As melhores cidades para trabalhar no Brasil

Encontrar uma boa cidade para morar não é fácil, visto que é necessário levar em consideração diversos fatores importantes, como qualidade de vida da região, saúde, segurança, opções de lazer, acesso a serviços de qualidade, etc. Mas, além disso, muitos ainda estão à procura de boas oportunidades de emprego, visto que a pandemia do COVID-19 afetou a carreira de muitos profissionais e a economia dos municípios. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as melhores cidades para trabalhar no Brasil. 

1. Itajaí, Santa Catarina

Muitos procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de garantir qualidade de vida, segurança e infraestrutura no dia a dia, sendo considerada uma das melhores cidades catarinenses para se viver. Para completar a lista de benefícios, o município ainda possui excelente economia, ocupando o terceiro lugar do estado em geração de empregos formais em 2022. São diversos setores em crescimento, além das atividades econômicas ligadas ao Porto de Itajaí, como turismo, comércio, mercado náutico e construção civil. Inclusive, os diversos lançamentos na Praia Brava confirmam a ascensão do mercado imobiliário, sendo um ótimo local para morar e investir.

2. Maringá, Paraná

Maringá é uma cidade planejada que está sempre na lista das melhores para se morar no Brasil. Afinal, conta com excelente IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), acesso à educação, saúde e segurança pública, além de ser exemplo de sustentabilidade. Em 2021, a cidade teve o maior saldo dos últimos dez anos em geração de empregos com carteira assinada, de acordo com o Ministério da Economia, garantindo o segundo lugar de todo o estado paranaense. 

3. Jundiaí, São Paulo

Jundiaí não poderia ficar de fora de nossa lista, localizada no interior paulista e considerada a oitava maior economia do estado. Ela conta com um parque industrial que abriga mais de 500 empresas, incluindo gigantes como Kraft Foods, Coca-Cola, Ambev e outras mais. Mas, quem pensa que a cidade já está saturada, está enganado. Isso porque, mesmo com a pandemia, Jundiaí continuou gerando emprego e renda para a população e, no ano de 2022, isso não é diferente. Inclusive, é uma das principais metas da Prefeitura. 

4. Vitória, Espírito Santo

A capital do Espírito Santo não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo considerada a melhor cidade da região Sudeste para se viver, principalmente pela qualidade de educação, expectativa de vida e renda dos moradores. Considerada o principal polo econômico do estado, ela tem como base o setor terciário, especialmente em atividades de comércio, administração pública e serviços logísticos. Além disso, atividades portuárias e o turismo estão muito presentes, sendo uma das cidades que mais gerou emprego no país em 2021. 

5. Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia é referência em qualidade de vida, além de contar com belezas naturais de tirar o fôlego. Com diversas opções de lazer, saúde, segurança e educação, Florianópolis se destaca por sua economia bem desenvolvida. O turismo é uma das principais fontes de arrecadação da capital, principalmente pelas praias de Jurerê Internacional, Tradicional, da Daniela, da Joaquina, da Lagoa, etc. Contudo, a cidade ainda possui um amplo parque tecnológico e de inovação, sendo considerada o Vale do Silício da América Latina. 

6. Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte é uma cidade rica em cultura e lazer, abrigando belezas naturais incríveis e envolta pela magnífica Serra do Curral. Isso faz com que tenha ar interiorano, mesmo sendo um grande centro político e econômico do estado mineiro. A capital possui ótima qualidade de vida, além de contar com taxa crescente de empregos, mesmo durante a crise da pandemia do COVID-19. 

7. Recife, Pernambuco

Recife é um dos principais destaques da região Nordeste, com belezas naturais de tirar o fôlego, praias belíssimas e muitas opções de lazer. A economia é baseada, principalmente, no turismo, sendo uma das maiores do Norte e Nordeste, além de ser uma das cidades que mais atrai turistas do país. Inclusive, no ano de 2021, a cidade foi líder na geração de empregos formais, consolidando-se como a capital nordestina que mais gerou emprego nesse período. 

8. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Porto Alegre é uma das melhores capitais do Brasil para se morar, visto que oferece excelente qualidade de vida aos moradores, opções de lazer variadas, segurança, saúde e educação, além de boas oportunidades de emprego. Suas principais atividades econômicas estão ligadas ao turismo de negócios, intensa atividade comercial, além da indústria, que se destaca em ramos como químico e petroquímico, metal mecânico, alimentício, têxtil e moveleiro. 

Considerações finais

Então, agora que você conhece quais são as melhores cidades do Brasil para trabalhar, já pode escolher onde será seu próximo lar. Contudo, é importante avaliar diversos fatores, como segurança, educação, saúde, opções de lazer, incentivo à cultura e qualidade de vida em geral, a fim de garantir uma cidade completa e que atenda suas necessidades e demandas do dia a dia.

Comentários estão fechados.