7 dicas para melhorar a segurança elétrica em sua casa

7 dicas para melhorar a segurança elétrica em sua casa

Confira quais as 7 dicas para melhorar a segurança elétrica em sua casa, a fim de evitar acidentes e necessidade de manutenções com muita frequência.

Manter as instalações elétricas residenciais em perfeitas condições pode se tornar uma ferramenta de prevenção valiosa. Embora seja importante saber resolver os problemas de funcionamento da instalação elétrica que podem ocorrer em decorrência de desastres naturais (tempestades, inundações ou terremotos) para evitar males piores, também é preciso ter cuidado no dia-a-dia e saber evitar riscos elétricos, como curto-circuito, incêndio e até mesmo danos materiais elétricos, eletrodomésticos e demais itens pessoais.

Para evitar esses incidentes, é fundamental planejar a manutenção das instalações elétricas. Da mesma forma, você deve pensar e revisar cuidadosamente os procedimentos a seguir.

Dicas para melhorar a segurança elétrica em sua casa

Agora apresentamos as sete dicas para melhorar a segurança elétrica em sua casa:

Caixa de distribuição de energia

Antes de iniciar qualquer obra, deve-se dirigir-se ao local onde se encontra a caixa de distribuição de energia elétrica, normalmente denominado “centro de carga”.

Nessas caixas estão as chaves termomagnéticas ou diferenciais que protegem os circuitos da casa. Uma vez que esta caixa esteja localizada, você deve proceder para ” desligar ” esses interruptores, para que nenhuma corrente elétrica possa fluir pelos fios da casa.

Algumas residências não possuem central de carga, nesses casos devemos desligar a chave geral, que geralmente fica na parede em frente à residência.

Evite o uso excessivo de extensões

Não é aconselhável abusar deste recurso, pois é a causa mais comum de curto-circuito por aquecimento. O mesmo se aplica ao uso de multi-conectores, pois podem gerar sobrecarga.

Recomenda-se usar um conector para cada aparelho que deseja deixar ligado. Nesse sentido, deve-se levar em consideração que instalações elétricas temporárias podem causar choques elétricos e incêndios.

banner-site_natal

Respeite a separação dos circuitos de iluminação e saídas especiais

Como as sobrecargas são muito perigosas, os circuitos de iluminação e os circuitos de tomadas especiais nas residências são separados. Não tente conectar, por exemplo, um ar condicionado ao circuito comum da casa. Este deve ter seu próprio circuito devido à maior carga de que necessita.

Desligue a eletricidade sempre que precisar realizar alguma manutenção ou obra

Mesmo quando temos que trocar uma lâmpada, devemos ter cuidado, desligando o plugue do contato para evitar acidentes.

Mantenha os materiais condutores de energia em perfeitas condições

Aparelhos com cabos desencapados, pontas quebradas, plugues danificados ou porta-lâmpadas deteriorados nunca devem ser usados.

Cuidado com a presença de água próxima a aparelhos que utilizam energia elétrica

Esta combinação torna a cozinha e o banheiro áreas perigosas para o uso de aparelhos elétricos. No banheiro, o uso do secador de cabelo é perigoso. Além disso, ficar descalço em áreas críticas, como a cozinha, perto da geladeira ou fornos elétricos ou de microondas, acarreta riscos desnecessários.

Isso é igualmente aplicável ao lidar com extensões ao redor da casa. Você deve calçar os sapatos e secar bem as mãos antes de mexer com aparelhos elétricos. E, claro, não toque em equipamentos elétricos no chuveiro ou durante o banho.

Para evitar o risco de eletrocussão em áreas úmidas das residências, regulamentos em vários países tornaram obrigatório o uso de interruptores de circuito de falha de aterramento.

Desconecte os aparelhos corretamente

Por fim, nunca desconecte equipamentos elétricos (aspiradores, lâmpadas, entre outros) puxando o cabo, pois você corre o risco de se desprender das pontas do cabo e produzir curto-circuito. Primeiro desligue os mesmos para depois remover da tomada, por exemplo.

Aplicando essas dicas, trabalhar em pequenas reparações elétricas tornará a sua instalação mais eficiente e a segurança do lar no que diz respeito ao uso da eletricidade irá manter a família protegida de acidentes.

Caso queira ver outros novos artigos como estes, você pode acessar o jornal noticias do estado