Pode deixar o celular carregando a noite toda?

Hoje, eu vou explicar o que acontece se você deixar seu telefone carregando durante a noite toda, um hábito que muitas pessoas sempre tiveram. Isso é algo que sempre foi feito sem pensar muito, mas que pode causar alguma confusão entre aqueles que querem maximizar a vida útil da bateria do dispositivo. Mas então, pode deixar o celular carregando a noite toda?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre se pode deixar o celular carregando a noite toda, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo os perigos de deixar o smartphone conectado na tomada.

Pode deixar o celular carregando a noite toda?

Saiba em primeiro lugar que não perigoso deixar o celular carregando a noite toda. Basicamente, porque os telefones celulares modernos já estão preparados para esses hábitos durante o carregamento. 

Então você pode mexer nas redes sociais tranquilamente sem correr o risco de sustos indesejados com bateria do seu celular.

Você pode ler em algum lugar que pode haver sobrecargas devido à entrada de corrente contínua no dispositivo. Mas esse não é realmente o caso, porque os fabricantes já levaram isso em consideração.

Simplificando muito, você deve saber que todos os smartphones têm um sistema que interrompe a entrada de carga elétrica quando a bateria está totalmente carregada, para que não haja perigo de sobrecargas. 

Simplificando, o telefone detectará que já está 100% carregado e não permitirá mais que a corrente atinja a bateria.

E de onde vem esse mito de que é perigoso deixar na tomada carregando o telefone? Bem, das antigas baterias de níquel-cádmio, de antes dos smartphones, que eram danificadas com cargas prolongadas ao longo do tempo. 

No entanto, isso não acontece com as atuais baterias de íons de lítio ou polímeros de lítio, nem são afetados por qualquer tipo de efeito de memória quando carregam meia vez.

Portanto, não se pode dizer que deixar o telefone carregando à noite é prejudicial. 

Então sim, você pode deixar o celular carregando a noite!

Carregar o telefone dessa maneira pode danificá e prejudicar a vida útil da bateria, mas isso não é porque é ruim carregá-lo à noite. Não estraga a bateria, mas a desgasta um pouco receber carga dessa forma.

Como é melhor carregar seu telefone?

Existem vários estudos que sugerem que manter a bateria entre 20 e 80% da carga é benéfico para sua vida útil, além de deixar o aparelho em estado conservado

Há também outros estudos que afirmam que é ainda melhor mantê-lo entre 40 e 80%, ou mesmo entre 40 e 60%, embora, é claro, isso significaria que dificilmente poderíamos usar o telefone celular, então a regra geral está entre 20 e 80%.

Você pode deixar o celular carregando a noite. Quando a carga do seu telefone aumentar de 80%, você estará forçando e degradando um pouco as células iônicas da bateria, o que significa que sua saúde sofre e a autonomia diminui com o tempo. 

O mesmo acontece quando a bateria cai abaixo de 20%. Não estou falando da bateria do telefone estragando ou algo assim, mas que depois de um ou dois anos, carregando a bateria todos os dias e descarregando-a quase completamente, sua capacidade pode sofrer.

Portanto, se você mantiver a carga do telefone celular entre 20 e 80% quase todos os dias, poderá aumentar a vida útil da bateria a longo prazo. 

Isso pode significar que, após dois anos usando o telefone celular, a bateria continua 100% saudável, enquanto com outros ciclos de carregamento que não são mantidos dentro desses limites pode estar em 85, 90 ou 95%, dependendo de outras coisas. 

Como você pode ver, não é que a bateria dure apenas metade, mas terá um pouco menos de capacidade total.

Claro, de tempos em tempos, é conveniente deixá-lo descarregar completamente e carregá-lo ao máximo, já que dessa forma você estará recalibrando a bateria. 

Mas fazer isso uma vez por mês ou uma vez a cada três meses é suficiente para que seu Android ou iOS sempre tenha uma bateria saudável.

Como cuidar da bateria do seu telefone?

1 – Não é necessário carregar a bateria do telefone completamente na primeira vez

Um dos mitos mais comuns nos últimos anos é a necessidade de carregar o celular pela primeira vez antes de usá-lo. 

Esse mito é tão conhecido quanto o que não pode deixar o celular carregando a noite toda.

Talvez seja possível que quando você ganhou seu primeiro celular, sua mãe ou pai recomendasse que você fizesse isso e isso ficou na sua cabeça. 

E não é que eles estejam errados ou que você tenha uma má ideia, mas é um costume que mantemos de tecnologias antigas de bateria.

Muito antes da chegada dos smartphones, as baterias usavam o Níquel-Cadmio como elementos fundamentais. 

