prático, com detecção digital de pressão e entrada USB para carregar.
Informações do compressor Xiaomi Portátil elétrico:
- Material: liga
- Capacidade da bateria: 2000mAh
- Modelo da bateria: bateria de íon de lítio 18650
- Tempo de carregamento: menos de 3 horas
- Monitoramento de pressão digital dos pneus
- Precisão do sensor: ± 2psi
- Ruído de trabalho: ruído menos de 80db a partir de 1 metro
- Iluminação embutida, iluminação LED conveniente e fácil de usar, operação gratuita à noite; sos pisca para lidar com emergências.
3. Andoer Compressor de ar de carro sem fio 120W
Um produto que também é compacto, ideal para quem precisa levar consigo e se manter despreocupado. É adequado para carros, bicicletas, bolas, colchões de ar entre outros. O compressor mini possui uma bateria de grande capacidade, para um longo tempo de trabalho, com USB recarregável. Portanto, é muito bem avaliado no mercado e é muito adquirido por quem procura praticidade e segurança. Pode ajudar a parar de rodar com pneus mal calibrados.
Informações do compressor Andoer 120w:
- Cor: Preto
- Material: Metal + plástico
- Potência: 120w
- Bateria: 3,7v, 2000mAh
- Fluxo de pressão: 45l / min
- Tamanho do item: 203 * 132 * 53mm / 8.0 * 5.2 * 2.1in
- Peso do pacote: 500g / 1,1 lb
4. Vonder – Compressor de ar a bateria, tipo pistola, 20 V, CPV 20
O compressor CPV 20 Vonder é leve, portátil e bastante resistente, muito parecido com o produto anterior. Cumpre bem todas as suas funções e possui um design incrível, além de muito compacto. Possui visor de pressão digital, uma bateria de 20 V, LED para melhor visibilidade.
Informações do compressor Vonder 20v Cpv 20:
- Modelo: CPV 20
- Bateria: 20 V – 2,0 Ah – íons de lítio
- Capacidade de produção de ar (deslocamento teórico): 6 L/min
- Pressão máxima de trabalho: 150 lbf/pol²
- Tensão do carregador de bateria: 100 V~ – 240 V~ – Bivolt automático
- Frequência: 50 Hz/60 Hz
- Nível de ruído: 83 dB(A)
- Segue norma(s): ABNT NBR IEC 60745-1
- Dimensões (C x L x A): 180 mm x 77 mm x 255 mm
- Aceleração transmitida nas mãos – braços do operador – ah: 2,4 m/s²
Perguntas frequentes
O que o operador deve fazer caso identifique pneus com baixa calibragem
Resposta: calibrar imediatamente, evitando excesso de calibragem dos pneus, para melhor vida util.
Pneu muito cheio faz barulho?
Resposta: com certeza sim
A baixa calibragem dos pneus simulado
Resposta: sem resposta para a pergunta