Vantagens da tinta ecológica: use na sua reforma

Está na hora de começar a pensar sobre as vantagens da tinta ecológica, assim como nos tijolos ecológicos. Está pensando em reformar ou construir a sua casa, mas não sabe como contribuir para o meio ambiente? Esse tipo de material, extremamente econômico e sustentável pode ser a opção certa para deixar seus cômodos ainda mais  bonitos.

Não há Compostos Orgânicos Voláteis em sua composição, fazendo com que não haja qualquer tipo de odor nas tintas.

Além disso, você poderá encontrar diferentes produtos com diferentes composições, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sua saúde.

Vantagens da tinta ecológica: sem riscos à saúde

Assim como foi mencionado anteriormente, a tinta ecológica não traz qualquer malefício à saúde. Quando utilizamos uma tintura convencional nas paredes da casa, é muito comum que sintamos um odor muito forte. Para quem tem problemas relacionados à alergia, esse pode ser um grande desconforto.

As tintas comuns podem ter muitos elementos químicos prejudiciais, como solventes orgânicos como o glicóis, éteres e ésteres.

Todas as substâncias mencionadas acabam vaporizando e, consequentemente, causam mal estar no nosso organismo. Sendo assim, o melhor é evitá-las sempre que for possível para ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, quando falamos de uma tinta natural, sua composição é feita por um solvente à base de água e alguns pigmentos provenientes dos minerais, dos vegetais e de alguns insumos animais. Isso quer dizer que, quando aplicadas nas paredes, não causam qualquer reação negativa ao nosso organismo.

Vantagens da tinta ecológica: sustentabilidade em primeiro lugar

Outra vantagem da tinta ecológica está diretamente ligada com as suas vantagens para a natureza. Por ser inteiramente natural, e dispensar agentes químicos, o meio ambiente poderá ficar muito mais seguro. É importante lembrar, também, que as tintas tradicionais devem ser levadas para locais especiais de coleta, evitando contaminações em massa.

Com as tintas naturais, feitas com insumos orgânicos, você poderá encontrar ótimas opções de decoração para a casa.

Elas não emitem qualquer tipo de gás poluente, muito menos atingem a atmosfera ou a camada de ozônio. Além disso, podem-se ser descartáveis como se fossem lixo orgânico, visto que não possuem impactos.

Dessa maneira, as tintas ecológicas influenciam, de forma positiva, na qualidade do ar, bem como ajudam a reduzir drasticamente os impactos no ambiente. Por isso, investir em produtos verdes é de extrema importância para garantir que cada vez mais pessoas sejam conscientizadas dos problemas contra a natureza.

Vantagens da tinta ecológica: melhor controle da umidade

Uma das maiores vantagens das tintas naturais é que elas são responsáveis por permitir que as paredes possam respirar um pouco. Isso faz com que o controle da umidade do ambiente seja possível e, consequentemente, gere uma maior impermeabilização durante os períodos de chuva, evitando o cheiro de mofo e semelhantes.

Por não ter ingredientes provenientes da indústria em sua composição, você poderá fazer com que a sua parede troque umidade com o resto do ambiente. Isso quer dizer que, em dias úmidos, a tinta natural irá absorver menos umidade. Nos dias secos, ela emitirá umidade para melhorar o clima do cômodo.

Leia também: Hora de reformar: 6 dicas para reduzir gastos

Vantagens da tinta ecológica: ingredientes econômicos

Ao desenvolver os novos produtos, é sempre importante levar em consideração a receita. Sendo assim, as tintas naturais irão usar a matéria-prima mineral, vegetal e animal, favorecendo o meio ambiente. Além disso, esse fator permite diversas combinações entre os pigmentos e os ligantes, oferecendo mais opções.

Quando for comprar a sua tinta natural, saiba que, como solvente, é possível utilizar água para fazer a mistura. No entanto, como ingredientes ligantes, a cola branca, goma de babosa, amido ou caseína poderão ser as melhores opções. De uma maneira geral, os ingredientes utilizados sempre custarão pouco e favorecerão a economia.

Comentários estão fechados.