Como consultar a idoneidade de uma imobiliária em qualquer região

Como consultar a idoneidade de uma imobiliária em qualquer região

Consultar a idoneidade de uma imobiliária garante a você a certeza do melhor. Antes de efetuar qualquer contrato, seja ele de compra ou aluguel, é preciso estar atento às características que designam uma empresa de qualidade.

Além da eficiência na prestação dos seus serviços, mais importante ainda é a sua idoneidade. Ou seja, a forma como a empresa executa as suas funções de atendimento ao cliente.

Trata-se da avaliação da ética de cada empresa que lida com compra e venda de imóveis. Ela passa por uma série de fatores que abrangem as práticas do empreendimento como um todo. Isso vai desde a política de atuação geral da empresa até o comportamento individual de seus corretores perante a algumas situações específicas.

Veja a seguir quais os elementos que você deve priorizar no momento em que for pesquisar sobre uma imobiliária. E saiba porque esse processo deve ser feito com cautela e atenção. Assim, você vai dispor de profissionais qualificados focados em buscar o negócio que ofereça as melhores vantagens.

Faça em entidades e órgãos de fiscalização para consultar a idoneidade de uma imobiliária

Ao analisar uma imobiliária de seu interesse, é possível realizar uma busca aprofundada em ferramentas disponíveis em sites de órgãos de fiscalização e entidades formadas por corretores de imóveis. Dentre essas entidades estão:

banner-site_natal

Secovi (Sindicato Estadual da Área da Habitação);

Creci (Conselho Regional de Corretores de imóveis);

Procon.

Esse é um procedimento fundamental para constatar se existem pendências financeiras. Ou até mesmo registro de irregularidades ou reclamações. No caso do Secovi e do Creci, você deve buscar pela existência do registro profissional dos corretores e da imobiliária em geral.

Já no momento em que você realiza uma busca no Procon, você deve estar atento se existem registros de má prestação de serviços. Observe também o índice de resolução de problemas da imobiliária em questão.

Esses dois aspectos configuram a base para consultar a idoneidade de uma imobiliária. Mas infelizmente não servem sozinhos e devem ser acompanhados de outras práticas que serão apontadas a seguir.

Vale lembrar que, independente da sua localização, você pode pela internet conseguir informações de imobiliárias em Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer outra região no Brasil.

Observe os contratos: um dos aspectos fundamentais para consultar a idoneidade de uma imobiliária

Seja em contratos de compra e venda de imóveis ou contratos de aluguel em geral o contrato é um aspecto fundamental. É importante que os interessados observem com atenção todas as cláusulas dele. Isso prevenirá de informações que podem ser colocadas de uma forma dúbia ou pouco esclarecedora. Mesmo que não exista a intenção de prejudicá-lo, um documento desse tipo mal formulado pode trazer complicações caso algumas diretrizes não estejam bem colocadas.

Veja como a empresa atende aos questionamentos de clientes em redes sociais   

Um elemento que conta a favor ao consultar a idoneidade da imobiliária que você pretende efetuar a negociação é a forma como ela responde às dúvidas e considerações de clientes nas suas redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook. Caso a página não tenha muita movimentação ou não traga as informações solicitadas pelos clientes, é bom redobrar a atenção diante da possibilidade de um atendimento ruim. Além disso, observe se a empresa dispõe de canais exclusivos de contato com o consumidor como o WhatsApp. Isso reforça que ela presta atenção às principais necessidades de seu público.  

Pergunte a outros clientes sobre a qualidade do serviço   

Veja se você conhece outros clientes que efetuaram outros contratos de aluguel ou venda junto à imobiliária? Então peça a eles um feedback de como suas demandas foram atendidas. Apesar de ser uma dica simples, trata-se de um feedback essencial para que você tenha uma noção mais correta de como a empresa atua no mercado.