Abrir uma cafeteria e oferecer diferentes opções de café gourmet, tem sido um dos modelos de negócio mais favoráveis no mercado atual.
Isso porque o investimento necessário para sua abertura é baixo e o consumo da bebida aumenta cada vez mais.
Para se ter uma ideia, 21,2 milhões de sacas de café foram consumidas no Brasil entre 2019 e 2020.
Isso coloca o país na terceira posição do ranking das nações que mais consomem a bebida em todo o mundo.
Com base nisso, a ideia de abrir esse tipo de negócio é uma decisão bastante assertiva, porém, muitas dúvidas surgem nesse momento.
Por esse motivo elaboramos este artigo, onde serão apresentados o passo a passo para colocar esse negócio em prática e mais algumas dicas valiosas para quem vai se aventurar nesse segmento.
Confira!
Passo a passo para abrir uma cafeteria de sucesso
Antes de mais nada, a pessoa que pretende abrir uma cafeteria, precisa conhecer os produtos que irá comercializar, dentre os quais destacam-se o café em grão, café torrado e moído, capuccino e o café gourmet.
Para isso, é imprescindível dar início a esse processo fazendo um curso de barista, pensando também na sua equipe de trabalho, no local e demais fatores, como será explicado a seguir.
1º Passo: Fazer um curso de barista
Ter um bom conhecimento sobre café é fundamental para o empreendedor que deseja abrir uma cafeteria.
De tal forma que terá capacidade de fazer a melhor escolha da sua equipe de colaboradores, como também adquirir os melhores equipamentos e produtos, que irão garantir a qualidade do seu serviço.
No curso de barista, o profissional vai aprender, entre outras coisas, quais os segredos para o preparo de um bom café.
Em outras palavras, não há como abrir um negócio desse ramo sem saber utilizar uma máquina para preparar a bebida.
Caso contrário, o proprietário não terá condições de auxiliar nos horários de maior movimento e nem cobrar dos seus funcionários um bom trabalho.
2° Passo: Elaborar um plano de negócios
Certamente, não existe uma fórmula exclusiva para a abertura de um negócio, porém, como qualquer outro, deve haver um bom planejamento.
Dentre as informações que devem constar no documento, estão:
- Investimento necessário para a abertura;
- Ponto em que será instalada a cafeteria;
- Possíveis reformas;
- Decoração;
- Funcionários;
- Capital de giro;
- Equipamentos, entre outros.
Com todos esses dados em mãos, fica mais fácil analisar a viabilidade do negócio, evitando assim falhas no momento de colocar o projeto em prática.
Segundo especialistas, para colocar uma cafeteria em perfeito funcionamento, o empreendedor deverá investir em média 250 mil reais.
3º Passo: Encontrar o local ideal
Tão importante quanto utilizar o melhor café em grão e fazer o café gourmet mais saboroso, é ter um bom ponto para se instalar.
Em outras palavras, o espaço escolhido deve estar localizado em uma área de grande circulação de pessoas, só assim será possível ter um volume alto de venda de cafés.
4º Passo: criar um ambiente agradável e investir em um bom cardápio
Com certeza, a primeira coisa que você observa antes de entrar em uma cafeteria, é a decoração do ambiente, não é mesmo?
Afinal, nada melhor que tomar um delicioso cafezinho em um lugar aconchegante e confortável.
Para que o cliente fique à vontade e tenha vontade de voltar ao seu empreendimento, é essencial investir em uma iluminação adequada e móveis confortáveis.
Como diferenciais, você pode ainda disponibilizar conexão wifi e um espaço com livros e revistas.
Além de diferentes tipos de cafés, é recomendável inserir no seu cardápio outros produtos, como salgados, brownies, água e se possível até uma opção de almoço.
Nesse caso, a melhor alternativa é focar em um tipo de refeição fácil e saborosa, como uma massa ou um quiche, por exemplo.
Dicas extras para a abertura da sua cafeteria
Escolha bem os fornecedores: para entregar um produto de qualidade, é necessário garantir bons equipamentos e matéria prima confiável.
Por isso, faça uma boa análise dos fornecedores, avaliando seu custo-benefício, como é feito o atendimento e a assistência técnica.
Contratar profissionais qualificados: para o sucesso da cafeteria é primordial ter em sua equipe um barista, garantindo assim domínio técnico e cordialidade para atender seus clientes.
Conclusão
Definitivamente, se você está pensando em abrir uma cafeteria e ainda está com dúvidas do retorno que terá, fique tranquilo! Pois o mercado já provou que este é um negócio bastante promissor.
Portanto, agora você já pode começar a adquirir um fogão, computador, caixa registradora, máquina de café, entre outros equipamentos e colocar a mão na massa.
Vale ressaltar, que o uso de cafés que tenham selo de certificação de qualidade e maquinário de ponta, vão garantir a credibilidade do seu trabalho.
Desse modo, será possível conquistar um público qualificado e fiel, mesmo diante de um mercado tão concorrido.