As palavras-chave podem ser exemplificadas como uma ou mais palavras, as quais correspondem ao que um usuário da internet digita no buscador, quando busca informações sobre qualquer assunto.
Apesar de os mecanismos de busca serem os maiores responsáveis pelo uso das chamadas keywords, essas palavras também são muito usadas nas redes sociais.
Para que um site torne-se visível para as pessoas que usam ferramentas como o Google, é necessário fazer uso das palavras-chave. Por isso, esses termos fazem parte das técnicas de SEO, que se constituem de práticas textuais e não textuais para otimizar uma página, de forma que se torne adequada aos critérios de ranqueamento dos mecanismos de busca.
Veja a seguir o que são palavras-chave e quais são os seus principais tipos. Saiba também a importância dessas palavras para os negócios online e como aplicá-las na prática.
O que são palavras-chave?
No que diz respeito a obter informações nos mecanismos de busca, como o Google, as palavras-chave são o instrumento de pesquisa majoritário. Na prática, as palavras-chave são os termos usados pelos usuários, isto é, a forma como escrevem suas dúvidas.
Quando um usuário da ferramenta de busca “escreve sua dúvida” ele o faz por meio de palavras-chave. Um webmaster, por sua vez, utiliza como palavra-chave o termo que estima que as pessoas usam ao buscar as respostas de suas perguntas.
O ato de definir palavras-chave é o mesmo que sinalizar para o Google que um site contém as respostas para as perguntas feitas pelos usuários em uma determinada área.
Quais são os 5 tipos de palavras-chave?
Conhecer os tipos de palavras-chave é essencial para tirar o potencial de cada uma delas em seu site e publicações.
O primeiro tipo é a palavra-chave de cabeçalho, que englobam o núcleo dos termos utilizados pelos usuários. Elas possuem uma ou duas palavras, e um exemplo seria “filmes herói”. Já o segundo tipo é a palavra-chave de cauda longa, a qual possui três termos ou mais, por exemplo: “filmes de herói da Marvel”.
O terceiro tipo de palavras-chave é o de navegação, onde são usados para indicar páginas, sites ou marcas de maneira direta, como “Netshoes”, “Instagram”, entre outros.
O quarto tipo é a palavra-chave de informação. É usada quando alguém digita “como fazer” ou “qual é o melhor”.
Por fim, há o quinto tipo, que é a palavra-chave transacional, específica para a realização de compras online. Um exemplo prático é “comprar televisores online”.
Veja também: Pesquisa de palavras-chave: as 5 melhores ferramentas!
Qual a importância das palavras-chave nos negócios online?
O encaixe perfeito das palavras-chave usadas pelo dono do site e pelo cliente que busca a informação do produto é o segredo para que um site seja descoberto, seja ele de vendas ou um blog.
Os mecanismos de busca têm o uso das palavras-chave como um dos fatores de ranqueamento, o que faz com que um site fique visível nas primeiras posições na página de resultados da busca.
É assim que um cliente descobre a existência de um site, blog ou página de seu interesse. Por esse motivo, o investimento em marketing de conteúdo e SEO é crescente entre as empresas.
Como aplicar na prática o conceito de palavras-chave?
Todo bom texto apresenta uma ideia central, que o define do primeiro ao último parágrafo. Mas, até aí, isso é simplesmente uma técnica de redação. No SEO, a ideia central de um texto deve ser traduzida nas palavras-chave.
Por sua vez, as palavras devem estar presentes ao longo de um texto publicado online, de forma que o definam e sejam detectadas pelo algoritmo dos mecanismos de busca.
O que são palavras-chave negativas e como são utilizadas?
Além de usar palavras-chave que sejam compatíveis com as do usuário da busca, é possível informar ao Google, por exemplo, nas campanhas de anúncios, quais palavras-chaves devem ser excluídas da pesquisa.
Na prática, isso significa diminuir a amplitude das palavras-chave de usuários que não estão dentro do seu público-alvo. Por exemplo, uma empresa de moda esportiva feminina pode colocar as palavras “masculina” e “homem” como palavras-chave negativas, de forma que não sejam ligadas à empresa.
Como identificar as palavras-chave negativas?
A melhor forma de identificar palavras-chave negativas é através de uma boa ferramenta, como o Keyword Planner. Na lista de palavras que aparecerão, o importante é eliminar aquelas que não condizem com o negócio.
Em mais um exemplo, digamos que uma empresa de calçados brasileira deseja usar palavras-chave em seus anúncios. Na lista de palavras levantada pela ferramenta, é possível eliminar “desenhos de sandálias” ou “sandálias importadas”. Isso torna o anúncio mais específico, e portanto as chances de atingir um público certo aumentam.
Como identificar as palavras-chave ideais para seus conteúdos?
As palavras-chave podem ser bem generalizadas, mas é possível empregar técnicas para você encontrar as melhores possíveis.
Persona
Todas as estratégias de marketing de conteúdo envolvem o estudo e criação de uma persona, para que as ações sejam direcionadas às pessoas que tem mais chance de comprar o produto. Dado que as palavras-chave permeiam os conteúdos, a persona deve ser considerada em seu uso também.