Esses tipos de baterias tinham o que conhecemos como efeito de memória, um efeito que nos forçou a carregar o telefone completamente e descarregá-lo completamente antes de conectá-lo novamente.

Com a bateria dos telefones celulares atuais, feitos de polímeros de lítio, isso não acontece por conta do seu têm um ciclo de vida. Você não precisa carregar seu telefone completamente na primeira vez.

2 – Evite extremos

As baterias de lítio são muito especiais, e não apenas porque não têm efeito de memória. Elas têm suas peculiaridades, e uma das que você deve se lembrar é que elas se dão muito mal com os extremos.

As baterias de lítio sofrem muito quando estão totalmente carregadas, mas também quando seu nível de carga é baixo. 

Como já dito anteriormente, geralmente é aconselhável que o dispositivo esteja em um nível de carga entre 40% e 60%. Contudo, mantê-lo entre 30 e 80% é uma ótima dica para evitar que a bateria se degrade demais.

Essas extremidades não devem ser evitadas apenas para o nível de carga, mas também para temperaturas. A temperatura operacional ideal das baterias está entre 10 e 30 graus. Nem muito frio, nem muito quente.

3 – Não se preocupe com os “ciclos de carregamento”

A durabilidade de uma bateria de lítio geralmente é medida em “ciclos de carregamento“. Um ciclo de carregamento refere-se a uma carga completa de 0 a 100% e, com essa medição, podemos estimar a vida útil da bateria.

A bateria de um telefone celular atual é capaz de conservar 80% da bateria após 300-500 ciclos de carregamento. Isso significa que, se carregarmos o telefone todos os dias no final do dia, a bateria terá uma quinta capacidade a menos.

Os “ciclos de carregamento” não são um pacote indivisível no qual, no momento em que você conecta o cabo, já gastou um, mas pode ser distribuído em várias cargas.

Por exemplo, uma carga de 0 a 100% (prática indesejável) passará um ciclo, mas realizar uma carga de 25 a 75% consumirá apenas meio ciclo, tornando o ciclo com uma segunda carga de 50%. 3 cargas de 33% também são equivalentes a um ciclo e 2 cargas de 25 e 1 de 50 também são equivalentes a um ciclo.

Você não precisa fazer os cálculos do ciclo, apenas saiba como eles funcionam para não se preocupar em fazer pequenas cargas.

4 – Evite carregar rápido e sem fio e evite usar seu telefone enquanto carrega

E assim como não precisamos nos preocupar com ciclos e devemos evitar que o telefone seja totalmente carregado, também é conveniente que evitemos tecnologias de carregamento rápido e sem fio.

O carregamento rápido e sem fio gera mais calor, algo que tem um impacto negativo na vida útil da bateria. Sim, são tecnologias muito convenientes, mas se você quiser maximizar a vida útil do seu telefone, deve ter em mente que nem sempre deve usá-lo e que carregando pode apresentar defeito.

Claro, é melhor usar carregamento rápido do que carregar pouco e ficar sem bateria.

Se levarmos em conta que usar o telefone celular gera calor e carregá-lo também, é natural que não seja muito recomendável usar o telefone celular enquanto o carrega. A combinação de carregamento rápido + uso não é altamente recomendada.

5 – Diga não a carregadores de má qualidade

Um denominador comum em muitas das pessoas que me consultam com problemas de bateria geralmente é o uso de carregadores e não sobre deixar o celular carregando a noite inteira.

Sim, é possível que o carregador que você comprou no bazar por 10 reais fosse muito barato, mas não oferece os níveis de qualidade e segurança que seu smartphone merece.

Também não é necessário gastar muito dinheiro em um carregador. Contudo, o ideal é que você use o carregador original que veio na caixa do seu celular. Dessa forma, não há risco.

Conclusão

Todas essas dicas são ótimas quando se trata de aumentar a vida útil da bateria, mas você não precisa segui-las rigorosamente em todas as ocasiões, é recomendável apenas o cuidado. E melhor ainda, você não precisava ser o David Mackay para entender boa parte dessas dicas.

Lembrando que o carregamento por contato não é a mesma coisa que o wi fi então ainda sim, existem perigos eminentes.

De fato, se você as seguir estritamente, a bateria do seu telefone se degradará menos, mas também estando muito atento para seguir os conselhos, você desfrutará muito menos.

Embora seja verdade que a maioria pode aplicá-las facilmente e torná-las um hábito, pule as regras se necessário. Se você sabe que vai ficar longe de casa o dia todo, carregue 100%. Se você ainda tem pouca bateria e tem que sair, aproveite o carregamento rápido, etc.

Gostou de saber mais sobre se pode deixar o celular carregando a noite toda? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Post Anterior: Baixar snaptube: tudo o que você precisa saber!

 

Comentários estão fechados.