Cidade do Pará lidera na produção de açaí para o Brasil –

O estado do Pará é o maior produtor de açaí do Brasil, liderando com mais de 90% da produção nacional. Uma cidade que se destaca nesse cenário é Igarapé-Miri, que valoriza a cultura amazônica e a força do povo ribeirinho.
- É referência em economia sustentável.
- Preserva a cultura amazônica e as tradições locais.
- É o berço do famoso ritmo Carimbó, que é muito conhecido no Pará.
Um pouco da história de Igarapé-Miri
Igarapé-Miri está na Região Norte, no coração do Pará. Desde sua fundação, há 129 anos, seus habitantes têm lutado para manter suas raízes e cultura, principalmente a dos povos ribeirinhos.
Localizada às margens do Rio Igarapé-Miri, a cidade hoje é fundamental para a economia da região.
- Emancipada em 1893.
- O nome em tupi significa “caminho de canoa pequena”.
- É reconhecida na produção de açaí, tanto nacional quanto internacionalmente.
- Foca em uma produção sustentável que traz benefícios à população.
Igarapé-Miri e a produção de açaí
Até os anos 1980, a economia de Igarapé-Miri era diversificada, com forte base na agricultura familiar. Mas, uma crise econômica precisa fez os produtores buscarem alternativas viáveis.
Foi nesse contexto que o cultivo de açaí começou a crescer na região. O resultado é um açaí de qualidade e alta demanda, local e internacional.
- Igarapé-Miri é a maior produtora de açaí do mundo.
- Recebe o título de Capital Mundial do Açaí.
- Produziu 422,7 mil toneladas de açaí em 2022.
- Responde por 22% da produção nacional do fruto no mesmo ano.
- O Pará é responsável por mais de 90% do mercado de açaí no Brasil.
Economia e desenvolvimento sustentável na cidade
Junto com outras cidades como Cametá e Abaetetuba, Igarapé-Miri tem impulsionado muito a difusão do açaí no Brasil. Hoje, o açaí é uma tendência em várias partes do país, seja em bowls ou misturado com frutas e grãos.
Seu sabor e versatilidade fazem com que muitos o busquem como parte de uma alimentação saudável. Além disso, seu alto valor nutricional aumentou a comercialização desse fruto.
- O consumo cresce cerca de 15% ao ano.
- A exportação aumentou e chega a países como EUA, Austrália e Japão.
- Ficou mais popular após ser classificado como superalimento.