Guia completo sobre o Google Ads

Guia completo sobre o Google Ads

Se você possui um negócio ou trabalha em alguma área de marketing, provavelmente já ouviu falar sobre o Google Ads. Basicamente, ele permite que você alcance um número maior de pessoas com os anúncios do seu produto ou serviço.

Por isso, criamos esse guia para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o Google Ads, essa ferramenta essencial para ter sucesso com o marketing digital e anúncios online.

O que é o Google Ads?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o Google Ads! Sabe quando você faz uma busca no Google, e os primeiros links aparecem com a indicação “Anúncio(s)”? Isso é um trabalho que resultou do Google Ads!

Ele também está presente quando você está lendo um artigo em um site, e aparece um banner com uma promoção ou um chamativo que te atrai. Ou ainda quando está vendo vídeos no YouTube, e anúncios os interrompe.

Todas essas situações são possíveis de serem feitas através dos vários tipos de campanhas do Google Ads, o gerenciador de anúncios do Google, que te oferece uma ferramenta muito eficiente de publicidade paga, capaz de alavancar as suas vendas no Brasil e no mundo todo!

Por que usar o Google Ads?

Se você ainda não se convenceu que o Ads é uma ferramenta essencial para vendas online, confira os principais motivos pelos quais você deveria anunciar no google!

Resultados imediatos

Primeiramente, você consegue obter resultados de forma imediata! Isso não é mensurado através do retorno financeiro. Mas sim do aumento das impressões, dos cliques e das visitas no seu site.

Desse modo, logo nos primeiros dias, você já pode notar um crescimento expressivo desses indicadores no seu negócio.

Potencial para escalar seu negócio

Outra vantagem do Google Ads são os resultados altamente mensuráveis, que garantem estabilidade. Todos os resultados podem ser tratados e armazenados. Assim, é possível utilizá-los no momento de elaborar as estratégias, e analisar se estão dando certo ou não.

Além disso, você pode ver as palavras-chave que tiveram melhor resultados, os termos e quais converteram mais leads e vendas.

Poder de segmentação

O Google Ads te permite realizar segmentações muito precisas, escolhendo exatamente para quem você quer que os seus anúncios cheguem.

Você pode escolher, por exemplo:

  • A faixa etária;
  • Palavras-chave;
  • Gênero;
  • Renda familiar;
  • Dispositivos;
  • Localização;
  • Público-alvo;
  • Tópicos;
  • E canais.

Controle de investimento

Você ainda pode investir quanto tiver disponível ou quiser, sem a necessidade de ter que pagar um valor fixo toda vez.

No entanto, tenha em mente que o sistema funciona como um leilão, ou seja, os anúncios serão exibidos de acordo com o valor do lance que foi feito. Desse modo, aqueles que possuem lance maior, aparecerão nas melhores posições.

Por isso, é importante balancear o quanto você quer gastar e utilizar para investir na plataforma, e realmente poder obter resultados.

Ótima relação custo-benefício

Como não é exigido um valor absurdo para que você utilize o Google Ads, a ferramenta é uma das melhores opções custo-benefício, quando falamos em tráfego pago.

Assim, você tem a garantia de que os anúncios chegarão às pessoas certas, mas sem ultrapassar o seu orçamento!

Aumento de tráfego e conversão

Outro resultado muito visível é o aumento das visitas no seu site, ou landing page. Pois, ao atingir mais pessoas com o perfil de compra ideal, consequentemente, a sua taxa de conversão também acaba aumentando!

Passo a passo para criar uma conta no Google Ads

Criar a sua conta no Google Ads e começar a utilizar é muito simples e rápido! veja o passo a passo:

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Primeiramente, acesse a página oficial do Google Ads, e clique em “Começar Agora”. Na janela seguinte, você encontrará duas opções. Selecione a primeira opção de “criar uma nova conta no Google Ads”.

Depois de selecionar, você terá que definir qual é a sua principal meta. Basta selecionar, dentre as opções, a que se encaixa melhor nos seus objetivos do momento.

No passo seguinte você precisa informar o nome da empresa, e preencher o próximo campo com o seu site ou a sua landing page.

Após isso, será mostrado como você pode criar o seu primeiro anúncio de teste. Basta seguir os passos! E não se preocupe, pois essa campanha teste pode ser pausada quando você quiser.

Em seguida, quando você for preencher o orçamento diário, clique no valor mínimo que aparecer. Na próxima janela, revise as informações da campanha e clique em “próxima”, onde você terá que preencher as informações para pagamento.

Finalizado esse processo, clique em “explorar sua campanha”, e conecte a sua conta do Google Analytics (esse passo não é necessário, mas recomendamos fazer).

Na página seguinte, veja nas opções da sua campanha no campo “meta da campanha”. Nesse campo, está a situação do seu anúncio.

Em “pendente”, procure a opção “pausar campanha”, para impedir que essa campanha teste entre em veiculação e acabe gerando cobranças.

Então, para finalizar, acesse no canto superior à direita, a opção de configurações e selecione o modo especialista. Esse modo te dará acesso às ferramentas avançadas do Google Ads, permitindo gerenciar as suas campanhas do modo mais assertivo.

Como definir a melhor palavra-chave no Google Ads?

O uso das palavras-chave é o fator crucial para atingir os clientes certos com os seus anúncios. E o Google Ads pode te ajudar com isso também!

Você pode acessar a ferramenta “Planejador de Palavras-chave” clicando na opção “Ferramentas”, no menu superior. Em seguida, clique em “Descobrir novas Palavras-chave”.

A principal dica para escolher essas palavras é pensar como a sua persona. Desse modo, se você fosse realizar uma busca para encontrar o produto ou serviço que você está vendendo, como cliente, quais palavras utilizaria na busca?

Dentro do Planejador, você ainda pode ver as métricas com o volume médio de pesquisa, concorrência e lances para cada uma das palavras.

Como otimizar anúncios no Google Ads?

Por fim, veja algumas dicas de como você pode otimizar os seus anúncios no Google Ads!

Segmente o seu público-alvo

Para ter melhores resultados, segmente muito bem o público que quer atingir, pois isso te permitirá alcançar as pessoas certas, no momento certo.

Para fazer isso, leve em consideração as preferências e os hábitos que mais se assemelham à sua persona.

Observe a jornada de compra

Captar os mínimos detalhes sobre os seus clientes é muito importante para saber como atingi-los! Por isso, sempre procure analisar as suas conversões para tentar entender o motivo de as pessoas desistirem de comprar o seu produto/serviço.

Escolha bem palavras-chave

Como explicamos acima, elas são essenciais para você atingir as pessoas certas e resultados bons. Então, para fazer isso, utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google, e evite correr o risco de usar palavras pouco buscadas e engajadas.

Negative sempre as palavras-chaves irrelevantes

Enfim, uma última dica muito interessante e útil, é negativar palavras-chave que não estão se enquadrando bem na sua campanha. Pois isso evita gastos a mais e cliques de pessoas desinteressadas!