O que é falseio no joelho? Causas, sintomas e como tratar?

O que é falseio no joelho? Causas, sintomas e como tratar?

Se você está se perguntando sobre o que é falseio no joelho, saiba que pode ser chamado também de instabilidade do joelho.

Um dos maiores riscos do joelho instável é a maior chance de queda e lesões, sendo importante determinar a causa subjacente.

Para isso, se você tiver a sensação de que algo saiu do lugar no joelho, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um médico ortopedista para diagnosticar e tratar adequadamente.

No entanto, caso você não entenda muito claramente quais os sintomas de instabilidade do joelho, causas e tratamentos, vamos explicar tudo em detalhes aqui!

O que é falseio no joelho?

Para responder de uma maneira bem simples sobre o que é falseio no joelho, nada mais é do que uma instabilidade da articulação do joelho.

Por isso, na verdade, quando o joelho falseia, é porque há um problema nos ligamentos. Sendo assim, os quais têm o papel de manter o osso do joelho no lugar, além de responsáveis por auxiliar os movimentos dos ossos e músculos.

Dessa forma, quando os ligamentos perdem sua resistência e ocorre uma “frouxidão”, isso gera uma instabilidade e a sensação que o joelho saiu do lugar.

Quais as causas de falseio no joelho?

Agora que você entendeu o significado de o que é falseio no joelho, as principais causas incluem:

Lesão do ligamento cruzado anterior, decorrente de uma torção do joelho;

Ruptura do ligamento cruzado posterior;

Lesão de menisco;

Luxação da patela;

Fraqueza da musculatura da coxa e dos ligamentos.

Portanto, com base nessas causas é que o ortopedista vai propor o tratamento mais apropriado.

Falseio no joelho quais os sintomas?

Primeiramente, o sintoma característico de falseio no joelho é a instabilidade ao caminhar, até mesmo uma sensação de fraqueza.

Pode vir acompanhado ou não de dor e irritação, além de um desequilíbrio ao andar.

Portanto, geralmente, com o tempo, causa um desgaste na cartilagem, podendo desenvolver uma artrose.

Sendo assim, apenas um ortopedista especialista em joelho será capaz de diagnosticar, e além dos exames clínicos, poderá solicitar outros para avaliar o comprometimento dos ligamentos e articulações do joelho.

Como tratar falseio no joelho?

Sabendo o que é falseio no joelho e suas principais causas, o médico vai definir o método de abordagem mais eficaz, de acordo com cada caso.

Além disso, a idade, considera-se as condições clínicas do paciente e o estado da articulação.

Sendo assim, em muitos casos, o tratamento conservador tem ótimos resultados, onde a fisioterapia representa um papel chave, que tem o objetivo de fortalecer as estruturas do joelho.

Portanto, por outro lado, quando há a ruptura de ligamento cruzado, será necessária uma cirurgia no joelho, seja para reparação ou substituição do ligamento.

Dicas para prevenir o falseio no joelho

Existem métodos fáceis que você pode adotar que ajudam a prevenir o falseio no joelho, e separamos aqui alguns deles:

1. Manter o peso sob controle

Não é nenhum segredo que o excesso de peso sobrecarrega as articulações do joelho, além de causar sérios problemas de saúde.

Portanto, se você tem tendência a ganhar peso ou está acima do peso, procure seguir uma dieta equilibrada para tentar manter o peso sob controle.

2. Fortalecimento muscular

Você viu que uma das possíveis causas sobre o que é falseio no joelho é uma fraqueza dos músculos e ligamentos.

Logo, é importante fazer exercícios para fortalecer a musculatura, e se você puder fazer fisioterapia, os resultados serão ainda melhores.

3. Pratique atividades físicas regulares

Pessoas sedentárias e que não têm o hábito de fazer atividades físicas, têm um maior risco de apresentar problemas no joelho.

Por isso, procure praticar exercícios físicos regularmente, mesmo que seja uma caminhada durante 30 minutos por dia.

Agora, caso você opte por uma atividade física que possa sobrecarregar mais o joelho, o melhor é contar com o auxílio de um profissional para te orientar.

4. Acupuntura

Partindo do princípio que a medicina chinesa considera que todas as doenças têm origem no desequilíbrio energético, e no caso de problemas articulares, são decorrentes de um bloqueio da circulação de energia.

E no caso do falseio no joelho, o objetivo da acupuntura é desbloquear esses pontos e evitar o aparecimento de algo crônico, como a artrose.

Considerações finais

Portanto, se você sentir alguns dos sintomas listados acima, a melhor solução é buscar uma clínica de ortopedia para avaliar o quadro, e quanto antes diagnosticar e tratar, poderá evitar problemas crônicos no joelho!

Compartilhar