Cinco-zero por extenso: como escrever corretamente
A forma certa de escrever 50 por extenso é cinquenta, com “qu”.
Cinquenta é um número que resulta da multiplicação de 5 (cinco) por 10 (dez), ou seja, 5 x 10 = 50. Também pode ser obtido pela soma de 40 (quarenta) mais 10 (dez), assim, 40 + 10 = 50. Sua origem é o latim quinquaginta, que explica porque escrevemos com “qu”.
Cinquenta ou cinqüenta?
Antes do Novo Acordo Ortográfico, que começou em 2009, escrevíamos “cinqüenta”, com o trema.
Após essas mudanças, o trema foi removido e questões como: cinquenta, frequente, consequência e sequestro, perderam esse acento.
O trema era usado para marcar a letra “u” nas sílabas “que”, “qui”, “gue” e “gui”. Em muitos casos, o “u” não era falado, como em palavras como: português, mangue, guiar, esquiar e queijo.
Esse acento ajudava a mostrar que o “u” deveria ser pronunciado em palavras como: cinquenta, aguentar, linguiça e aquífero, por exemplo.
Exemplos:
Veja alguns exemplos com a palavra cinquenta:
- Achei uma nota de cinquenta reais no meio da rua.
- Gastei cinquenta reais com frutas essa semana.
- Cinquenta litros de cerveja são suficientes para o almoço em família.
- Sua mãe vai fazer cinquenta anos neste sábado. Já comprou o presente dela?
- Eu nunca pagaria cinquenta reais por uma blusa como essa.
Como se escreve 50%?
Um ponto legal é que, para escrever 50 de outras maneiras, usamos a mesma grafia e acrescentamos mais informações. Por exemplo, 50% se escreve cinquenta por cento, deixando claro que é uma porcentagem.
Isso também vale para outros casos, como em 50.000, que se escreve cinquenta mil. Assim, mantemos o número e apenas explicamos a forma ou quantidade que estamos utilizando.