8 dicas para organizar o closet da casa nova

O closet é um espaço projetado para promover praticidade no dia a dia ao escolher as peças de roupa, assim como garantir maior organização no ambiente. Dessa forma, é possível visualizar com facilidade todos os itens que possui, economizando tempo e até mesmo dinheiro. No entanto, para garantir todos esses benefícios, é fundamental que ele realmente esteja bem organizado e adequado para suas necessidades do dia a dia. Portanto, se você acabou de escolher o novo apartamento na planta junto à imobiliária, essa é a oportunidade perfeita para colocar as coisas em ordem. Então, se quiser saber como fazer isso da melhor maneira, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim. 

1. Desapegue

O primeiro passo é o mais importante. Aproveite que você ainda está desempacotando suas roupas e selecione tudo aquilo que não utiliza mais, separando as peças que estão em boas condições para doação. Esse passo é muito importante, pois praticar o desapego é uma forma de ajudar outras pessoas, assim como abre espaço para novas roupas, bolsas e sapatos. Inclusive, o ideal é realizar esse processo a cada seis meses para evitar o acúmulo desnecessário e a bagunça. 

2. Setorize o closet

Depois de selecionar o que fica e o que vai embora, é importante setorizar o closet, direcionando os espaços que irão armazenar cada tipo de roupa. Aqui, você pode separar da maneira que for mais interessante para você, como roupas de ficar em casa, itens de cama, mesa e banho, peças para sair, de festa, por cor e por aí vai. O importante é que você organize o espaço para que ele fique otimizado e simples de usar no dia a dia. 

3. Etiquetas podem ajudar

Para quem tem muitas roupas, as etiquetas com certeza facilitam na hora de organizar, principalmente para aqueles que não têm o hábito de organizar tudo de volta no mesmo lugar. Isso porque, com a etiqueta indicando o que deve ser guardado em cada espaço, você se sente na obrigação de voltar a peça para o local indicado. Por ser fácil de visualizar você foge daquela desculpa muito comum de não saber onde guardar cada item. 

4. Cabides devem ser padronizados

Uma boa dica para quem quer facilitar a visualização do closet é padronizar os cabides, além de ser mais fácil de encaixar no varão. Além disso, tenha em mente que para peças especiais, como casacos, ternos, vestidos e outras roupas de festa, é importante utilizar cabides especiais. Isso porque, eles conservam melhor os tecidos, prevenindo possíveis deformidades e avarias. Por mais que sejam diferentes visualmente, garantem maior durabilidade desse tipo de roupa que, geralmente, possui maior valor. 

5. A dobra das roupas precisa ser igual

Dobrar as roupas é uma das formas mais tradicionais de facilitar a organização de um closet, principalmente quando falamos de camisetas, shorts e outras peças. No entanto, é importante seguir algumas recomendações para garantir a melhor utilização do espaço. Por exemplo, o ideal é que elas sejam dobradas da mesma forma e do mesmo tamanho para que fiquem empilhadas corretamente e deixem o espaço visualmente agradável. Além disso, separar por cor, estampa ou tipo de tecido é excelente para criar harmonia. 

6. Sapatos precisam de um lugar próprio

Para quem tem uma boa variedade de sapatos, o ideal é destinar um espaço somente para eles. Com isso, você consegue visualizar o que pode combinar com as peças que está utilizando no momento, além de facilitar a limpeza. Aqui, você pode guardar os pares um do lado do outro ou um pé na frente e outro atrás. Mas, independente do que escolher, é importante que fiquem em um espaço fácil de visualizar. Além disso, faça uma boa limpeza antes de armazenar no local para evitar mau cheiro. 

7. Invista em organizadores

Existem diversos tipos de organizadores disponíveis no mercado que, com certeza, irão facilitar sua vida. As colmeias são sempre bem-vindas, assim como os diferentes modelos de caixas. Inclusive, ainda existem organizadores específicos, como roupas íntimas, lenços, gravatas, etc. 

8. Usou? Guarde no mesmo lugar

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você mantenha a organização do closet para garantir todos os benefícios que ele pode promover. Sendo assim, sempre que usar uma peça, devolva no mesmo lugar e da mesma forma que estava antes. Com isso, você não vai precisar perder tempo organizando tudo novamente, além de garantir maior harmonia no espaço. 

Finalizando

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar seu closet com muito mais facilidade. Vale lembrar ainda que, por mais que essa seja uma etapa demorada, ela será a responsável por garantir a praticidade no dia a dia, ajudando não apenas na economia de tempo, como também de dinheiro. Afinal, por conseguir visualizar tudo o que possui, nunca mais irá comprar uma peça de roupa parecida com aquela esquecida no armário. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Comentários estão fechados.