Melhores decorações para quarto de casal: 6 dicas para te ajudar

Melhores decorações para quarto de casal: 6 dicas para te ajudar

Você está à procura de ideias para deixar o quarto de casal bem decorado? Confira nosso artigo repleto de dicas sobre as melhores decorações para quarto de casal!

A decoração do quarto de casal exige bastante atenção. Seu visual deve ser adequado tanto à finalidade principal do cômodo quanto às preferências e gostos de ambos os parceiros. 

Ou seja, as melhores decorações para quarto de casal serão aquelas capazes de criar um ambiente aconchegante e agradável. Tudo para uma noite de sono reparador ao mesmo tempo em que refletem a personalidade do casal.

Para auxiliar você na tarefa de decorar o cantinho especial dos apaixonados, reunimos 6 dicas de decoração que tornarão seu dormitório em um ambiente bonito e convidativo.

6 dicas com as melhores decorações para quarto de casal 

Antes de renovar o quarto, comprando aquela cama box tão desejada ou aquele guarda-roupa espelhado que você achou lindo, é importante conversar com seu parceiro(a) sobre as mudanças na decoração.

Como explica Hebe Hatton, em artigo para o portal britânico Real Homes, você e seu amado(a) devem participar do processo de planejamento e de escolha da mobília e itens decorativos. 

A dica da especialista em decoração de ambientes é decidir quais elementos são importantes na decoração do quarto para cada um, aproveitar os gostos em comum e saber quando conceder e permitir que o companheiro(a) incorpore itens de sua preferência.

Com isso em mente, confira as formas de incorporar as melhores decorações para quarto de casal a seguir:

Utilize móveis como elementos decorativos

Peça indispensável e o centro das atenções, a cama deve ser encarada como um objeto de decoração também. Afinal, devido ao tamanho e à sua função, nossos olhos logo a buscam assim que entramos no quarto.

Dito isso, capriche na escolha da cama e na decoração dela. Use um jogo de lençóis com cores que harmonizem com os outros elementos do quarto e complete o look com um duvet para proteger a roupa de cama.

O guarda-roupa, peça tão importante para armazenar os pertences do casal, igualmente, serve como destaque decorativo. Os modelos com portas espelhadas, sobretudo, promovem um aspecto moderno, além de criarem a ilusão do ambiente ser mais espaçoso. Mobiliar um ambiente pequeno é ainda mais desafiador, então é preciso saber as técnicas para ganhar espaço.

Complemente o visual com uma cabeceira 

Uma cabeceira estofada ou com cores e/ou estampas interessantes visualmente tem potencial de dar ares de sofisticação e de acabamento ao cômodo.

Em adição, a cabeceira é uma ótima maneira de trazer padrões, texturas e formas à decoração, como indica Hebe Haton. Isso porque, mesmo se você tiver optado por uma cor neutra e pacata para pintar as paredes, a cabeceira pode dar o toque de cor vibrante que falta ao quarto.

Além disso, há modelos de cabeceira para todos os gostos disponíveis no mercado, o que torna a peça uma das melhores decorações para quarto de casal.

Aposte em belas almofadas

Você pode elevar o visual do quarto inteiro com o auxílio de algumas almofadas. Opte por capas coloridas, estampadas e com texturas e tecidos sortidos posicionadas cuidadosamente sobre a cama.

O motivo é o seguinte: as almofadas, sobretudo suas capas, contribuem na criação de camadas na decoração, criando pontos de interesse visual novos. Assim, o quarto não fica com aquela aparência “plana” e sem graça.

Inclusive, essa foi uma das dicas dadas pela design de interiores Kelly Sutton em artigo para HGTV sobre formas de transformar o dormitório em um quarto digno de hotel.

banner-site_natal

Sutton recomenda adicionar, pelo menos, quatro almofadas à cama para acrescentar texturas diferentes ao cômodo.

Uma utilidade e beleza com a mesa de cabeceira

A mesa de cabeceira funciona como um suporte para os pertences mais utilizados, assim como para os itens decorativos prediletos de cada integrante do casal.

Por isso, um par de mesinhas de cabeceira dá a você e ao seu amado(a) uma oportunidade de personalizar o próprio cantinho com enfeites e outros elementos como luminárias de mesa, vasos com plantas, bandejas para guardar bijuterias, etc.

Os objetos podem, inclusive, contrastar com os tons selecionados para predominar no espaço (dê preferência às cores favoráveis ao sono!) a fim de criar pontos de interesse visual.

Crie uma área para leitura

Se houver espaço disponível no cômodo, adicionar um cantinho da leitura ou descanso em uma poltrona é uma ótima pedida.

Em quartos de casal pequenos, duas cadeiras confortáveis (viradas uma de frente para outra) mediadas por uma mesinha de centro (ou qualquer móvel compacto para apoiar xícaras de café, por exemplo) já são o suficiente para criar um espaço secundário no dormitório.

Um banco posicionado ao pé da cama também é uma adição bem-vinda. Isso porque ancora o móvel e fornece um local para sentar e calçar os sapatos confortavelmente.

Não se esqueça dos detalhes

Itens decorativos são as melhores decorações para quarto de casal quando o assunto é conferir personalidade ao cômodo. O segredo está na escolha de quais acessórios embelezarão o dormitório.

Recomendamos que você adicione objetos com um significado especial para o casal, assim como artigos que reflitam a sua individualidade e a do seu companheiro(a).

Vale ressaltar que não é necessário comprar itens luxuosos e caros para obter um resultado bonito.

Um vaso com flores para um toque de cor e aroma natural, uma pilha de livros organizada com cuidado, uma vela aromática, porta-retratos, souvenires e quadros com ilustrações são exemplos de itens decorativos com poder de transformar a aparência do quarto do casal.

Leia também: 6 dicas para reduzir gastos na hora de reformar

Conclusão

O que achou das nossas dicas sobre as melhores decorações para quarto de casal? Compartilhe sua opinião nos comentários!