Dutos industriais e a sua importância para remoção de agentes nocivos

Os dutos industriais são comumente usados em ambientes como empresas, laboratórios de pesquisas e indústrias, particularmente para a remoção de agentes nocivos.

A ventilação por dutos industriais refere-se a um processo mecânico que rejuvenesce o ar movendo-o pelo ambiente por meio de dutos de ventilação industriais que são utilizados para remover substâncias perigosas do ambiente e assim proporcionar um ar mais limpo no local de trabalho, trazendo então à segurança dos trabalhadores.

O sistema é composto por ventiladores axiais e centrífugos filtrantes de dutos de exaustão e insuflação, amortecedores de coleta de sujeira e silenciadores de ruído. Todos esses componentes, quando combinados, terão longevidade e eficácia ainda maiores com a climatização adequada e o uso de dutos industriais.

E para satisfazer as diferentes necessidades dos vários tipos de ventilação e exaustão, todos os dutos industriais são projetados para atingir o objetivo de melhorar a qualidade do ar interno, além de proporcionar conforto térmico. Os dutos industriais também melhoram a segurança e qualidade de trabalho dos funcionários diminuindo os riscos à saúde e aumentando o conforto no calor.

Qual é a relação entre dutos de ventilação industrial e a segurança?

Os dutos industriais são utilizados para a eliminação dos agentes que estão poluindo e contaminando o ambiente.

Eles são um sistema fundamental em áreas industriais que não possuem ventilação natural. Ou seja, onde há fluxo de ar inadequado para facilitar a troca de ar conforme definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

É muito comum que processos industriais resultem na contaminação de substâncias que causam fortes odores de gases, gases tóxicos, fumaças e vapores, por exemplo. Portanto, a necessidade de equipamentos que permitam a regeneração do ar poluído é crucial.

O Ministério do Trabalho aprovou normas regulamentadoras que regulamentam o risco de exposição dos colaboradores a substâncias tóxicas com o intuito de garantir a saúde dos funcionários. Tornando assim essenciais os dutos nas empresas e indústrias para saúde dos funcionários, visando como fator principal um bom funcionamento de um sistema industrial de ventilação.

O uso dos dutos industriais é fundamental e é recomendado devido a circunstância que quando estamos em ambientes com altas temperaturas a tendência é que a temperatura do corpo do ser humano também aumente, tentando-se então se igualar ou se adequar a temperatura do local. Se este for o caso, pode ser um problema recorrente, oque torna bem possível o surgimento de problemas de saúde nos funcionários e nos colaboradores que circulam pelo local.

O calor e a elevação de temperatura do corpo podem ocasionar problemas como; edema, constrição, fadiga, cansaço, desmaios, cãibras, hipertermia , pressão arterial desregulada, choque térmico e até danos às glândulas cardíacas. Então sabendo de todos os riscos e desconfortos o ideal é ter atenção ao escolher o melhor sistema de dutos industriais para suprir todas as necessidades da sua empresa.

Qual é o papel dos dutos de exaustão e ventilação industrial no mundo

É preciso haver um método de gerenciamento de contaminantes e poluentes, para que ocorra a eliminação de poluentes e a reciclagem do ar. Na maioria das vezes utilizamos para  isso os dutos industriais para o sistema de escape, sendo assim  bem eficiente para o processo de ventilação e exaustão.

A empresa deve avaliar a qualidade do duto industrial e o material que melhor abrange suas necessidades, por exemplo os dutos industriais revestidos de fibra de vidro são os mais indicados para exaustão de gases e condimentos químicos como o cloro, soda, ácidos e produtos químicos no geral. 

Já o metal em combinação com a fibra tem uma resistência a mais para suportar altas temperaturas. Seja no interior ou no exterior do sistema, um revestimento de fibra de vidro isola os dutos para evitar perda de calor ou condensação. 

Os dutos devem ser colocados de acordo com o projeto do edifício e conectar todos os sensores, e a linha do duto deve ter o menor comprimento possível para que assim possa reduzir a queda de pressão e consequentemente a máquina passa a funcionar em sua temperatura ideal , e o consumo de energia será significativamente reduzido e dessa forma também irá gerar melhorias para o orçamento financeiros dessa empresa.

Conteúdo criado por Inbounder Marketing: Conteúdo patrocinado por Metaltherm.com.br

Comentários estão fechados.