9 Cidades para fazer faculdade no Brasil

Quando chega o momento de fazer o vestibular, é comum surgir a dúvida sobre quais cidades para fazer faculdade no Brasil são boas. 

Afinal, é necessário ter um bom planejamento e pensar bem, visto que será seu lar por pelo menos 3 anos. 

Enquanto uns preferem ficar perto de casa, outros desejam escolher a universidade de acordo com o que querem fazer. Mas, além disso, existem também aqueles que querem ficar longe de casa

Contudo, independente do motivo que fará com que você escolha sua faculdade, é importante analisar as cidades para garantir melhor qualidade de vida em seu dia a dia. Sendo assim, confira abaixo 9 cidades para fazer faculdade. 

1. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Itajaí, Santa Catarina

Em constante crescimento, ela possui economia aquecida, possibilitando boas opções para quem quer investir na carreira. 

Inclusive, por ter qualidade de vida, natureza e boa economia, cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de instalar-se de vez no município. 

Além disso, ela conta com boas universidades, como a UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí, que é considerada uma das melhores instituições privadas do estado. Também abriga outras opções como a Unisul, IFSC, Unopar, etc. 

2. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Campinas, São Paulo

Considerada uma capital do interior, Campinas se destaca por abrigar a famosa UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Contudo, além dessa opção, existem mais de 17 instituições, divididas entre universidades e faculdades, públicas e privadas, como por exemplo a PUCC, UNIP e FACAMP.

Inclusive, essa última é destaque no curso de Administração, que possui um dos melhores conceitos no MEC. Por estar bem próxima da capital paulista, ela conta com diversas facilidades, mas sem a correria caótica de São Paulo.

3. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Belo Horizonte, Minas Gerais

A capital mineira é uma ótima opção para quem quer fazer faculdade, pois ainda que seja um grande centro, é mais tranquila do que outros lugares como Rio de Janeiro e São Paulo.

Além de excelentes universidades, com destaque para a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que possui alguns dos melhores cursos do Brasil, a cidade também oferece boas opções de lazer para os moradores. 

4. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo considerada a mais calma das capitais do Sul do Brasil.

Florianópolis conta com alguns centros universitários menores e também a grande UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que é referência em ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, não podemos deixar de lembrar que a cidade ainda é famosa por suas mais de 40 praias, baladas e barzinhos. Sendo assim, é um ótimo polo universitário para morar.

5. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Brasília, Distrito Federal

A capital do Brasil também é uma boa cidade para fazer faculdade, especialmente para aqueles que desejam cursar Direito, Relações Internacionais e demais cursos correlatos.

Justamente por estar no centro da política de nosso país, a UnB (Universidade de Brasília) promove excelente qualidade de ensino superior, assim como a possibilidade de iniciar sua carreira com maior facilidade. 

6. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro também oferece boas e variadas opções de faculdades para quem quer iniciar na vida acadêmica.

As duas maiores são a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Essa última, inclusive, é considerada uma das melhores opções quando falamos de ensino e pesquisa, sendo destaque nacional e internacional. 

7. Cidades para fazer faculdade no Brasil – São Paulo, São Paulo

A maior cidade do Brasil também não poderia ficar de fora da nossa lista, possuindo uma grande variedade de universidades.

Contudo, além disso, São Paulo possui excelentes bibliotecas, centros de estudo e muitas opções de estágio e trainees tanto para quem está começando quanto terminando a graduação. 

8. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Londrina, Paraná

Londrina é uma cidade com excelente qualidade de vida, com boas opções de lazer, menos trânsito que as capitais, além de áreas verdes que contribuem para a saúde de seus moradores.

Com boas faculdades particulares e públicas, o destaque vai para a UEL (Universidade Estadual de Londrina) que é reconhecida em âmbito nacional por sua qualidade de ensino.

9. Cidades para fazer faculdade no Brasil – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Porto Alegre é uma cidade bastante agitada e recheada de barzinhos que conquistam os estudantes.

Contudo, em relação ao ensino, não podemos deixar de citar a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que está no ranking das melhores universidades do país e possui diversas opções de cursos para quem quer prestar vestibular.

Além disso, a capital gaúcha tem boas opções de moradia e transporte público de qualidade. 

Considerações finais 

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para fazer faculdade no Brasil, já pode analisar suas opções e escolher a que mais atende suas necessidades, preferências e demandas.

Dessa forma, temos certeza que além de aprender, você poderá se divertir e ter experiências inesquecíveis. 

 

Veja também: Por que a Loft se tornou uma das maiores empresas do Brasil

 

Comentários estão fechados.