Se você sempre teve o sonho de ser mãe, com certeza se sentiu muito realizada quando esse momento finalmente chegou na sua vida.
No entanto, ainda que tenha sido uma coisa que sempre quis, não há como negar que os sintomas gravídicos não são nada legais.
Diante disso, é normal que você queira saber quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da gravidez.
É claro que os sintomas de gravidez podem variar bastante de acordo com cada mulher, mas ainda assim há aqueles que todas costumam sentir.
Então, fica a dúvida: quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da gravidez? É sobre isso que iremos falar a seguir.
Quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da gravidez?
Quanto a esse respeito, deve-se ter em mente que os sintomas de gravidez irão perdurar até o final da gravidez.
Pode sim acontecer de os sintomas se tornarem mais ou menos intensos, a depender da sua semana gestacional.
Mas, falando de forma geral, os sintomas devem permanecer sim até o último mês. Inclusive, o fato de não ter sintomas pode indicar algo errado com a gravidez.
Em contrapartida, existe as situações em que a mulher passou por um aborto e, portanto, quer saber quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da gravidez.
No caso de o aborto ter sido bem sucedido, as náuseas devem findar rapidamente após usar os medicamentos.
Entretanto, algumas mulheres podem continuar tendo sensibilidade mamária por até 3 semanas após o aborto.
Também não é incomum que a mulher produza leite, mesmo após ter passar pelo aborto. No entanto, isso costuma ser mais frequente nos casos de gravidez superior a 12 semanas.
Além do mais, no caso de aborto, a mulher deve avaliar se o procedimento aconteceu por completo. Do contrário, pode ocorrer de os sintomas perdurarem.
Na grande maioria das vezes, em até no máximo 15 dias o BhCG já deve estar negativo e, por consequência, deve cessar os sintomas.
Quanto tempo demora para passar o enjoo da gravidez?
Um dos sintomas mais típicos da gravidez com certeza são as náuseas e vômitos. Inclusive, costuma até ser um dos indícios para que a mulher comece a achar que está grávida.
A partir desse sintoma, já se começa a querer saber como deve ser a saída da maternidade, qual vai ser o nome do bebê, a decoração etc.
Mas, na grande maioria dos casos, esses sintomas mais típicos da gravidez costumam desaparecer no segundo trimestre.
Os enjoos costumam melhorar a partir da 12° semana, sendo que 90% das grávidas não possuem qualquer grau de náuseas na 18° semana.
Porém, se você quer saber quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da gravidez, os demais podem perdurar até o fim.
Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez?
Isso pode variar de mulher para mulher. Mas, falando de forma geral, os primeiros sintomas costumam surgir a partir da 2° a 3° semana após a fertilização.
No entanto, há mulheres que sequer sentem quaisquer sintomas durante o início do seu período gestacional. Ou seja, não é algo unânime em todas as gravidez.
É por essa razão que os especialistas sempre recomendam fazer os exames de diagnóstico, como o ultrassom e Beta HCG.
Quais são os principais sintomas da gravidez?
Agora que você já sabe quanto tempo demora para desaparecer os sintomas da gravidez, é interessante saber quais sintomas você pode sentir até o final da gestação.
Dentre eles, citamos os seguintes:
Cólica e/ou inchaço abdominal
Devido ao aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino, acaba que a mulher costuma sentir inchaço abdominal.
E como isso acontece durante toda a gravidez, também é um sintoma que ela irá sentir até o final.
Cansaço fácil e/ou sono excessivo
É bem comum que o cansaço aumente durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Mas, como o esforço se torna cada vez maior, também é um dos sintomas que perduram até o fim.
Mesmo porque o metabolismo precisa sempre se adaptar para poder fornecer energia necessária para que o bebê se desenvolva.
Aumento da vontade para urinar
À medida que a gravidez avança, a grávida deve produzir diversos hormônios, como a progesterona.
Mas, quando isso acontece, acaba resultando no relaxamento dos músculos da bexiga e, por consequência, fica mais difícil de esvaziar por completo a urina dentro da bexiga.
É por essa razão que a mulher costuma sentir uma vontade mais frequente de ir ao banheiro para urinar.