5 dicas práticas para limpar a cozinha e economizar tempo

A cozinha é um dos ambientes mais trabalhosos de organizar e limpar. Mas se você tiver uma vassoura mágica, os materiais de limpeza certos e souber aproveitar cada minuto, você vai tirar de letra.

Hoje nós vamos falar especificamente sobre limpeza, mas tenha algo em mente, uma boa organização dos itens vai te ajudar muito. Continue conosco e descubra como resolver esse problema.

1- Comece pela louça 

Vale ressaltar que são sugestões, adapte-as às suas necessidades e rotina, ok? Para facilitar e deixar essa tarefa prática, aproveite todo tempo possível. Por exemplo, enquanto estiver preparando a refeição, já vai lavando a louça, depois você pode deixar escorrendo enquanto come, e posteriormente guardar no lugar correto. 

Ainda falando da louça, sabe quando as panelas estão super difíceis de lavar? Então! Use o seguinte macete: você vai deixar de molho um período antes de lavar, não precisa ser muito tempo, mas a grande sacada é que você vai deixar de molho, com água quente e detergente neutro.

E se não houver nenhuma contra indicação, acrescente também vinagre branco de álcool, ele é um multiuso biodegradável ou natural e um super aliado na limpeza. Aposto que você já viu por aí, pessoas usando-o não só na cozinha, como em outros cômodos também.

Para aproveitar bem o tempo, enquanto as panelas estão de molho, vá guardando a louça que já estiver seca, em seus devidos lugares. Louças no escorredor da impressão que a cozinha está toda bagunçada, então sempre guarde. Não só as louças, como também o escorredor.

E para evitar as bactérias, deixe sempre a pia bem seca. Utilize um rodinho, um paninho ou o que preferir. Caso você tenha pouco espaço na sua cozinha, invista em escorredores que sejam dobráveis, assim você pode guardá-lo em um cantinho sem que lhe atrapalhe.

Fique de olho sempre na esponja, troque com frequência. E para garantir a higiene, você pode, toda vez que você terminar de lavar a louça, esterilizá-la no microondas. É simples, umedeça a esponja, coloque um papel toalha no fundo para não molhar o microondas e deixe lá por 1 minuto e 20 segundos. 

Lembrando que esse truque funciona apenas para aquelas esponjas tradicionais, afinal, nada que seja de aço pode ir dentro do microondas. Invista também em suportes para esponja e detergente, assim você mantém a sua pia mais organizada. Sugiro também, que escolha uma cor que combine com sua pia, assim ficará mais clean ainda. 

2- Uma forma rápida de limpar o fogão

No fogão você pode borrifar um produto desengordurante, ou vinagre de álcool como vimos anteriormente, e deixar agir por uns minutinhos, depois umedeça uma esponja não abrasiva e passe em toda superfície. 

Se a boca do fogão estiver muito suja, o ideal é que você lave em água corrente, assim fica muito mais fácil limpar. Para retirar o produto que você borrifou, pode usar outro truque para não perder tempo. Pegue um pano seco para não espalhar toda aquela espuma, depois você passa um pano levemente úmido e para finalizar, passe outro pano seco. 

3- Agora são os armários e móveis da cozinha em geral

Para superfícies como, bancadas, mesas, portas do armário, e demais móveis, borrife um produto desengordurante, ou água morna com detergente concentrado, depois é só você secar com pano seco, ou uma folha de papel toalha, faça como você preferir. 

Para os eletros com a superfície em vidro com o microondas ou forno, use um limpador de vidros com o pano levemente úmido, depois seque com um pano que não solte fiapos para não estragar todo o seu trabalho. 

4- Geladeira, a vilã

Para você limpar a frente da sua geladeira não tem segredos, você pode fazer isso com uma boa frequência inclusive, antes de ficar aquelas manchas escurecidas de mãos. 

Umedeça levemente um pano com apenas detergente neutro, tanto a geladeira de inox quanto a mais clássica branca podem passar por esse procedimento. Para finalizar, seque-a com um pano. Mas, quando tiver mais tempo, lembre-se de limpá-la por dentro também. 

5- Uma dica de como limpar o chão de forma rápida

Para facilitar sua vida e você ganhar tempo, use uma vassoura mágica, assim ela já recolhe toda sujeira que estiver no chão. É muito mais rápido do que você varrer com a vassoura normal. 

Sobre o lixinho da cozinha, independente de onde você guarda o seu, se e em cima da pia ou no chão, lembre-se de trocar o lixo diariamente, e lavá-lo sempre. E para fechar com chave de ouro, se você gostar, borrife um pouco de aromatizador de ambiente na sua cozinha.

Conclusão 

Essas são dicas de limpeza básica para quando a gente está sem tempo, mas se você tiver mais tempo você pode caprichar muito mais, porém o lema é “sujou, limpou” não demore muito para limpar. 

Quanto mais você esperar, mais trabalho você vai acumular, e dependendo de como for na sua casa, pode ser que você não tenha ajuda, e se esse for um problema já começa inserir as pessoas dessa casa na rotina de limpeza.

Comentários estão fechados.