Entenda aqui o que pode ser boca ressecada

Muitas pessoas pesquisam sobre o que pode ser boca ressecada, pois o problema realmente incomoda bastante. De início, podemos dizer que a boca seca é um distúrbio, causado pela baixa produção de saliva pelas glândulas salivares.

A questão é: o que causa essa situação? Quais as complicações isso pode provocar? É possível tratar? Este post tem como objetivo sanar todas essas dúvidas, de forma clara e objetiva.

Cuidar da saúde bucal é fundamental. Cada vez mais pessoas entendem isso e vão em busca de um dentista em Ceilândia e DF, por exemplo. Mas, os cuidados diários e a busca por informações são, também, essenciais para um sorriso bonito e saudável.

Então, aproveite essa oportunidade e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

O que é a boca ressecada?

A boca ressecada, também chamada de boca seca ou xerostomia, é uma condição na qual as glândulas salivares têm dificuldades para produzir saliva. A produção é baixa, o que prejudica a lubrificação da boca, deixando-o seca.

Todo ser humano precisa da saliva. Além de umedecer e limpar a boca, ela é extremamente importante para a digestão dos alimentos e ajuda a prevenir infecções, pois controla a presença de bactérias e fungos na boca .

Assim, quando não produz saliva suficiente, é normal ter a sensação de desconforto com a boca seca.

O que pode ser boca ressecada?

Se você chegou até aqui é sinal de que está pensando sobre o que pode ser a causa da boca seca, certo? Antes de tudo, é importante dizer que o problema está relacionado a diversos fatores.

A identificação correta da causa é feita por um profissional da saúde, que pode ser um dentista ou médico. Ainda assim, é importante entender o que pode estar provocando essa situação. Confira!

Efeito colateral de medicamentos

Existe uma grande variedade de medicamentos que pode causar a sensação de boca ressecada. Esse é um efeito colateral comum, especialmente de remédios para tratamento de depressão, ansiedade, dor, alergia, obesidade e asma, por exemplo.

Além disso, relaxantes musculares podem provocar o problema. Portanto, é válido observar se o surgimento do problema coincide com a administração dessas drogas.

Efeito adverso de algumas doenças e infecções

A boca seca também pode estar relacionada a outras doenças infecções, como HIV, Alzheimer, diabetes, anemia, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral.

Isso demonstra que é sempre importante procurar ajuda médica sempre que algo anormal é observado. Em muitos casos, a boca ressecada é um sinal de uma doença, que deve ser tratada de forma precoce.

Efeito colateral de tratamentos

Alguns tratamentos médicos podem causar danos às glândulas salivares. Entre eles, podemos citar a quimioterapia e radioterapia. Em geral, a radiação direcionada à cabeça e ao pescoço pode afetar a produção de saliva.

Dano em nervos na região da boca

A boca ressecada pode ser um indício de que algum nervo da região da boca foi afetado. Esse tipo de causa ocorre mais em pacientes que sofreram algum acidente ou passaram por cirurgias na cabeça e pescoço.

Falta de hidratação

A desidratação pode causar boca seca. Nesse caso, o problema tanto está relacionado à baixa ingestão de água, como pode ser uma consequência de outras condições. Afinal, febre, diarreia e até queimaduras podem provocar desidratação.

Estilo de vida

Isso mesmo! O seu estilo de vida pode causar a boca ressecada. Nesse ponto, estamos falando de fumar e beber em excesso (gera desidratação).

Além disso, dormir com a boca aberta é mais um fator a ser observado. O problema pode estar relacionado a deformações na mandíbula ou arcada dentária ou com questões respiratórias. Procure um médico para investigar! 

Quais são os sintomas da boca seca?

Quais são os sintomas da boca seca

E quais os sintomas da boca ressecada? Além, é claro, da sensação que falta saliva na boca, é possível perceber mais alguns sinais:

  • sede frequente;
  • lábios rachados;
  • aftas;
  • sensação seca na garganta;
  • formigamento na boca, principalmente na língua;
  • língua seca e vermelha;
  • dificuldade para mastigar e engolir;
  • rouquidão;
  • dor de garganta;
  • mal hálito.

Quais as complicações da boca ressecada?

Percebeu que você está com boca seca? Nesse caso, é importante entender que tipo de complicação o problema pode gerar?

  • aumento da placa, cárie dentária e doença gengival;
  • aftas;
  • má nutrição em razão da dificuldade de mastigar e engolir.

Como tratar o problema da boca ressecada?

Em geral, o tratamento para a boca ressecada é escolhido conforme a causa principal do problema. Por isso, apenas um profissional da saúde pode dar esse direcionamento de forma segura. 

Podemos resumir o protocolo de tratamento em três grupos:

  • gestão e controle de outras condições médicas;
  • prevenção da cárie dentária e visitas regulares ao dentista;
  • hidratação para garantir um bom fluxo de saliva.

Leia também: Sonhar com dente caindo

Conclusão

Conseguiu entender o que pode ser boca ressecada? Este post respondeu não apenas essa dúvida, como vários pontos relacionados ao problema. Agora que já sabe de tudo isso, não perca mais tempo e comece a adotar boas práticas para uma boa saúde bucal.

Conteúdo anterior deste autor: Melhor impressora para escritório: 5 pontos que devem ser observados na hora da compra

Comentários estão fechados.