Se você busca estratégias para aumentar o fluxo de pacientes em seu consultório ou clínica, o marketing digital é sua melhor escolha hoje. Entretanto, quais são as melhores opções para implantar o marketing médico atualmente?
Ter um site na primeira página do Google, de onde partem as pesquisas por profissionais de saúde, é essencial.
Afinal de contas, o tão explorado Instagram é uma ferramenta importante como uma espécie de vitrine para os profissionais de saúde, mas quando se trata de pesquisa o Google reina absoluto.
Ferramentas como o e-mail, Whatsapp, as redes sociais, sites e blogs mudaram a forma como os profissionais de saúde podem se relacionar com seus pacientes.
Então, imagine que um internauta pesquise “Clínica Ortopédica em Goiânia” e ache sua clínica de primeira. Isso impulsionaria o interesse e credibilidade que ele terá no seu trabalho
O marketing digital médico tem o poder de trazer novos clientes para seu consultório ou clínica, além oferecer conteúdos de alta relevância, com respostas importantes a perguntas realizadas constantemente em plataformas de pesquisa como o Google e o Bing.
Oferecer respostas a essas perguntas tornam seu site um autoridade nestas plataformas de pesquisas, e orientam os seus futuros pacientes, o caminho que devem tomar para resolver seus problemas de saúde.
Isso torna, seu consultório ou clínica, uma autoridade no assunto, tanto na internet como na sociedade médica.
Estratégia de site
Ter um site funcional, rápido, com informações sobre suas especialidades atendidas, que transmita confiança aos visitantes, pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual profissional agendar uma consulta.
Em primeiro lugar, com a evolução da tecnologia digital, o site tornou- se uma ferramenta fundamental de busca. Para quem procura respostas às suas dúvidas sobre determinados assuntos da sua saúde, realizar agendamentos de consultas, baixar resultados de exames, buscar respostas instantâneas usando ferramentas como WhatsApp entre outras.
O blog informativo dá a oportunidade de publicar informações que agregam valor para o site.
E isso que leva visitantes em busca de informações, convertendo-os em possíveis novos pacientes.
Por meio de um blog otimizado de forma correta, você pode receber visitas orgânicas (não pagas), de possíveis futuros pacientes, que estão buscando respostas às suas necessidades de saúde em sites.
Em segundo lugar, hoje, indicações de amigo, catálogo de planos de saúde, pode não ser suficiente para preencher a agenda de um profissional de saúde. De maneira a manter um consultório ou clínica com saúde financeira satisfatória.
Doctoralia vale a pena?
Portais de saúde como o Doctoralia são caros e, na opinião da maioria dos profissionais de marketing digital que trabalham no segmento de saúde, foi um tremendo tiro no pé deixar esses portais crescerem.
Um exemplo de que portais como “Doctoralia não vale a pena“, pesquise nos mecanismos de pesquisa como o Google, termos sobre profissionais de saúde (exemplo: ortopedista), e veja os resultados nas primeiras posições orgânicas (não anúncio).
Você vai encontrar o Doctoralia e outros portais que investem em SEO, e não ortopedistas.
Em resumo, o “Doctoralia vale a pena” para quem pagar mais.
Os portais investem pesado em SEO para médicos, com o dinheiro do próprio profissional. Estão sempre bem posicionados nas ferramentas de pesquisa, cobrando muito caro de qualquer profissional da saúde que queira aparecer em seus artigos ou diretórios, nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa.
Custos altos para se manter nas primeiras posições do Google.
É possível reverter isso? A resposta é sim!
Publicidade paga no Google (Ads)
A internet assume papel de protagonista, principalmente quando falamos em investimento em publicidade.
Ela hoje é barata e funcional, sem bem trabalhada, atingindo de forma certeira o seu público alvo.
Antes da revolução digital, a publicidade era pulverizada, atingindo pessoas que não tinham a mínima relação com seu comercial.
Além de não ser muito eficiente era muito caro, como por exemplo anúncios em jornais, rádios e televisão.
Campanhas de anúncios pagos, sejam eles no Facebook Ads ou Google Ads, artigos em blog e até mesmo conteúdo para o site, revolucionam isso e são orientados através dos resultados obtidos a cada estratégia implementada.
Essas campanhas atingem certeiramente o público alvo pretendido.
Uma agência especializada em Marketing Médico ajusta as diretrizes das estratégias de acordo com o que os clientes estão necessitando ou buscando.
Dessa forma, sua empresa estará sempre conquistando novos pacientes, alcançando o perfil de público ideal e construindo um crescimento sustentável.
Entretanto, nas campanhas de pesquisas pagas como o Google Ads, o custo com investimento em uma boa agência especialista no segmento e as despesas com o Google Ads são altas e contínuas.
Aparecer na primeira página do google de forma orgânica e sem custos adicionais.
Como fazer isso? Você já ouviu falar no termo SEO?
SEO como estratégia de Marketing
As estratégias de marketing digital médico são responsáveis por promover os diferenciais dos profissionais de saúde. Elas tem um papel importante tanto na captação de novos pacientes quanto na fidelização dos antigos.
