Veja como elaborar as informações técnicas da FISPQ para garantir a segurança dos trabalhadores e da empresa de produtos químicos.
As normas e medidas de prevenção da Segurança do Trabalho foram criadas para garantir que profissionais de diversas áreas trabalhistas possam exercer suas funções com segurança e conhecimento técnico.
Uma dessas medidas de segurança é a FISPQ, um importante documento desenvolvido para os profissionais que atuam no setor químico.
A FISPQ é obrigatória e deve ser utilizada nas determinações da Segurança do Trabalho, pois ela contém informações técnicas que descrevem os perigos de produtos químicos e as formas corretas para o manuseio e armazenamento dos produtos.
A sigla FISPQ significa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos e ela é uma ficha padronizada pela ABNT e determinada pelo governo federal para garantir a saúde e a segurança do trabalhador, assim como a preservação do meio ambiente e bem-estar coletivo.
Leia aqui as principais informações sobre a FISPQ e veja como você pode utilizar e elaborar essa ficha de informações técnicas sobre produtos químicos.
A FISPQ é obrigatória?
Sim, a FISPQ é uma ficha obrigatória e deve estar presente em todos os produtos químicos que são comercializados.
Além de ser obrigatória, ela é um direito de qualquer pessoa que tem contato com esse tipo de produto.
O governo federal do Brasil determina o seu uso em todo produto químico classificado como perigoso na Norma Regulamentadora 26 (NR-26).
Já a ABNT padroniza a elaboração das informações presentes nessa ficha obrigatória na Norma NBR 14725-4 para possibilitar a segurança química de todos que manuseiam os produtos químicos.
Segundo a ABNT, “as condições adotadas para a proteção do segredo industrial não podem comprometer a saúde e a segurança dos trabalhadores ou consumidores e a proteção do meio ambiente”.
Portanto, toda informação que possa comprometer a saúde do trabalhador e a proteção do meio ambiente deve ser fornecida, mesmo que sua composição seja considerada confidencial.
É uma obrigação e uma responsabilidade do fabricante ou empresa importadora elaborar e disponibilizar todas as informações pertinentes.
Qual a importância da FISPQ para a segurança dos trabalhadores?
Com a obrigatoriedade da FISPQ, o trabalhador tem sua saúde e segurança resguardadas, pois nesta ficha estão presentes as informações técnicas e a composição dos produtos químicos que podem afetar significativamente a saúde de qualquer profissional que estiver manuseando o produto químico.
Ter ciência dos prejuízos do contato com produtos químicos é uma forma de se prevenir dos problemas futuros de saúde, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.
Além disso, a FISPQ foi desenvolvida para estabelecer um ambiente de trabalho diariamente seguro para assegurar a confiança do trabalhador ao manusear qualquer produto químico perigoso, bem como o bom desempenho das funções laborais.
Desse modo, a FISPQ é obrigatória para qualquer produto químico perigoso e deve ser exigida por todos que desejam conhecer os produtos químicos que são utilizados nas misturas e composições químicas do material.
Como utilizar a FISPQ na segurança do trabalho?
Para a Segurança do Trabalho, a FISPQ é obrigatória para determinar os riscos das atividades laborais e os equipamentos de segurança necessários. Com as informações técnicas da ficha, é possível determinar um plano de ação que garante a segurança química das pessoas e do ambiente de trabalho.
Ao utilizar a ficha de segurança, os profissionais têm o conhecimento técnico e as medidas de segurança para manusear, armazenar e transportar o produto químico, assim como têm à disposição as informações de primeiros-socorros em caso de contato físico, vazamento ou derramamento de produtos químicos.
Como desenvolver a FISPQ?
De acordo com a norma da ABNT, a ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos tem 16 seções que devem ser preenchidas, dentre elas, temos as seguintes informações para qualquer produto químico perigoso:
– Identificação do produto
– Identificação da empresa e dados de contato
– Composição das substâncias e misturas químicas que podem ser nocivas
– Medidas em caso de primeiros-socorros
– Medidas em caso de combate a incêndio
– Medidas de controle para derramamento e vazamento
– Formas corretas de manuseio e armazenamento
– Forma correta de transporte
– Informações sobre controle de exposição
– Itens de proteção individual
– Propriedades físicas e químicas
– Informações toxicológicas
– Informações ecológicas
Além de outras determinações importantes, as informações acima são imprescindíveis para o conjunto de normas preventivas da Segurança do Trabalho, porque garantem a vida, a segurança química e a saúde dos trabalhadores de empresas químicas, bem como a saúde da sociedade e a proteção do meio ambiente.
Caso tenha dúvida de como elaborar a FISPQ, entre em contato com a nossa equipe e elucidarmos todas as suas dúvidas. Aproveite para acessar o nosso blog!
Post Anterior: Aprenda os segredos da gastronomia gourmet com a Le Cordon Bleu no curso gratuito da Universidade do Restaurante da Unilever