Objetivo
As palavras-chave são verdadeiros condutores para as metas de uma empresa. Então, é preciso usá-las com o objetivo certo em mente. Se a ideia por trás de seu uso é informar, então as palavras de informação, tais quais “como”, “por que” e “melhores” devem ser aplicadas. Já para objetivos de vendas, boas palavras são “compra” e “preço”.
Análise da concorrência
O uso de ferramentas como o SEMRush permite que você descubra as palavras-chave usadas em outros sites de seu nicho. Também é possível ver como são feitas as ações de marketing de conteúdo de empresas grandes, mesmo que não sejam uma concorrência direta.
Ferramentas práticas
Ao invés de somente pensar em quais palavras-chave o público usa, o melhor é contar com o auxílio de ferramentas para uma pesquisa avançada, dentre as quais vale destacar:
- Google Keyword Planner
- SEMRush
- Google Trends
- Guest Posts
- Keyword Discovery
- Majestic
- Keyword Spy
Através dessas ferramentas, é possível identificar o nível de tráfego dos sites, como é o caso do SEMRush. O Google Trends é gratuito e o Google Keyword Planner permite uma exportação dos dados para uma planilha, que torna a análise mais fácil.
Termos de busca do público-alvo
É importante se colocar no lugar das pessoas que buscam por informação, o que pode ser difícil quando se é um especialista no assunto. Mas quanto mais próximas dos termos usados pelas pessoas do público-alvo, mais efetivas serão as palavras-chave.
Resolução de problemas e palavras-chave
Na maioria das vezes em que alguém faz uma busca no Google, a resolução de problemas é a intenção por trás de suas palavras-chave. Por isso, é importante orientar as suas palavras para que o público solucione problemas e tire dúvidas.
Palavras-chave no SEO
Visto que o SEO é constituído de técnicas para otimizar as páginas de forma a se tornarem visíveis para o usuário, as técnicas também devem incidir sobre as palavras-chave. Veja a seguir como as palavras-chave podem ser usadas no SEO.
Meta description
A meta description é aquele texto pequeno, de no máximo duas linhas, que é uma descrição do site quando este aparece no Google. Deve ser um texto conciso, com palavra-chave e que desperte o interesse do usuário.
URL
Já a URL corresponde ao endereço que aparece nos resultados de busca. Se você constrói um endereço que é objetivo e bem simples, isso faz uma URL “amigável”, o que aumenta a chance de receber um clique.
SEO Title
Ao fazer uma pesquisa no Google, o título SEO é o texto em destaque, é o título da página para os resultados da busca. É importantíssimo o uso da palavra-chave nesse pequeno texto, que também deve ser impactante e informativo.
Title Tag
Em um artigo ou publicação de blog, o texto deve ser bem construído com tópicos distintos, que remetem à ideia principal do tema. Os títulos dos tópicos e subtópicos, chamados de ‘H’ devem conter a palavra-chave. Isso vale tanto para H1 quanto para os outros.
Palavras-chave na Produção de Conteúdos
O conteúdo deve ser pensado, em primeiro lugar, para informar e trazer valor ao usuário ou leitor de um site, ou blog. Ao longo desse conteúdo as palavras-chave devem ser colocadas, de forma natural. Podem ser usadas nos títulos, na descrição de imagens, subtítulos ou aberturas de tópicos. O importante é deixar o texto orgânico, sem excesso de palavras-chave.
Análise estratégica
Avaliar estrategicamente é o mesmo que estar a par de todas as mudanças realizadas nos buscadores, em especial no Google. A mais recente mudança no algoritmo foi aumentar a capacidade do buscador para medir a intenção por trás do uso das palavras-chave.
Além disso, uma métrica muito importante de se considerar é a quantidade de backlink’s que você consegue para um determinado conteúdo. Quanto mais backlink’s você consegue, mais autoridade a sua página constrói e mais visitantes você recebe.
Palavras-chave para Anúncios Pagos
Em anúncios, cada palavra-chave possui um valor correspondente, o qual reflete o preço máximo cobrado por anúncio. O preço sofre variações, que seguem o nível de procura com uso da palavra e o interesse das empresas em utilizar a palavra específica.
Palavras-chave para Redes Sociais
Os conteúdos publicados nas redes sociais, que são muito usados para divulgar outros conteúdos, não passam pela tradicional indexação do Google. No caso, é preciso fazer uso das hashtags.
O cuidado nas hashtags deve ser de usar as palavras que sejam condizentes com o que assunto abordado em sua rede e com seu público-alvo.
Não adianta apenas usar hashtags de muito volume, sem que haja uma coerência nelas com o universo de sua marca. Ademais, é possível criar hashtags específicas sobre a sua empresa e sobre seus valores.
Hoje em dia, usar palavras-chave é vital para tornar válidas todas as estratégias de marketing de conteúdo e fortalecer um negócio online. Portanto, busque estudar seu público-alvo, criar uma persona, usar as ferramentas adequadas e investir no descobrimento das melhores palavras possíveis.