Ou seja, as ferramentas permitem gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção sobre a prestação de um serviço de qualidade.
A internet atualmente é a principal ferramenta utilizada quando um indivíduo deseja buscar informações a respeito de sintomas, doenças, tratamentos e até mesmo profissionais de saúde especializados.
O “SEO para médicos” são técnicas de otimização aplicadas em sites que buscam autoridade e tráfego orgânico, propiciando que eles apareçam na primeira página do Google sem o termo “Anúncio”, que a grande maioria das pessoas sabem como funciona.
Além da autoridade do site médico na primeira página do Google, o custo zero em publicidade, sem taxas para portais de saúde, 365 dias do ano por 24 horas é fantástico.
Vale a pena investir em SEO para Médicos em Goiânia?
Investir em SEO para sites de médicos em Goiânia, ou em qualquer outra região, vale muito a pena. Isso por conta da autoridade em estar na primeira página do Google sem anúncio.
Fora isso, a presença na primeira página das ferramentas de busca 24 horas por dia, 365 dias do ano, sem custo é muito vantajosa.
Então, a resistência em utilizar ferramentas de marketing, e em especial sua versão digital, muitas vezes se dá pela linha tênue entre a ética médica e o impacto social na internet.
Entretanto, quando se considera o marketing médico Goiânia voltado à captação, atendimento e pós-atendimento, torna-se mais evidente a relevância da ferramenta para negócios na área da saúde.
Ou seja, feedbacks para hospitais clínicas e médicos, um perfil na ferramenta Google Meu Negócio, estratégias de engajamento em suas redes sociais e muitas outras ferramentas do marketing podem ser exploradas com esse objetivo.
Investir no trabalho de uma agência especializada é a melhor maneira de aliar as boas práticas de marketing digital médico em Goiânia ao uso eficiente das estratégias existentes, por exemplo.
A gestão integrada de táticas destacas acima, é possível. Além disso o conhecimentos dos profissionais, pode gerar uma maior conquista de ganho de pacientes.
Gestão de redes sociais para médicos vale a pena?
Manter contato com seus pacientes pelas redes sociais é uma ótima maneira de fidelizá-los. Em especial se você disponibilizar informações úteis e relevantes para aqueles que o seguem.
Portanto, a gestão de redes sociais para médicos também oferece benefícios para os pacientes, visto que o profissional fornece conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar, além de uma comunicação mais rápida e eficaz.
Nas redes sociais, assim como em um site, é preciso seguir regras estabelecidas pelo CFM – Conselho Federal de Medicina.
Veja algumas perguntas frequentes mais comuns no Google sobre o assunto:
Porque o médico não pode postar antes e depois?
O Conselho Federal de Medicina estabelece a proibição de publicação das fotos antes e depois pela valorização da conduta ética no exercício da medicina.
Outro motivo para proibir a publicação dessas mídias é evitar a autopromoção e o sensacionalismo do médico (art. 9º), usado como promessa de resultado.
O que o médico pode fazer nas redes sociais?
O Código de Ética Médica é bastante claro ao afirmar que “a medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio”.
Portanto, a divulgação de preços e descontos nas redes sociais do profissional foge das boas práticas.
O que médico não pode postar?
Médicos estão proibidos de distribuir e publicar em sites e canais e redes sociais, fotos tiradas com pacientes no momento de atendimento. Exemplos como em consultas, procedimentos ou cirurgias.
Também não podem divulgar fotos, imagens ou áudios que caracterizem autopromoção, sensacionalismo ou concorrência desleal.
Pode mostrar vídeos ou fotos de cirurgia no Instagram?
Não poste vídeo e foto nas redes sociais. Caso tenha, está sujeito a banimento da conta e do usuário da plataforma.
O Instagram monitora constantemente e deleta fotos que incentivam a venda e uso de produtos de emagrecimento. Além de remédios milagrosos, ou de procedimentos estéticos sem recomendação médica.
A plataforma baniu em 2019, por exemplo, conteúdos deste tipo como o uso de filtros dos Stories do Instagram que simulavam cirurgias plásticas.
Porque médico não pode fazer propaganda?
O CFM desaconselha, ainda, a utilização de fotos no estilo “antes e depois” de pacientes como forma de divulgar técnicas, métodos ou resultados de procedimentos; por entender que esse tipo de material pode atribuir à prática médica características sensacionalistas, promocionais e de cunho inverídico.
Em resumo
Assim, o investimento em Marketing Médico em Goiânia é uma estratégia excelente para quem busca novos pacientes, ter a agenda de atendimentos, procedimentos e cirurgias sempre lotadas.
Em suma, sendo o uso de redes sociais ou um site, o marketing digital em Goiânia é um caminho sem volta.
Ou seja, a vantagem de um site otimizado em SEO é aparecer na primeira página do Google quando pesquisam e encontram as suas especialidades atendidas, sem o termo “Anuncio”, por exemplo.
Bônus
Vídeo complementar sobre “O que NÃO pode fazer no Marketing Médico” do canal Dr. Carlos Eurico no YouTube.